Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Fórum Sindical pede participação nas decisões do Governo

29/01/2015
ImagemCapa
Numa reunião, ontem à tarde na SAD, os membros do Fórum pediram esclarecimentos sobre a reforma administrativa e sobre o MT Prev e MT Saúde

 Os membros do Fórum Sindical tiveram uma reunião com os secretários de Estado de Planejamento, Marco Marrafon, e de Gestão, Júlio Modesto, na tarde de ontem (28), para tratar sobre o Fundo Previdenciário de Mato Grosso (MT Prev) e o Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Estado de Mato Grosso (MT Saúde), além das consignações e diárias. Para a presidente do Sintap-MT, Dianny Dias, o resultado da reunião foi positivo, porque o Governo se mostrou interessado em estudar as reivindicações e informar sobre o encaminhamento das demandas dos servidores.

 
 A reunião teve na pauta um esclarecimento sobre os decretos assinados no dia 2 de janeiro pelo governador Pedro Taques e seus impactos, bem como a MT Prev, o MT Saúde, o calendário de repasse das consignações e o reajuste e unificação dos valores das diárias. Mas, representando mais de 70% dos servidores públicos do Estado, o Fórum Sindical pediu, sobretudo, participação nas decisões referentes aos temas que lhes dizem respeito, como a reforma administrativa.
 
No debate com lideranças do Fórum Sindical, Marco Marrafon explicou que o pacote de medidas implantadas pelo governador tem o objetivo de restabelecer o equilíbrio fiscal do Estado, o que se reflete diretamente no servidor.
 
"Estamos elaborando um mapeamento estratégico do Estado e preparando um novo modelo de orçamento para 2016"
“Foi justamente por respeitar demais os servidores que nós tomamos todas essas medidas, inclusive as consideradas um pouco mais duras. Se não fizéssemos isso, corríamos o risco de prejudicar os servidores, uma vez que poderíamos ter problemas para honrar com os pagamentos de salários”, disse.
 
O secretário também falou sobre a reforma administrativa que está em fase de elaboração e do novo modelo de gestão que já está sendo colocado em prática.
 
“Estamos elaborando um mapeamento estratégico do Estado e preparando um novo modelo de orçamento para 2016 levando em consideração as propostas defendidas pelo governador no plano de governo apresentado durante a campanha eleitoral”, destacou.
 
Segundo Marrafon, a valorização dos servidores é um dos principais compromissos do governo. “O Estado possui servidores muito valorosos, que têm muito a contribuir, por isso a abertura para o diálogo é uma determinação do governador Pedro Taques”, garantiu.
 
Em relação ao MT Prev, Júlio Modesto disse que um novo presidente será nomeado em breve, mas lembrou que os atendimentos permanecem dentro da normalidade.
 
Sobre o MT Saúde, o secretário afirmou que a preocupação do governo é garantir a sustentabilidade do plano e a melhoria dos atendimentos. “Em um primeiro momento precisamos restabelecer os pagamentos atrasados e, posteriormente, garantir que os prestadores de serviço tenham segurança de que receberão em dia. Assim elevaremos a credibilidade do plano”, pontuou.
 
Ao final da reunião, os servidores reivindicaram ainda o aumento no valor das diárias e a elaboração de um calendário para repasse das consignações, demandas para as quais os secretários se comprometeram a dedicar atenção especial.
 
Para a presidente do Sintap,  um bom resultado da reunião  foi que os representantes do governo ficaram de ver a possibilidade deles estarem pagando as consignações até o quinto dia útil. "Sobre a correção das diárias, que é uma outra nossa reivindicação, o pedido do Forum Sindical é que os valores sejam corrigidos e que equiparem os valores, que seja igual para todos e não tenha diferenciação entre nível superior e nível médio. Essa é a maior demanda, porque abrange todo o Estado e todas as categorias, mas dependerá de avaliações dos impactos financeiros", disse Dianny.
 
Gilmar Brunetto, do Sindicato da Empaer e um dos membros do Fórum Sindical, também gostou da reunião com o Governo. Ele, inclusive, agradeceu os gestores pela disponibilidade em ouvi-los."Viemos debater os decretos, que foram colocados. Todo mundo entendeu, da forma como o governo explicou, e se alguma categoria se sentir prejudicada em relação ao decreto, temos a abertura para chegarmos aqui e dialogarmos na busca de um denominador comum. "O que nós queremos é que ninguém seja prejudicado, e também que não haja privilegiados nessas questões todas. O que queremos é prestar um serviço de qualidade para a sociedade, pois ela precisa disso, e o Forum Sindical vai estar contribuindo com o Governo, mantendo o diálogo sempre aberto, para que possamos resolver os problemas. A reforma está sendo colocada, e nós pedimos ao Governo que permita ao Forum Sindical de conhecer a proposta antes que o projeto  seja enviado para a Assembleia Legislativa, para evitar o que aconteceu com o MT Prev".
 
O secretário Júlio Modesto se colocou à disposição para dar continuidade à agenda de reuniões, ouvindo cada um dos sindicatos separadamente. O Fórum Sindical é uma entidade composta por 19 sindicatos e associações, que representam cerca de 90% dos servidores públicos do Estado.
 
 
 
 

Autor/Fonte: Luiz Perlato / Sintap - MT


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557