Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Ministro atende apelo de CSB, Sintap e Sindojus e adia fim de Carta Sindical

19/11/2015
ImagemCapa
Fim do documento pode enfraquecer a categoria dos oficiais de Justiça


A vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e presidente do Sintap/MT, Diany Dias, em agenda no Distrito Federal, no último dia 18, em Brasília, conseguiu impedir, ainda que temporariamente, que o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rosseto, assinasse documento que permitiria o fim da Carta Sindical (documento que dá direito a uma entidade representar determinada classe) do Sindicato dos Oficiais de Justiça (Sindojus) de Mato Grosso.

 

Diany foi à reunião acompanhada do vice-presidente e diretor-financeiro do referido sindicato, respectivamente, Luiz Arthur de Souza e Jaime Osmar Rodrigo e a diretora da sucursal do Sintap MT, Maria Fernanda Freitas de Almeida. Ela salientou que é preciso dizer não à pulverização e sim à pluralidade dos sindicatos para garantir defesa às respectivas categorias. Nesse caso específico do Sindojus a Carta Sindical ia ser cancelada e a categoria deveria ser representada pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso (Sinjusmat).

 

A vice-presidente da CSB informou a Rosseto que é preciso se atentar aos sindicatos de carreira e não ao de cargos porque os servidores do primeiro ficam e os do segundo passam sem deixar uma continuidade de liderança. Já Souza explicou ao ministro que há necessidade de o Sindojus existir porque o Sinjusmat representa todos os servidores e não a categoria específica dos oficiais de Justiça, que são uma função extra no quadro funcional da Justiça em Mato Grosso. Dessa forma, ao invés de ganhar força, através de uma representatividade forte, a categoria ficaria enfraquecida ao ser inserida num contexto maior.

 

Diante das explanações o ministro suspendeu o ato e prometeu analisar a questão mais a fundo repassando seu parecer sobre o assunto no dia 30 de novembro, em nova reunião em Brasília, com os representantes da CSB e Sindojus a fim de definir solução para o impasse. Diany disse estar otimista em relação ao comprometimento do ministro uma vez que ele deu o contato de seu assessor para que as entidades entrem em contato com o intuito de colaborar com informações necessárias ao processo de análise.

 

Souza avaliou a reunião como positiva e lembrou que é importante manter a Carta Sindical para o Sindojus uma vez que, se Rosseto a cancelar, vai abrir precedente que pode derrubar sete sindicatos com o mesmo fim e que, juntos, compõem uma base de 37 mil oficiais de Justiça sindicalizados em todo o País. “Se ele (Rosseto) derrubar nossa Carta Sindical não haverá alternativa senão recorrermos às vias judiciais”, alertou o vice-presidente.


Autor/Fonte: Adriana Nascimento – Assessoria Sintap


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557