Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Pesquisa sobre carga horária de trabalho no governo preocupa servidores do estado

23/07/2014
ImagemCapa
A pesquisa intrigou muitos servidores e as ligações no sindicato denotam maior preocupação quanto ao salário, face a possível redução da jornada de trabalho.

Muitos servidores públicos estaduais têm contatado o SINTAP/MT curiosos quanto ao propósito da pesquisa que a Secretaria Estadual de Administração está realizando através do site da SAD, em relação à jornada de trabalho dos servidores públicos. Apesar de a maioria se referir àqueles lotados no interior do estado, justamente estes são os que nem precisam preencher a pesquisa. A informação veio do coordenador de monitoramente da Superintendência da Secretaria de Administração, Ronaldo Rodrigues Silva, de certa forma já se desculpando pelo fato de não haver nenhuma restrição quanto a isto, já que a enquete está aberta a todos os servidores, bem como explicando que, o governo só pode obter a opinião a respeito, daqueles que vivenciaram tal situação, o que ocorreu somente na capital cuiabana. Além disso, ele esclareceu que até então não existe nenhum projeto ou intenção de se mudar o horário de trabalho no executivo.


“Não há nenhuma política voltada para mudança efetiva da jornada de trabalho; estamos apenas detectando nas pessoas que passaram pela mudança do horário, qual foi a percepção do servidor, para que, caso isto ocorra um dia, já se saiba qual foi sua avaliação sobre tal realidade.” Demonstrando que não existe nenhuma expectativa do governo neste sentido, o  coordenador Ronaldo Silva reiterou que não há previsão para mudança da carga horária.

 


 

 Interior - Ronaldo Silva disse que a pesquisa objetiva saber apenas de quem vivenciou a mudança de horário se esta realidade diária melhorou o cotidiano do servidor e sua qualidade de vida, bem como se a rotina de trabalho teve impacto nessa mudança de horário, para posteriormente avaliar o custo-benefício disto. Portanto, ao se avaliar o resultado não se considerará os servidores do interior do estado e dos órgãos que não sofreram alteração de horário; logo, estes não precisam participar da pesquisa, e inclusive o acesso destes servidores será retirado para que estes não se dêem ao trabalho de responder.  “O pessoal do interior realmente está tendo acesso à pesquisa também, mas é porque não houve tempo de filtrar esse pessoal; e muitos têm ligado para saber se terá alteração, inclusive se isto afetará o salário dos servidores, mas não existe esta perspectiva pra agora. Não tem como considerar porque não vivenciaram a realidade atual de horário diferenciado, a exemplo do impacto no trânsito em Cuiabá em Várzea Grande; então estamos aproveitando o ensejo da situação para saber a opinião dos servidores desta região, e se demorássemos mais para inserir a enquete ficaria muito fora do período da mudança de horário ocorrida”, justificou.

 



Horário Normal  - O coordenador  afirmou que a expectativa dos servidores era de retorno ao horário normal após a conclusão de algumas obras da copa, entretanto, alguns órgãos ainda continuam com a carga horária de 6 horas corridas, ou seja, das 13:00 às 19:00, e disse que não há previsão de retorno  para as 8 horas diárias.  Ele observou que, como não houve a conclusão da obra do VLT – Veículo Leve Sobre Trilho - não se sabe quando todos os órgãos voltarão à normalidade em seus horários, e que tudo depende da decisão do governo, mas até então não há previsão também neste aspecto.

 



Clique em “Arquivos” e veja uma prévia do resultado da pesquisa do site da SAD até 16/07/2014:


Autor/Fonte: Sinpaig-MT / Alexandra Araújo

  • Arquivos
 Nome do Arquivo
 Descrição
 Publicado em
 ACESSOS PESQUISA AO SERVIDOR 2014.xlsx  A SAD enviou parcial de acessos da pesquisa ao servidor público sobre a mudança da carga horária no governo estadual. 23/07/2014

Comentários

Paulo José de Medeiros disse:

Estou sentindo cheiro de mutreta nisso. Primeiro as seis horas para Cuiabá seria até a Copa do Mundo... Agora já estão mudando o discurso. Não acho justo que nós, servidores do interior do Estado trabalhemos duas horas a mais diárias, e recebamos o mesmo salário que o pessoal que trabalha em Cuiabá. Espero que o SINTAP comece a se preocupar com isso, porque se continuar assim, logo logo surgirão várias ações na Justiça, inclusive a minha.

Ule de Alto Araguaia disse:

Os servidores da ULE de Alto Araguaia confiam no SINTAP e esperam uma resposta rápida do governo sobre o horário de expediente... Afinal, os direitos deveriam ser iguais para todos, não? Concordamos com o colega Paulo José de Medeiros, trata-se de uma injustiça trabalharmos 2 horas diárias a mais recebendo os mesmo vencimentos. Até quando os servidores da capital desfrutarão desse privilégio? Dizer que o horário reduzido pode continuar até a finalização da obra do VLT parece mais uma piada. Sabemos muito bem da agilidade com que estas obras vêm sendo executadas.

Deixe seu comentário

*
*
*
Rua 6, Setor Oeste, nº 2
Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557