Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Os “Homens de Fogo” e a Equipe Sintap Running comemoram na pista os 50 anos de Corpo de Bombeiros em MT

22/08/2014
ImagemCapa
O Corpo de Bombeiros aboliu premiações em dinheiro, e no podium da XXIX Corrida Homens de Fogo os vencedores ganharam troféus que lembrarão para sempre a conquista de chegar na frente, com atleta de quase 90 que foi pra pista e mostrou que é "Pé Quente".

Assim como a Geração Saúde da Equipe Sintap Running, é na pista que os “Homens de Fogo” também dão seu exemplo de consciência ambiental no recado contra as queimadas na zona urbana ou rural, seja na rua ou matagal, latifúndio e até no seu quintal. Esta pista foi preparada especialmente para a XXIX Corrida Homens de Fogo, realizada no último domingo (17), em que o Corpo de Bombeiros também comemorou os 50 anos da corporação em Mato Grosso, onde mais de 1000 atletas percorreram com todo gás os 10 quilômetros, também como forma de protesto contra a destruição do meio ambiente e a vida humana. Foram mais de 15 participantes da Equipe Sintap Running que atravessaram a linha de chegada em mais uma corrida, e das quatro premiações sorteadas, só três deles levaram os prêmios, porque desta vez a sorte grande também foi para quem sempre tirou os nomes do sorteio.

 

 



Níver - Ao contrário do que possa parecer, o premiado especial do domingo não foi o diretor de promoção cultural, social e esportiva, Jean Carlo Boaventura, e sim a Ana Beatriz Boaventura, porque o gestor sindical trocou seu nome pelo dela na lista do sorteio, em homenagem ao aniversário da filha que completou cinco anos no mesmo dia da corrida. A troca que seria tão somente um gesto do amor incondicional deste pai à sua pequena, rendeu também uma mochila de viagem para a família, e ainda quebrou o tabu desde a 1ª corrida de que o diretor chega quase sempre na frente e nunca tem sorte na hora do presente, mesmo que sendo premiado com nome diferente, da Ana que com a inocência e os dedinhos traz muita sorte pra toda essa gente. “Hoje é um dia muito especial para mim, e ao mesmo tempo que corro eu trago minha filha pra cá, porque ela estar bem é importante demais pra mim, ainda mais por ela ter operado recentemente de adenóide, e agora a vejo respirando melhor, algo vital para a vida de um ser humano. Estou muito feliz por estar comemorando com ela essa data tão dela, e simultaneamente tão minha e de minha esposa, Vera, porque somos uma família, e para completar essa alegria, além de sua saúde, a sorte de ter sido premiado como já foram os meus colegas pelas mãos da minha pequena, mas desta vez  com sua mãozinha tirando seu próprio nome, que eu preferir colocar no lugar do meu e me deu trouxe sorte”, comentou Jean.

 


Educação - Não é a primeira vez que o convidado e amigo do Sintap, Paulo Ricardo Souza Dias, que faz parte da categoria de Educação do Município, participa de provas com a Equipe Sintap Running. Desta vez ele concluiu a prova com 50min37seg, cerca de três minutos a menos que o campeão Jean Carlo Boaventura. “Essa é minha média a cada 10 km, e estou baixando a cada prova, com a intenção de sempre reduzir mais meu tempo, é claro. Engordei 3kg nas férias, mas quero diminuir meu peso para correr mais e bater recordo em minutos. É uma pena que nosso sindicato não tem esse incentivo,sequer nenhuma iniciativa neste sentido, pois acredito que tudo o que é voltado para a saúde se mostram iniciativas louváveis. Cuiabá está bastante voltada para o esporte, mas isto precisa ser mais divulgado; e o Sintap é como que um ‘grão de areia’ eu faz a diferença em meio à essa multidão de entidades que visam muito mais a academia. Na Equipe Sintap Running um traz sempre outro colega e isto motiva não só a interação como a inclusão social, pois não se vê discriminação entre os participantes, com todos falando a mesma linguagem de saúde. Por isso quem participa uma vez não quer mais parar, ”,  afirmou Paulo.

 

 


PM – “Corrida é qualidade de vida!” Assim pensa o major da Polícia Militar Sebastião Carlos Rodrigues, 40 anos, pois segundo ele, a corrida traz inúmeros benefícios, desde a estética corporal até a resistência à fadiga e algumas doenças, e conseqüentemente melhoria das condições físicas e psíquicas das pessoas. A seu ver, o atletismo atua como estímulo do raciocínio, melhora a memória e outras funções cognitivas, além de ser um importante auxílio do sono, aumentar a auto-estima das pessoas e a autoconfiança; e ainda, protege e estimula a resistência ao nosso coração, aumentando sua capacidade de contração do músculo cardíaco. Enfim, são inúmeros benefícios em âmbito físico, psíquico e social, que a corrida proporciona, resumindo todos eles em ‘qualidade de vida’. E essa busca por qualidade de vida o SINTAP larga na frente, proporcionando aos associados esta oportunidade, o que me faz sentir  privilegiado junto com minha esposa Jéssica Kennia em ser colaborador e integrante dessa grande família SINTAP RUNNING que se reúnem nos dias de corridas de rua na grande Cuiabá ou Várzea Grande em prol de uma grande causa: Mais Qualidade de Vida! A estrutura montada pela organização da equipe SINTAP RUNNING é de vital importância, pois serve de apoio aos corredores. E na data da Corrida Homens de Fogo, em que comemora-se os 50 anos do Corpo de Bombeiros no Estado do Mato Grosso, a equipe SINTAP RUNNING fez bonito prestigiando o evento com mais de 16 (dezesseis) atletas. ‘Isto é saúde!’”, comentou o major.

 


Sonho – Icaro Rocha, de 23 anos, pela primeira vez correu com a camisa do SINTAP/MT, falou da importância de o atleta ter um grupo de amigos na corrida e ter uma tenda para receber o apoio ao final da prova. “Nos primeiros cinco quilômetros eu consegui acompanhar duas pessoas da Equipe Sintap Running; sem falar que ao terminar o percurso poder contar com essa estrutura oferecida pelo sindicato para nos receber, é extremamente importante; por isso já estou inscrito na próxima, a corrida dos advogados, um sonho que vislumbro também para a nossa categoria. Sou graduando em medicina veterinária, e também avalio a importância de unir a categoria, a exemplo da corrida dos advogados; por isso, quem sabe um dia teremos também a corrida dos veterinários. Eu espero”, projetou o jovem.

 

 

Premiações – Além da pequenina Ana Beatriz, que representou seu pai na lista de sorteio e ganhou uma mochila de viagem personalizada da Equipe Sintap Running, e o outro ganhador também de uma mochila, só que para notebook, foi o indeano Ronair Alves de Oliveira; além de Marcus A. F. de Almeida, patrocinador da Equipe através de sua empresa Marccus – Assessoria e Contabilidade, premiado com a Grelha. E  o quarto sortudo que ganhou o aparelho de som foi o indeano William Lima de Rezende.

 


Convite - O diretor de esportes, Jean Carlo Boaventura, já conquistou o 2º lugar da turma do SINTAP/MT, mas a partir da corrida que o indeano Jean Carlo deslanchou para o 1º não quer mais sair do podium como campeão da Equipe Sintap Running; e a cada prova ele vem reduzindo cada vez mais seu tempo, a exemplo da última com percurso de 10 km – Corrida Dante de Oliveira – que cronometrou 50m42s, baixou nesta para 47m37s. Jean justifica seu desempenho com o treinamento, e diz que quando se treina a tendência é sempre melhorar. “Isto, aliado à força de vontade, perspicácia, meta, boa alimentação e ao dormir bem, e naturalmente estes fatores levam o atleta a baixar cada vez mais o seu tempo. Por isso, não deixe de participar sempre das corridas com a Equipe Sintap Running para não perder o ritmo; e a próxima será a 2ª Corrida da Advocacia, no domingo, dia 31, que já terminou as inscrições, mas o Sintap convida os sindicalizados e amigos do sindicato a correrem junto conosco como ‘pipocas’, que não te fazem diferentes no nosso meio enquanto atletas e todos só têm a ganhar em ‘qualidade de vida’, até porque o importante é participar, e na nossa equipe, é também interagir e confraternizar, além de ganhar prêmios muito interessantes. Vem pra pista você também!”, convidou o diretor.

HOMENS DE FOGO

 



O comandante geral do Corpo de Bombeiros, Aderson José Barbosa, está há 21 anos na corporação e observou que a Corrida Homens de Fogo se fez uma prova tradicional no estado de Mato Grosso, pois são quase 30 anos colocando a cada edição o mote de que a prova acontece sempre em 02 de Julho, como marketing de educação ambiental enquanto recado à população,  de alerta à proteção ao meio ambiente, como forma de literalmente clamar às pessoas  que “não coloquem fogo”, reiterou Barbosa.


“É o nosso Jubileu de Ouro”. A frase do comandante Barbosa denota o sentimento de honra em comemorar 50 anos de prestação de serviço à sociedade mato-grossense, e por isso em  2014 o Corpo de Bombeiros mudou a data da corrida para o mês de agosto - sem tirar o propósito de alertar para as queimadas – devido ao caráter especial de comemoração dentro da corporação, cujo dia específico é o dia 19.

 

Só Troféu - Algo inédito na Corrida Homens de Fogo também chamou a atenção por reforçar o sentido de motivação ao esporte a todos, sem exceção, o qual já é caracterizado pelo não pagamento da inscrição, e agora a abolição total de “dinheiro” nas provas realizadas pela corporação, adotando somente troféus nas premiações. A explicação veio do coordenador de comunicação social do Corpo de Bombeiros, coronel Paulo Wolkmer, que há 20 anos participa da organização dessa corrida, já inscrita no calendário da Federação e que sendo aberta para mil participantes, em três dias teve as inscrições encerradas pelo preenchimento total das vagas. “Apesar da participação dos bombeiros não ser obrigatória, só não participa quem está trabalhando no dia, e inclusive oficiais e praças que já aposentaram participam, até mesmo militares  do interior do estado”, enfatizou Wolkmer.

 


Pioneiro - A exemplo da participação de aposentado, um que de vez em quando diz sentir o desejo de correr novamente, mas se atém somente à caminhadas rotineiras, o capitão do Corpo de Bombeiros, que também é árbitro da Confederação Brasileira de Atletismo, Tadeu Dias da Conceição, 59 anos, pioneiro da Corrida Homens de Fogo em Cuiabá, já que participou da 1ª Edição na capital cuiabana, em 1977, realizada no antigo estádio Verdão, como os mesmos 10 km de percurso. “Nesta corrida, além das famosas ‘Sabino’ daqui de Cuiabá, também participou o vencedor da  São Silvestre, o PM João da Mata, de Minas Gerais, em que ele foi campeão da 1ª Edição ‘Homens de Fogo’ e eu fiquei em 2º lugar;  e daí pra frente eu só ganhei em 1º, até aparecer o sargento Airton Miro de Arruda, bombeiro também aposentado.

 


Escolinha - E como “recordar é viver”, Tadeu Dias prosseguiu nas lembranças dos bons tempos de atleta, e fez questão de lembrar também a Escolhinha de Atletismo para adultos militares e crianças da comunidade. Esta é uma iniciativa que Tadeu espera ser retomada pelo Corpo de Bombeiros, pois a Escola de Atletas treinou Valdinei Abílio da Silva, hoje com 42 anos, mas que à época era um adolescente, e chegou à convocação pela Seleção Brasileira de Atletismo, com participação nos Jogos Olímpicos em Atlanta, EUA, em 1996. “Comecei nas corridas de bombeiros desde pequeno e o Tadeu era meu treinador quando eu ainda tinha 12 anos. Fui para São Paulo e lá prossegui com os treinos, chegando a participar também de dois mundiais no Canadá e em Paris, assim como hoje tem muitos atletas que eram da escolinha, por isso ela tem que voltar a funcionar”, sugeriu Valdinei.
 

Clique em "Fotos" e veja a Galeria completa da XXIX Corrida Homens de Fogo do Corpo de Bombeiros:


Autor/Fonte: Alexandra Araújo/Sintap-MT

  • Fotos

Deixe seu comentário

*
*
*
Rua 6, Setor Oeste, nº 2
Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557