Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Corrida Duque de Caxias: Homenagem no Dia do Soldado de atleta militar da Equipe Sintap Running

25/08/2015
ImagemCapa
A Equipe Sintap Running comemorou o Dia do Soldado na pista, e após correr com seus compatriotas, um militar atleta do grupo fez homenagem com artigo aos soldados.

Soldado... Patriota guerreiro e escudo em defesa da nação, segue valente como um defensor da Pátria que luta com o coração, e não dá trégua aos inimigos em qualquer canto de um Brasil que já foi Rincão.  E foi em homenagem a estes brasileiros, cobrando apenas 1 kg de alimento não perecível, que o Exército realizou a 1ª Corrida Duque de Caxias, realizada neste domingo (23), com 1.500 inscritos em menos de três dias, o que encerrou as inscrições limitadas. Mas isto não impediu uma multidão de ir pra pista tentar ser páreo aos soldados que já são atletas no cotidiano e não tiveram nenhum problema em concluir os 10 km no sol escaldante que logo cedo anunciava os 40 graus previstos na meteorologia para aquele dia.  


Um aquecimento breve no parque do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada, onde foi fixada a largada e chegada para os participantes, cuja corrida fora organizada pela 13ª Brigada de Infantaria Motorizada. A intenção é que a prova atinja em breve três mil inscritos, e a metade deste total foi optada pela retomada à corrida que já acontecera anos antes, porém, sem uma regularidade anual. De acordo coma organização, desta vez veio pra ficar e acontecer de forma institucional e regular; e este já é um enunciado aos atletas para se prepararem para a 2ª Edição no próximo ano.

 


Datas - Ao falar do porte da corrida, o major Rodrigo Pereira Pinto enfatizou a crise financeira que o país enfrenta, dificultando que empresas doem muito dinheiro para tal, o que limitou em 1.500 o número de inscritos, mas o objetivo é atingir três mil inscrições.  Por outro lado, ao mencionar as datas mais importantes para seu segmento, o militar citou 19 de abril, que comemora o Dia do Exército e 25 de Agosto, o Dia do Soldado. “Posso trabalhar no exército sem ser soldado, ou seja, sendo civil; mas a esta data comemora a essência da nossa profissão, ‘o ser soldado’. E nada mais específico que comemorar com uma corrida que é algo eminentemente militar, pelo preparo e atividade física, o que pra nós é uma glória. A corrida é o principal meio que temos de ter esse preparo físico, pois apesar de ter a caminhada e a natação, o que faz com que cheguemos a um ponto desejado neste sentido é a corro atletismo que, no começo pode até ser um pouco desagradável, mas com o tempo ao se acostumar com a prática, correr torna-se prazeroso e até leve, por isso, estar aqui é uma satisfação”, afirmou.

 


Instituição – O major Rodrigo Pereira Pinto reforça que 25 de Agosto é o dia mais importante do ano para o seu segmento, frisando que a data e inclusive a corrida não comemora a ‘instituição’, mas a ‘profissão’; e para ele é muito representativo usar a comemoração para fazer algo que os soldados gostam de fazer. “A ideia é comemorar o que fazemos e não onde trabalhamos, pois existe servidor civil no exército, e estamos falando especificamente de uma data que homenageia o ‘soldado’. “Somos ambiciosos e, ‘o que a gente faz não é feito para que a gente seja apenas mais um’. Estamos começando agora, mas a nossa intenção é que a corrida Duque de Caxias seja a melhor corrida de Cuiabá, e buscando isto estamos adquirindo experiência, nos adequando às novas normas e regulamentos de Corridas de Rua com a Federação, para que sejamos os melhores em organização, premiação em tudo mais que envolve uma corrida; e se chegarmos em breve a esse estágio estaremos satisfeitos”, vislumbrou.

 

 


Recordista – Paulo Ricardo Souza Dias a cada corrida demonstra maior desempenho físico, e reitera que “parar de tomar cerveja e mais treinamento, persistência e determinação”, tem lhe dado a conquista do 1º lugar.

 


Estreante – Charles Pantoja, 40 anos, é esposo da servidora do INDEA/MT, Fábia Simone; e o administrador de Empresas e Consultor Empresarial na área de Empreendedorismo, além de ser apaixonado pelo atletismo é expert em modelar negócios. Ele conta que sempre foi esportista, até os 28 anos, quando era atleta profissional de musculação e triatlon, e ao se casar, parou por 10 anos, retomando há pouco tempo. E no Indea eles têm uma diretoria de esporte mas não praticam atletismo, e o SINTAP/MT tem e atua, e eu recebi um convite e comecei a treinar, fazer jus e correr com a Equipe Sintap Running com a camisa do sindicato, e espero que seja a primeira de muitas. E o mais legal de ter uma diretoria que se preocupa com esporte é que além do vínculo esportivo, saúde; gente cria vínculo de amizade, e essas pessoas que a gente corre junto, com certeza seremos amigos para o resto da vida, e isso é muito bom. 

 

 


Afedaf – Fábia Simone enfatizou a integração que a iniciativa do SINTAP/MT tem gerado entre os servidores e os familiares dos mesmos.  “Avalio a prioridade do Sintap aos servidores e a iniciativa do sindicato de forma muito positiva, porque traz as pessoas para participar dessa atividade física e favorece a integração, tanto entre os colegas quanto às famílias dos servidores; desta forma passamos a conhecer os familiares do outro. E é interessante que divulgue ainda mais, além das mídias, o ‘corpo a corpo’ da diretoria, para que se incentive outras pessoas a correrem, a exemplo do meu esposo que está praticando, e também começamos a socializar mais com outros servidores”, sugeriu a Agente Fiscal.

 


Militar - Além de homenagear os “soldados” já participando com eles da corrida que leva tema alusivo à profissão, o tenente coronel Sebastião Carlos Rodrigues fez outra uma homenagem que ficará registrada para a posteridade, no artigo abaixo:

 



O SOLDADO BRASILEIRO É SUPERIOR AO TEMPO!

 


“Mais um jargão do cotidiano da caserna castrense que nos remete à inúmeras reflexões. E aí, nossa liberdade é plena nesse ato. Porém, me reservo no alinhavar desse pensamento castrense, não no sentido de ser o soldado superior às intempéries, mas no superar limites jamais antes acreditados por nós. Esse sentimento de que nós podemos. Numa paráfrase à célebre do presidente norte-americano Barack Obama “We can”! Sim, nós podemos!

 

 


Nesse preâmbulo, numa tentativa de sintonizar e alinhavar a data festiva aos integrantes a família SINTAP RUNNING que adotaram as corridas de rua como esporte, hobby e qualidade de vida, parabenizo cada integrante do grupo. Desde os mais assíduos aos menos frequentadores dos encontros dominicais, pois numa trajetória particular superaram algumas barreiras e vêm vencendo outros empecilhos, superando-se a cada dia. O dia do soldado embora traga inúmeras reflexões a nós cidadãos brasileiros, que nos retrocede a um breve escorço histórico e rápido retorno aos dias atuais, possibilitando-nos entender alguns acontecimentos pretéritos, instantes atuais e projeções futuras, sem deixar escapar o sentimento patriótico, imbuídos nos valores éticos, cívicos e morais; E esse sentimento é o sincero externar do soldado, que lança-se aos desafios em defesa da sociedade e da pátria, quer seja no campo da segurança pública ou defesa nacional. Como explicar o sentimento de ser soldado? Dificílimo. O que o leva a correr ao encontro do perigo enquanto qualquer outro cidadão foge às pressas? O que o leva a buscar o zelo do sono de cada um, enquanto perdura noites adentro circunvizinhado por Morfeu? O que o leva a colocar em risco sua própria vida em prol de um cidadão, sem haver mínima segurança que sairá ileso? O que o leva a entregar sua vida a um controle rígido e severo mesmo que o minimize diante de outro cidadão, submetendo-se a inúmeras privações? O que o leva a saltar de paraquedas, escalar montanhas, meter-se na selva e na caatinga, cruzar pantanais, vadear os rios e atravessar os pampas, enfrentar tiroteios, resgatar pessoas, combater incêndios, dar sua própria vida, indo a toda parte que a Pátria lhe ordenar, sem reclamar de nada? São perguntas que não há uma reposta única a explicitar esse sentimento, noutras palavras: Impossível responder. Pois estamos falando de algo gigantesco, que nos remete a reflexão máxima, estamos falando de estado de espírito, e ser soldado é um estado de espírito! É embrenhar-se num mundo que parece ser estranho e esquisito, porém não é! Marchar em ordem unida, prestar continência, cantar os hinos: nacional, à bandeira e da independência. Principiar à iniciação esportiva, em especial ao atletismo. Aprender sobre honra, retidão, respeito, educação e confiança. Aprender que devemos amar nossos pais e preparar o caminho de nossos filhos, que as armas servem para proteção e não gerar violência.

 

 

O que leva um cidadão levantar bem cedinho, sair de sua confortável cama e edredom, lançar-se às ruas ou parques para praticar um esporte solitário? Fazer isso duas, três, quatro vezes na semana e no fim de semana (aos domingos), participar das corridas de rua organizadas e programadas. E depois do “compromisso” retorna às atividades e rotinas de seus familiares? Difícil de explicar também. Há um sentimento que não está cristalino nem em entrelinhas, tem que ser vivido para ser entendido.

 


No dia em que se comemora o Dia do Soldado – 25 de Agosto, parabenizamos todos os soldados brasileiros das instituições militares que se dedicam diariamente em prol de uma causa justa. Parabenizo aos bravos da família SINTAP RUNNING.”

 

 

 

Clique em "Fotos" e veja a Galeria de Mídia da Corrida:


Autor/Fonte: Alexandra Araújo/Sintap-MT

  • Fotos

Deixe seu comentário

*
*
*
Rua 6, Setor Oeste, nº 2
Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557