Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

SINTAP/MT realiza Assembleia Geral para tratar da Reestruturação das Carreiras

18/05/2015
ImagemCapa
No mesmo dia, duas Assembleias com perfis tão diferentes, contudo, ambos são relevantes e de extrema importância aos sindicalizados.

Incógnitas... E nessa Assembleia são duas: Ao passo que a Assembleia Geral para Prestação de Contas de 2014 realizada na quinta-feira (7) foi marcada pela ausência de sindicalizados da capital cuiabana, com 45 presentes e muito mais vindos do interior do estado, a Assembleia seguinte, que aconteceu na tarde do mesmo dia, e tratou da Reestruturação das Carreiras, ultrapassou 120 participantes. A presidente Diany Dias e toda a diretoria sindical se mostrou muito satisfeita com a relevante participação, mesmo não compreendo a situação contrária pela manhã, uma vez que o tema tratado tem a mesma relevância e importância aos sindicalizados que sustentam a entidade sindical. A outra incógnita do evento já pode ser desvendada, uma vez que o governador Pedro Taques cumpriu as Leis de Carreira do INDEA/MT e INTERMAT, concedendo as reposições salariais já acordadas com o governo anterior. Tata-se do Indicativo de Greve.

 



A Assembleia Geral tinha sim o propósito de discutir diversas demandas dos segmentos que o SINTAP/MT representa; contudo, tão grande quanto os anseios das categorias por uma nova estrutura e melhorias em geral no Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso, era a expectativa quanto ao cumprimento das Leis de Carreira 10.041/2014 do INDEA/MT e 10.042/2014 do INTERMAT. Ou seja, a concessão dos percentuais já acordados com o governo anterior, os quais foram divididos de 2014 e 2017. Por isso decidiu-se realizar a Assembleia Geral, marcada bem antes, entendendo que na referida data já haveria uma definição sobre o percentual de direito das categorias. Não tendo definido, o evento aconteceu da mesma forma, e a Base do Sintap continuou no aguardo da resposta do governo a respeito.

 



Quanto às demandas “quase sempre iguais porque ao longo dos anos,pouco se muda e melhora” do Sistema, estas não serão destrinchadas nesse material, uma vez que o foram ao longo dos meses passados na nova gestão do executivo estadual, que o SINTAP/MT vem se reunindo com frequência com gestores governamentais de pastas diversas do novo governo. A exemplo, a presidente do Intermat, Luciane Bezerra; o presidente do INDEA/MT, Guilherme Nolasco e demais gestores do Instituto de Defesa Agropecuária; secretário da SEAF/MT, Suelme Evangelista; secretário de Gestão, Júlio Cezar Modesto; Chefe da Casa Civil, Paulo Taques e outros gestores da pasta; etc.

 


É fato que as categorias do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso, ao menos em sua maioria,  se mostraram satisfeitas com os percentuais garantidos em folha salarial no mês de maio deste ano. Por outro lado, a decisão de pagar apenas 50% do INPC, cujo índice inflacionário já deixou o Fórum Sindical em questionamento e debates constantes e incisivos desde a última reunião com o governador Pedro Taques, em 15 de maio, a portas fechadas para toda a imprensa.

 



A esperança de possíveis mudanças favoráveis às categorias do serviço público em geral, é a reunião marcada com o secretário estadual de gestão, da SEGES/MT, Júlio Cezar Modesto, em que os representantes sindicais pretendem, após diversos debates desde a última sexta-feira (8), fazer uma contraproposta em resposta à proposta do governador de pagar apenas a metade do INPC, 3,11% em maio, e o restante possivelmente “a perder de vista”, conforme a arrecadação do governo.

 



SINTAP-MT – ““Mais uma estamos aqui reiterando tudo sobre o Plano de Carreiras do nosso Sistema que fizeram leis importantíssimas para nossos segmentos, resultantes da nossa união e persistência, que nos levou ao patamar que atualmente se encontra. Porém, os servidores precisam entender que somos imbatíveis no estado, quando unidos em prol de um objetivo único e exclusivo, o que trata sobre nossas carreiras de Defesa Agropecuária e Fundiária, buscando sempre o diálogo, a compreensão e vivendo intensa  dedicação, sem nunca desistir na busca de resultados. É por isso que, quando fazemos algum referência  às nossas ações, sempre falamos “O Sintap fez, faz e vai fazer ... Porque, quando dizemos ‘Sintap’ estamos tratando de todos nós, não apenas dessa diretoria sindical, mas de dos sindicalizados nos quatro cantos de Mato Grosso. E hoje é muito gratificante vermos que uma etapa desse esforço está sendo concluída e demonstrada no holerite de cada servidor, e que isto proporciona bem estar e melhorias  à este e sua família. Por outro lado, me entristeço muito em ver que poucos servidores comparecem à Prestação de Contas do sindicato, pois gostaria que os sindicalizados buscassem saber onde seu dinheiro foi empregado e os resultados alcançados. Contudo, percebemos que isto não tem importância; e a meu ver, todas as Assembleias são fundamentais para a realização de nossas conquistas, pois tratamos não só da entidade, mas de nossa carreira, da sobrevivência do Sintap; e por isso buscamos queos sindicalizados estejam presentes. Deixamos nosso apelo, que todos venham participar quando convocados à estes eventos pertinentes ao nosso sistema, para conhecer de perto onde está sendo investido seu dinheiro e também constatar que nossa instituição tem sustentabilidade financeira para muitas ações aguerridas dentro do estado. Além disso,  convocamos para que nossos sindicalizados somem conosco com ideias, projetos, pois muitas vezes nem deixamos projetar algo com maior abrangência, pela falta de participação dos demais, que propiciaria a soma de olhares e visões diferentes, de quem está na ponta e acrescentaria muito nos trazendo as peculiaridades de suas realidades e entendimento”, finalizou a presidente Diany Dias.

 



Autor/Fonte: Alexandra Araújo/Sintap-MT


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557