Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Volume de algodão exportado em outubro por Mato Grosso é recorde

19/11/2014
ImagemCapa
No setor a preocupação é a pressão negativa nos preços que deve continuar.

Em outubro, Mato Grosso registrou o segundo maior volume de pluma exportada na história, foram 87,4 mil toneladas, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que o resultado é reflexo da demanda aquecida no exterior, que nesta época do ano só encontra algodão de boa qualidade em larga escala no Brasil.

A produção dos Estados Unidos, maior exportador do mundo, ainda não está disponível. Com isso, segundo o Imea, as análises anteriores vão ficando evidentes: a demanda existe, mas os preços complicam.

 
O valor pago pelo algodão mato-grossense ficou em US$ 1.816,35/t, a pior média mensal desde julho de 2012. A oferta deve ficar atenta às oportunidades para aproveitar essa demanda e tentar fechar bons negócios, uma vez que a safra dos Estados Unidos chegará logo, com boas expectativas de produção, o que geraria desvalorizando das cotações, dificultando as negociações internacionais. 
 
O Brasil deve diminuir sua produção para 1,6 milhão de toneladas de pluma na safra 2014/2015, devido à queda na área de 6,4%, para 1,05 milhão de hectares, segundo o relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de novembro. 
 
Com essa diminuição de 7,3% na produção em relação à safra passada, o Brasil seguiria a tendência mundial de tentar de diminuir a oferta. De acordo com o Comitê Internacional de Algodão (Icac), a produção mundial na safra 2014/2015 deve ser de 26,2 milhões de toneladas de pluma, 0,4% menor em relação à safra 2013/2014. Se confirmada, seria a terceira safra consecutiva de queda na produção mundial.
 
O Imea indica, no entanto, que mesmo com todos os esforços, a demanda pode ser superada pela oferta pela quinta safra consecutiva, uma vez que as expectativas mostram 24,42 milhões de toneladas consumidas, aumentando em 9% os estoques finais, que serão recordes. O que preocupa o setor, já que enquanto os estoques não forem regulamentados, as pressões negativas nos preços tendem a continuar.
 

Autor/Fonte: Terraviva


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557