Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Atleta da Equipe Sintap Running cai e ainda fica em 1º Lugar na faixa etária

17/06/2015
ImagemCapa
A queda no dia anterior não desanimou Dailza, que persistiu até a linha de chegada da Corrida Night Run e ainda levou o troféu da primeira colocação em sua faixa etária.

Dailza Rodrigues... "Uma babá atleta quase perfeita", e muito consciente, com 57 anos de idade refletindo na face muito vigor e saúde; realidade que veio pela descoberta de que nunca é tarde para impor à sua rotina uma mudança de hábitos necessária para se viver bem, e bem melhor que antes; de “correr literalmente” atrás do prejuízo seja qual tenha sido ele, e neste caso, correndo propriamente dito em busca de uma vida saudável nas pistas, através do atletismo. E a prova de que tudo tende a conspirar sempre a favor de quem opta pelo esporte, que Dailza comemora, pela terceira vez, a medalha de 1º Lugar em sua faixa etária, mesmo após uma queda no dia anterior à corrida, que não a fez desistir de sua meta de participar de todas as provas possíveis que Deus lhe proponha em seu cotidiano.

 



Esta é a terceira medalha de campeã em sua faixa etária, sendo uma na Correndo a Mil e outra numa corrida do Sesc, ambas do ano passado, e a última na Cuiabá Night Run realizada nesse mês (6/6). Apesar desta proeza, a verdade é que Dailza diz que muitas vezes sai de casa até mesmo indisposta, estressada, e na última vitória, na corrida Cuiabá Night Run, realizada na região do Jardim Itália, em 06 de Junho deste ano, ela conta que estava muito triste por não ter feito a inscrição para a prova, o que ela considera ponto crucial como participante em todas as corridas e não deixa de inscrever-se em todas que participa.

 



“Eu estava preparada para a prova noturna de sábado (6), mas caí na manhã de sexta-feira (5) e no dia seguinte pensei que não poderia enfrentar a corrida. Inclusive fui aconselhada por familiares a não ir; mas decidi: Vou assim mesmo, ao menos para a largada, e consegui ir até o final, saindo em primeiro lugar na minha faixa etária. Na terça-feira (9) saiu o resultado no site e então fui receber o troféu. Confesso que cheguei a não acredita que aguentaria correr a corrida inteira devido à queda, mas em meu coração sinto o quanto tenho vontade, força e uma superação incrível quando vou correr, tanto que iniciei pensando em correr as 3 Milhas/5km e acabei correndo 5 Milhas/8km; e na chegada vi que superei tudo o que havia acontecido no dia anterior; e assim, a cada dia me surpreendo comigo mesma, e percebo minha superação”, comentou.

 

 



História – Dailza relembra o início de sua vida de atleta e diz que começou correndo sozinha, a princípio sem nenhum apoio ou interesse de seguir esse caminha de entes da família. Ao conhecer o companheiro Aldo Benedito Monteiro, 50 anos, há mais de dois anos, ela conta que no início Aldo também não se animou a acompanhá-la nas corridas; e por um bom tempo a atleta se queixou de não tê-lo junto nas pistas, ou mesmo para ajudar a carregar sua mochila nas provas. E finalmente aconteceu, assim como Dailza, o “dia de decisão”, em que ele passou a fazer parte deste mundo do esporte, no começo acanhadamente, apenas fazendo companhia auxiliando em cuidar de seus pertences, até decidir entrar na pista e correr lado a lado com sua amada. “Eu estava há cinco anos parado e a conheci, comecei também a participar; e desde então ela me dá muita força, assim como eu para ela para continuar essa batalha juntos”, afirmou Aldo.

 

 



Sintap Running – A Equipe do SINTAP/MT passou a fazer parte de sua vida há pouco mais de um ano, através de um convite do sobrinho, o tenene coronel da PM, Sebastião Carlos, pioneiro do Sintap Running, que não se restringiu a participar sozinho e trouxe consigo sua família. Assim como Carlos, foi fazendo parte dos convidados do sindicato que ela passou a correr com este grupo de amigos; mas sem perder uma corrida se quer, mesmo que a equipe não participe de uma ou outra prova, porque esta foi a nova vida que Dailza escolheu para si, num momento ímpar de decisão por ser atleta, para nunca mais retomar ao comodismo do passado.   

 

 


Convite – Dailza enfatiza seu sobrinho, o tenente coronel da PM, Sebastião Carlos Rodrigues, pioneiro na Equipe Sintap Running, que a inseriu no grupo, e segundo ela, sempre incentivou e elogiou seu esforço. “Através dele entrei nesse grupo maravilhoso e adquiri força para isto, além da companhia de Aldo, meu esposo, que hoje já corre junto comigo e me ajuda bastante, é meu braço direito. E assim tenho mais força para continuar nessa caminhada que não pretendo parar por agora”, avisou.

 

 



Patrocínio – Dailza diz que a iniciativa de participar da Equipe Sintap Running mudou muito sua vida enquanto esportista, já que se sentia muito só antes de ter Aldo ao seu lado nas pistas. Mas ela não deixou de frisar os patrocinadores da equipe, e disse que estes representam mais um incentivo e força a todos os corredores. “É tudo de bom esse grupo; pra mim foi um amparo e senti acolhimento porque estava sozinha, não tinha com quem conversar, e desta forma não temos muito incentivo. Quando vejo alguém que vem duas a três vezes e já não vem mais, sempre comento com meu esposo, porque desde que iniciei nesse grupo sempre fiz questão de persistir nele. Não sei como é para outras pessoas, mas o grupo faz parte da vida do atleta, e por isso, se não for patrocinado não há como ter esse suporte e estrutura, principalmente o uniforme que precisa ser renovado sempre, e tantas outras coisas que envolvem o apoio aos atletas”, relatou.

 

 


“Cada corrida é diferente; cada prova é uma vitória; e pra mim na idade que tenho hoje, além de nunca ter tido apoio de minha família, e apesar de ter filhos com boa idade para seguir esse exemplo, ninguém nunca se interessou nem me copiou neste sentido, a não ser o Aldo. E correr pra mim é um hobby, e ficaria muito triste se chegasse o dia em que eu tivesse algum  obstáculo e não pudesse mais participar, mas como já disse, não pretendo parar por agora ”, reforçou.

 

 

 

Sobrinho – O tenente coronel da PM, Sebastião Carlos Rodrigues da Silva, pela Tia Dailza carinhosamente tratado como “Tiãozinho”, não deixaria de prestar sua homenagem à tia querida, a qual ele também não esqueceu logo que entrou na Equipe Sintap Running, uma vez que ela foi o motivo de sua família adentrar ao atletismo. “Tia Dailza, na verdade foi uma das inspirações minha e de minha esposa de mergulharmos nesse mundo fantástico e fascinante das corridas. Sabíamos que Ela já participava das corridas há algum tempo e resolvemos arriscar. Mais tarde a convidei para integrarmos a Equipe Sintap Running (ano passado), quando nos encontramos numa das corridas de rua ocorridas em Cuiabá. O diretor de esportes do SINTAP/MT aprovou a participação dela nos nossos encontros dominicais, e ela passou a integrar a família Sintap Running. Vejo nela um exemplo de que nunca é tarde para buscarmos algo que nos realiza como pessoa, como ser humano. E saber fazer as escolhas certas é uma dádiva. Escolher o que há de melhor para nós, que nos realiza como pessoa e que nos qualifica como ‘cidadão vida saudável’ é abrir mão de alguns prazeres como ingerir alimento sem controle e abster-se de atividade físicas diárias, e imergir no mundo das limitações e recusas de falsos prazeres, a exemplo de corroborar o sedentarismo e caminhar ao comodismo a largos passos, mesmo que esteja na contramão dos benefícios das atividades físicas. Tia Dailza, quase sexagenária, demonstra que essa mudança comportamental e a busca por qualidade de vida é possível, mesmo para quem já tem idade ‘jovial’, mas que por suas atitudes a torna realmente jovem na alma. E as corridas de rua são momentos de descontração e brincadeiras para ela que faz questão de participar de todas as provas (possíveis) ao longo do ano, mesmo que em algumas a Equipe Sintap Running não esteja participando, ela está lá firme e forte para curtir seu hobby. Só tenho que parabenizá-la pelas conquistas pessoais, ganhos saudáveis e pelos podiuns que já vem colecionando. É uma inspiração! Parabéns Tia Dailza!”, comentou o sobrinho.

 

 



Diretoria – O diretor de esportes, Jean Carlo Boaventura, Dona Dailza, ressalta a força de vontade e garra de Dona Dailza, face à sua idade e a determinação que ela demonstra enquanto atleta. “Pela idade que tem a dona Dailza, temos mais é que levá-la como exemplo; e mais um ponto interessante, o seu companheiro, que sempre está com ela; eles correm sempre juntos, e pra gente são exemplos de grande valia. Fico feliz pela colocação que ela teve na corrida Night Run, e muito mais pela participação dela e do Aldo na Equipe Sintap Running. Tudo isso, graças à sensibilidade e atitude do coronel Carlos, que a convidou na primeira prova do ano passado, a Corrida de Reis de 2014, e ao vir para o grupo ela se faz presente sempre junto conosco”, finalizou Jean.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Autor/Fonte: Alexandra Araújo/Sintap-MT


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557