Assessoria de Imprensa
Sintap/MT
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT), Diany Dias, juntamente com os diretores Maria Fernanda e Vânio Brandalise, deslocaram-se para o estado do Maranhão para participar do 1° Seminário Estadual sobre Defesa Agropecuária (1° SEDAGRO), que acontece nos dias 15 e 16 de junho e reunirá autoridades do setor agrícola de diversos estados brasileiros. O presidente da Associação dos Servidores do Indea (ASSIN-MT), Artur Luciano Venturi, também integra o grupo representante de Mato Grosso no evento.
O seminário, que é realizado pelo Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Estado do Maranhão (Sinfa), conta ainda com a presença de dirigentes dos sindicatos e associações que compõe a União Nacional dos Servidores da Defesa Agropecuária (Unafa) além de servidores da Aged/MA, servidores do MAPA e iniciativa privada.
Com o tema "Maranhão na Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação", objetivo do encontro é discutir estratégias e ações para a manutenção e fortalecimento do status sanitário alcançado pelo Maranhão, que é considerado zona livre de febre aftosa sem vacinação.
Durante o evento, serão realizadas palestras proferidas por autoridades no campo da defesa agropecuária, abordando diversos aspectos relacionados à erradicação da febre aftosa e às medidas de segurança sanitária adotadas no estado. Ao final de cada palestra, um grupo de debatedores irá complementar as informações apresentadas, esclarecendo eventuais dúvidas e aprofundando os temas abordados.
Nesta quinta-feira, os assuntos abordados foram: SUASA: avanços e desafios para a Defesa Agropecuária no Estado do Maranhão e educação sanitária.
A presença dos profissionais do Sintap/MT no evento demonstra a importância que Mato Grosso atribui ao tema da defesa agropecuária e sua disposição em contribuir para o aprimoramento das políticas relacionadas à saúde animal e segurança alimentar.
“O 1° Seminário Estadual sobre Defesa Agropecuária no Maranhão representa uma oportunidade relevante para trocarmos experiências e conhecimentos entre os participantes, visando fortalecer as ações de proteção à saúde animal e garantir a qualidade dos produtos agropecuários do nosso estado”, disse Diany, reforçando que o evento reforça o compromisso dos estados brasileiros em manter e aprimorar as condições sanitárias, promovendo o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário.
REUNIÃO UNAFA
Como parte da programação do seminário, no último dia, os dirigentes do Sintap/MT e de outros Estados que estão no Maranhão irão participar de uma reunião da União Nacional dos Servidores da Defesa Agropecuária (Unafa), que acontece nesta sexta-feira (16.06), na Assembleia Legislativa do Maranhão, onde estão em pauta para serem discutidos assuntos de extrema relevância para os servidores de todo o País.
Acompanhe no link abaixo a transmissão ao vivo do evento: