Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Sintap-MT homenageia Engenheiros Ambientais

30/01/2015
ImagemCapa
31 de janeiro é Dia do Engenheiro Ambiental.

Em 31 de janeiro se comemora o Dia do Engenheiro Ambiental. O Sintap-MT (Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrária, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso) parabeniza os profissionais da área e destaca a importância do engenheiro ambiental.

Segundo a presidente do Sintap, Dianny Dias de Souza, em função da necessidade cada vez maior de redução dos impactos ambientais, o mundo atual e o Brasil, sobretudo, está a cada dia mais dependente da atuação dos engenheiros ambientais. "É um dia muito especial, não só para o Estado de Mato Grosso  e o Brasil, mas o mundo inteiro.

 

"Porque o engenheiro ambiental é um profissional importantíssimo, hoje, principalmente pelas exigências mundiais quanto à sustentabilidade. É graças a esses profissionais que meus netos poderão conhecer um pouco da nossa flora e fauna. Parabéns aos engenheiros ambientais, e que Deus os abençoe muito", exclamou ela.

Para o servidor do Indea-MT e membro do Sintap-MT Cássio Antonio Mesacasa, o empresário que investe na contratação de um engenheiro ambiental está seguro quanto à sustentabilidade do seu negócio, e não só o fazendeiro. "O perfil do engenheiro ambiental atende às necessidades de todas as áreas econômicas, seja ela no meio urbano ou rural, inclusive as indústrias, porque todas elas têm a necessidade de mitigação dos impactos ambientais, além da recuperação daquelas áreas já impactadas", diz ele.

Cássio é engenheiro ambiental e de segurança do trabalho, com MBA em perícia, auditoria e gestão ambiental, e, além disso, é pós-graduado em georreferenciamento. Com autoridade no assunto, ele pontua que o profissional da engenharia ambiental tem um sólido conhecimento nas áreas de solo, água e ar, que são as três matrizes básicas do nosso planeta. "Com este conhecimento, ele atua na mitigação ou minimização dos impactos ambientais, tornando as atividades econômicas sustentáveis", observa o representante do Sintap.

 Segundo Cássio, embora o Sintap seja um sindicato de servidores, um dos órgãos que ele representa, que é o Indea, tem extrema necessidade de ter, em seu quadro de servidores, o engenheiro ambiental. "Afinal, o Indea atua, por exemplo, na fiscalização de agrotóxicos, e até mesmo em casos de determinados focos de doença, com a necessidade de abate de grande quantidade de animais e abertura de valas sanitárias. O engenheiro ambiental é o profissional responsável por essas análises, por elaborar projetos como tratamento de efluentes, tratamento de água e resíduos sólidos, e nos próprios laboratórios, que têm o recebimento de medicamentos apreendidos, esse é o profissional que possui conhecimento específico na área para dar a correta destinação a esses materiais".

 Estima-se que em Mato Grosso existem cerca de 300 engenheiros ambientais, trabalhando em tratamento de água e esgoto, topografia, planejamento ou gestão ambiental e outras atividades afins. Pela demanda do Estado ainda por ser pouco. Por ser um Estado em crescimento e rápido desenvolvimento, Mato Grosso teve até este momento graves impactos ambientais, principalmente no quesito flora. Isso abrange recursos naturais renováveis, recursos hídricos e a questão solo e ar.

 

SAIBA MAIS

 Os Engenheiros(as) Ambientais,  são profissionais que possuem atribuições dadas pelo sistema CONFEA/CREA, com o seguinte amparo legal:

 

- Portaria MEC 1.693/1994 – qual cria o Curso de Engenharia Ambiental.

 

- Artigo 7º da Lei nº 5.194/66 e artigo 2º da Resolução nº 447/2000, podendo solicitar revisão para tomar atribuições da Resolução nº 310/1986, todas do Sistema CREA/ CONFEA.

 

- Referências Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura – MEC, 2010.

 

PERFIL DO EGRESSO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

 

O Bacharel em Engenharia Ambiental atua no planejamento, na gestão ambiental e na tecnologia sanitária e ambiental. Em sua atividade, projeta e acompanha a execução de infraestruturas, instalações operacionais e serviços de: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e urbanização. Avalia e analisa os impactos ambientais de empreendimentos nos ecossistemas naturais e propõe ações de preservação, conservação e recuperação do meio ambiente. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos sócio-ambientais.

 

TEMAS ABORDADOS NA FORMAÇÃO

 

Ecologia e Microbiologia; Meteorologia e Climatologia; Geologia; Pedologia; Cartografia e Fotogrametria; Informática; Geoprocessamento; Mecânica dos Fluidos; Gestão Ambiental; Planejamento Ambiental; Hidrologia; Hidráulica Ambiental e Recursos Hídricos; Poluição Ambiental; Avaliação de Impactos e Riscos Ambientais; Saneamento Ambiental; Saúde Ambiental; Caracterização e Tratamento de Resíduos Sólidos, Líquidos e Gasosos; Irrigação e Drenagem; Economia dos Recursos Hídricos; Direito Ambiental; Ciência dos Materiais; Modelagem Ambiental; Análise e Simulação de Sistemas Ambientais; Matemática; Física; Química; Ética e Meio Ambiente; Ergonomia e Segurança do Trabalho; Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

 

AMBIENTES DE ATUAÇÃO

 

O Engenheiro Ambiental e Sanitarista atua em empresas de tecnologia ambiental; em órgãos públicos e empresas de construção de obras de infraestrutura hidráulica e de saneamento; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

(Fonte: Referências Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura – MEC, 2010)

 

Desta forma, segundo os especialistas, isso se traduz genericamente as seguintes competências:

 

Supervisão, coordenação e orientação técnica; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo da viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; direção de obra e serviços técnicos; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; desempenho de cargo e função técnica; ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica e extensão; elaboração de orçamento; padronização, mensuração e controle de qualidade; execução de obra e serviço técnico; fiscalização de obra e serviço técnico; produção técnica e especializada; condução de trabalho técnico e execução de desenho técnico.

 

De acordo com os analistas, a formação do Engenheiro Ambiental exige sólido conhecimento nas matrizes Solo, Água e Ar, se concentrando genericamente em:

 

- Elaboração, implantação e monitoramento de Planos/Projetos de Gestão Ambiental, consistindo de: Planejamento Ambiental em Áreas Urbanas e Rurais, Licenciamento Ambiental, Monitoramento Ambiental, Avaliação de Impactos Ambientais e Ações Mitigadoras, Gestão de Resíduos Sólidos, Recuperação de Áreas Degradadas, Controle da Poluição Ambiental, Instalações, Equipamentos, Componentes e Dispositivos da Engenharia Ambiental.

 

O Engenheiro Ambiental elabora e executa planos, programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, saneamento básico, tratamento de resíduos sólidos e efluentes, tratamento e qualidade da água, recuperação de áreas contaminadas ou degradadas, desenvolvimento de alternativas de uso dos recursos naturais e prevenção à poluição.Pode ocupar-se ainda, do estudo de varias fontes de energia e da avaliação do potencial energético de uma região, além das áreas da geomensura e topografia.    

                       

A Engenharia Ambiental e um ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais de forma a integrar as matrizes solo, água e ar, nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, com vista a promover o desenvolvimento sustentável.

Os engenheiros ambientais buscam promover o desenvolvimento econômico com baixo impacto ambiental, ou seja, um desenvolvimento que respeita os limites dos recursos naturais. Esse profissional auxilia empresas ou órgãos públicos a adequarem seu funcionamento a Tecnologia e a legislação.

 

Homenagem

 

"ENGENHEIRO AMBIENTAL é mais que uma mera profissão, é uma opção de vida em entender os limites da natureza e promover a sustentabilidade.

 

Ser ENGENHEIRO AMBIENTAL é operar uma Estação de Tratamento de Esgoto preservando os mananciais que nos abastecem;

 

Ser ENGENHEIRO AMBIENTAL e elaborar estudos de impactos ambiental elegendo medidas mitigadoras e potencializadoras, preventivas, compensatórias ou corretivas;

 

Ser ENGENHEIRO AMBIENTAL é implantar o sistema de gestão integrado de forma a garantir a responsabilidade sócio-ambiental das empresas e instituições;

 

Ser ENGENHEIRO AMBIENTAL e licenciar empreendimentos em conformidade com as demandas da sociedade e o bem estar coletivo;

 

Ser ENGENHEIRO AMBIENTAL é participar ativamente dos movimentos ambientalistas, dos termos de ajustamento de conduta e das audiências públicas, contribuindo para a comunicação, educação e sensibilização social;

 

Ser ENGENHEIRO AMBIENTAL e avaliar risco e prevenir o que custa mais para ser remediado;

 

Ser ENGENHEIRO AMBIENTAL é recuperar o que foi destruído e tornar as áreas degradadas em ambientes ecologicamente corretos;

 

Ser ENGENHEIRO AMBIENTAL é medir; modificar e monitorar o ambiente e os empreendimentos, garantindo eficiência das ações e efetividade dos procedimentos adotados;

 

Ser ENGENHEIRO AMBIENTAL é preservar a fauna e a flora e inventariar a natureza, dotando-a de valor econômico como recurso finito;

 

Ser ENGENHEIRO AMBIENTAL é reduzir, reutilizar e reciclar e depois retornar a mãe natureza o que a ela pertence;

 

Ser ENGENHEIRO AMBIENTAL é adotar a produção mais limpa, diminuindo o desperdício, otimizando os processos, desenvolvendo produtos do marketing verde;

 

Ser ENGENHEIRO AMBIENTAL é olhar o planeta azul com o geoprocessamento e entender a Biosfera em seus compartimentos e fragmentações dos ecosssistemas;

 

Ser ENGENHEIRO AMBIENTAL é entusiamar-se com minerais que brotam de nosso subsolo e manter a vida na superfície da Terra;

 

Ser ENGENHEIRO AMBIENTAL é usar toda sua energia para gerar energia limpa, extraindo do sol o brilho para exercer sua profissão; da água as lágrimas de alegria e tristeza que lavarão a alma; do ar o oxigênio que mantém viva nossas células e nossa espécie e por fim, da terra, os nutrientes que estruturam as cadeias alimentares e a perpetuação da vida.

 

Parabéns ENGENHEIRO AMBIENTAL!"

 

Por Antônio Pasqualetto, professor e um dos fundadores do curso de Engenharia Ambiental no Brasil.

 


Autor/Fonte: Luiz Perlato / Sintap - MT


    Comentários

    Francisco disse:

    Parabéns a essa linda profissão

    Felipe Bassani Gazola disse:

    Ótima reportagem É um curso que auxilia o uso da natureza de forma sustentável, cada vez mais tende á aparecer na empresas e industrias. Parabenizo a todos os engenheiro! Vamos nos unir cada vez mais, fortalecer a classe e demostrar o valor da profissão!!!

    Saymonton Rodrigues disse:

    Maravilha, bela homenagem a categoria e aos profissionais da mesma, é ótimo que a sociedade saiba que existe profissionais focado no trabalho em prol a sustentabilidade do planeta. Parabéns Engenheiros Ambientais!

    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557