Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

1ª Etapa da campanha de vacinação encerra hoje

30/06/2015
ImagemCapa
Produtor tem até 10 de julho para fazer a comunicação

Termina hoje (30.06) a primeira etapa de vacinação contra brucelose, que teve início em 1° de janeiro deste ano. A imunização é obrigatória para fêmeas bovinas e bubalinas, de 3 à 8 meses de idade, e deve ser realizada uma única vez. O prazo para a comunicação ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) encerra no dia 10 de julho. O produtor precisa apresentar o atestado de vacinação.

As bezerras deverão receber a marca com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação, no lado esquerdo da cara, exemplo V5. É proibida a vacinação em machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a 8 meses. A aplicação da vacina deve ser feita por médico veterinário ou vacinador sob sua supervisão.

O produtor que deixou de imunizar as fêmeas com idade de vacinação dentro da etapa, só poderá vacinar as bezerras mediante autorização do Indea. A multa é de 2,25 UPF (Unidade Padrão Fiscal) por animal não vacinado dentro do período da campanha. O valor da UPF pode ser consultado na página da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

Além da multa, o produtor fica com seu cadastro suspenso no Indea por um prazo mínimo de 30 dias, sem poder emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) para qualquer finalidade.

O calendário de vacinação da brucelose é divido em duas etapas no ano, sendo a primeira com início em 1º de janeiro com término em 30 de junho, e a segunda etapa de 1º de julho a 31 de dezembro.

Em Mato Grosso, o índice de animais vacinados dentro do período da campanha, tem se mantido acima de 80% desde 2006, e vem aumentando gradativamente a cada etapa.

Em 2014, foi feita a colheita de material de fêmeas acima de 24 meses de idade para um novo estudo sorológico, realizado pelo Laboratório de Apoio a Saúde Animal (Lasa) e pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), em Pedro Leopoldo, Minas Gerais. A análise deve ser concluída no final deste ano, e então, serão apresentados dados atuais da prevalência da brucelose em Mato Grosso.

A doença

A brucelose é uma zoonose, causada pela bactéria Brucella abortus, está disseminada por todo o território nacional. Atinge tanto o gado de corte como o gado de leite, e afeta a população de bovinos e bubalinos. A vacina utilizada é a B19.

A brucelose causa aborto e a contaminação pode ocorrer com o contato direto com fetos abortados e restos placentários. A doença pode causar riscos à saúde humana além de prejuízos econômicos e sociais, em virtude do impacto que produz na produtividade dos rebanhos.


Autor/Fonte: INDEA/MT - Dayanne Santana


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557