Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Sindicato aguarda assembleia apoiando paralisados e busca apoio de deputados

18/05/2016
ImagemCapa
Deputados prometeram apresentar proposta de pagamento do RGA nesta quinta às 7h


Dia agitado para os membros do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap) na última terça-feira (17.05). Primeiro os representantes da direção da entidade marcaram presença no movimento de paralisação organizado pelo Fórum Sindical, o qual o Sintap faz parte, em seguida seguiram para o gabinete da deputada estadual Janaína Riva (PSD) e, na parte da tarde estiveram junto com os demais representantes do Fórum em reunião com os deputados do colégio de Líderes a fim de conseguir solução para o impasse do pagamento da Revisão Geral Anual (RGA).

 

No início da manhã apenas a diretoria do Sintap esteve na manifestação de paralisação de 24h marcada pelo Fórum Sindical. A base foi convidada, conforme esclareceu a presidente da entidade, Diany Dias, mas foi lembrada de que as categorias do Intermat e Indea ainda não fizeram sua Assembleia Geral, a ocorrer no próximo dia 25, para definir se vota indicativo de greve por conta do RGA. Ainda assim a diretoria compareceu para dar apoio aos demais membros do Fórum e somar forças na busca de solução.

 

Ainda pela manhã a presidente e o vice do Sintap, Francisco Aurélio Pereira Borges, juntamente com o servidor do Indea, Max Campos, estiveram em reunião com a deputada Janaína. Em pauta a busca por apoio e força na estruturação das unidades do intermat e a volta da identificação da madeira pelo Indea.

 

A deputada prometeu analisar as questões e disse que a celeridade nelas é importante já que podem ajudar o estado a melhorar a arrecadação através da melhor estrutura das unidades e também com a iniciativa do Sintap de apresentar projeto de taxação das comodities bem como voltar a identificar a madeira. Somente com a suspensão da identificação, explicou a presidente, o governo do Estado deixou de arrecadar R$ 20 milhões em 2015, o que não deixaria estar numa situação de penúria alegada para não pagar o RGA.

 

Outro fator lembrado pelo vice é que além de perder recursos financeiros o Estado também perde em termos ambientais quando abre facilita, dessa forma, a comercialização de madeira ilegal já que o produto indicado no documento de transporte pode não condizer com a carga. Diante de todos esses fatos a parlamentar disse que vai empenhar todos os esforços no sentido de conseguir a volta da identificação. “Eu também sou madeireira mas, quem não anda ilegalidade não precisa temer”, ressaltou.

 

RGA e deputados

 

Após a pressão da paralisação os deputados do colégio de Líderes reuniram-se com os representantes do Fórum Sindical e garantiram apresentar uma proposta viável de pagamento aos sindicalistas e ao Governo do Estado a fim de que haja o pagamento de uma forma ou de outra (integral ou parcelado). A previsão de entrega da proposta é às 7h desta quinta-feira (19.05). Segundo o deputado Emanuel Pinheiro, a resposta do Governo deve ocorrer até a próxima segunda-feira (23.05) para que seja cancelada a greve geral marcada pelo Fórum para dia 24 de maio.

 


Autor/Fonte: Adriana Nascimento – Assessoria Sintap

  • Fotos

Deixe seu comentário

*
*
*
Rua 6, Setor Oeste, nº 2
Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557