Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

SINTAP/MT divulga Boletim Informativo de Abril/2015

08/05/2015
ImagemCapa
O Boletim do mês de Abril conta muitos debates do sindicato junto aos gestores governamentais sobre as demandas do Sistema, e datas que lembram temas especiais.

 

 SINTAP/MT divulga Boletim Informativo Trimestral de 2015

O 1º Boletim é referente ao Trimestre Jan/Fev/Março, e os próximos serão mensais, com resumo do que foi veiculado no site do SINTAP/MT, com intuito de situar os servidores quanto aos fatos pertinentes ao Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso, reiterando os temas em foco, essencialmente aqueles agilizados pelo SINTAP/MT em prol de seus representados, durante o mês anterior.

 

 

Sem Aftosa:  Exames detectam Parapoxvirus em propriedade de MT 

Os exames realizados pelo Laboratório de Referência Nacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento descartaram a ocorrência de febre aftosa e estomatite vesicular em bovinos no município de Mirassol D’Oeste, distante 329 km de Cuiabá, mas as amostras identificaram Parapoxvirus, agente causador da pseudovaríola, doença não pertencente à lista da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Foram executadas ações de mitigação de risco, principalmente: restrição de trânsito animais vivos, produtos, subprodutos de origem animal e materiais possíveis veiculadores do agente etiológico.



SINTAP/MT e Fórum se reúnem com gestor da SEGES e discutem Reforma 


O SINTAP/MT e o Fórum Sindical estiveram reunidos com o secretário de gestão do estado, Júlio Modesto, para debaterr alguns pontos do Projeto da Reforma Administrativa do Governo Estadual, enfocando principalmente o MT Saúde, MTPREV, bem como o Artigo 49. O gestor governamental ponderou em relação a alguns itens questionados pelo Fórum, e o Plano de Assistência e Saúde ficou inclusive de ser mais debatido com o presidente do MT Saúde, Flávio Taques.

 


Comissão de Estudo das Leis de Carreiras do INDEA/MT conclui análise de Artigos


 A Comissão eleita em Assembleia e instituída pela Portaria 007/2014 para realizar o estudo sobre as Leis 9070/2008 e 10.041/2014 se reuniu em dois momentos na sede do SINTA/MT nos meses de janeiro e março, e conforme Atas confeccionadas, o grupo concluiu seus trabalhos quanto à análise das referidas leis que tratam da carreira dos servidores do INDEA/MT. O objetivo é avaliar minuciosamente os artigos na íntegra, o que levou a decisões de mudança nos mesmos para agregar ao interesse do coletivo dos servidores. Após as Assembleias Gerais do SINTAP/MT em 07/05 será marcada a próxima reunião, na qual serão elaboradas as justificativas necessárias a todas as implementações realizadas.

 

ENTREVISTA: “A Terceirização é uma forma selvagem de Precarização”


“A terceirização tem dois propósitos muito evidentes: o econômico e o político. Sua razão econômica é permitir aos patrões a diminuição de custos com a exploração da mão de obra. Vários argumentos são usados no sentido de que se trata de especialização, de racionalização, mas tudo isso é secundário. A outra razão é a de cunho político. Nesse ponto o objetivo é dividir os trabalhadores, fragmentá-los, especialmente em suas representações sindicais. Na minha compreensão, deveríamos ir além. Deveríamos avançar no sentido de vedar a terceirização. Nesse ponto sou voz minoritária. Mas acho que, na medida do possível, a Justiça do Trabalho tem atuado de forma eficaz para evitar a propagação desse fenômeno econômico absurdamente terrível para a democracia no país”, juiz do Trabalho da 10ª Região e ex-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Grijalbo Fernandes Coutinho.

 


SINTAP/MT finalizará
Prestação de Contas de 2014 e tratará de Reestruturação em Assembleias


A data 07 de Maio neste ano será um dos dias de grande importância para os servidores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso, ao passo que o SINTAP/MT estará realizando duas Assembleias com temas imprescindíveis aos seus representados. Ambas são pertinentes aos profissionais de todo
o sistema que a entidade sindical representa. A primeira, que acontecerá pela manhã, a partir das 8:00, na sede do sindicato, para a continuidade da Prestação de Contas de 2014, na sede do sindicato. A segunda ficou para o período da tarde, e trata da Reestruturação da carreira dos segmentos INDEA/MT, INTERMAT E SEAF/MT, em relação aos Índices a serem implantados nas Tabelas Salariais do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso, cuja Assembleia será realizada a partir das 14:00 na sede social da Assin/MT.



MT SAÚDE: Cobrança por Faixa Etária e valor inclui dependentes e agregados

Novos Parâmetros... Não pelo salário, mas pela faixa etária, além dos Dependentes. Assim será a nova forma de cobrança do Mato Grosso Saúde na folha salarial dos servidores públicos estaduais, que passam a ter mais custo no plano a partir dessa semana, conforme determina o Decreto Nº 54, publicado em Diário Oficial nesta segunda-feira (6). As mudanças também atingiram os procedimentos médicos, por conta das coparticipações. E a variação dos valores a serem cobrados dos titulares será de R$ 73,00 a R$ 438,00, num plano que atualmente possui mais de 27 mil usuários, somando-se os dependentes e agregados, e pouco mais de 12 mil pagantes.

 


CUIABÁ COMEMORA 296 ANOS


Ah! Cuiabá... Que luta para ser a Cidade Verde de outrora, mas até o pequeno verdejante dos canteiros ficaram na penhora, de um governo que se foi e já passava da hora, deixando os entulhos do poder para o povo que hoje chora, depois de uma Copa que veio e se foi sem demora, tempo certo para um rombo que fica e nunca mais vai embora.


Éh! Cuiabá... Seu dia se faz uma controvérsia que a cada 8 de Abril ainda se mantém, de uma sociedade que comemora com o amém e lamenta o que ficou aquém, já se preparando para o que vem mais além; que lhe dá os parabéns, pelo muito que em verdade você já não tem, levado por quem só pensa no que lhe convém, sanguessugas de toda sua riqueza, no mais rico de sua natureza até o último vintém.


Ih! Cuiabá... E a cada gestão que não fica um tostão, é mais uma data que tem gente que nem pestaneja, mas há quem o olhar lacrimeja e também dói o coração, de ver que em ti tanto lateja a dor de ser sempre palco de ambição.


Óh! Cuiabá... Hoje é o seu dia; e é também orgulho contar sua história de alforria, de um arraial à capital que ganhou sua autonomia, que também tem beleza e soa belas melodias; mas não se finge o que é o real do que se vive no atual, mesmo tomados pelo que se foi e que pra sempre a gente queria; e que não fosse a memória de um povo que ama, a querida cidade cuiabana, já seria tão somente utopia. 


Úh! Cuiabá... Mais um grito com suspiro de esperança, há anos preso em meio à tanta ganância, que cresce à proporção que se constrói mais ignorância, que massacra e gera descrença, mas não mata toda a confiança, em ter de volta a bela Cidade Verde que ficou só na lembrança. 


Úfa! Cuiabá... É certo que a data merece só sentimento de alegria, palavras bonitas à essa Terra abençoada que dá frutos e orgulha a quem Nela sedia; mas foi só um desabafo de quem sufoca a indignação por tudo que repudia, e a impotência de salvá-la quem sabe um dia, dos Judas que além das moedas arrancam o que Deus Lhe Deu sem cobrar nada pelo que Ele cria.



Dia Mundial de Combate ao Câncer


Muitas campanhas sobre o tema Câncer são realizadas, mas você sabe o que fazer se descobrir que está ou que um parente tem essa doença?


Então visite o site do SINTAP/MT através do link abaixo e se previna quanto ao Câncer de Boca, Colo do Útero, Colorretal, Estômago, Esôfago e a Leucemia.

http://www.sintapmt.org.br/noticias/index.php?CategoriaCod=5&NoticiaCod=5422

INDEA/MT no Combate ao Desmatamento em MT

Mato Grosso começa 2015 como campeão em desmatamento na Floresta Amazônica, e Porto dos Gaúchos é o protagonista do estado neste sentido. Em nível nacional os Ministérios do Meio Ambiente e de Justiça preveem a criação e o aparelhamento da Companhia de Operações Ambientais, que usará efetivo da Força Nacional de Segurança para ações de
combate na Amazônia. Em Rondonópolis, o INDEA/MT participou de uma reunião para debater sobre o desmate, junto a gestores da pasta ambiental do município e do estado, bem como a Polícia Rodoviária Federal e Militar, IBAMA e JUVAM, para definir padrões de procedimentos na apreensão de madeira. Ante as diversas iniciativas que denotam extrema preocupação com o desmatamento no estado, o SINTAP/MT questiona o fato de os gestores governamentais de Mato Grosso, face ao deprimente título conquistado no quesito desmate, ainda não ter se dado a real “prioridade na prática” à Atividade de Identificação da Madeira do INDEA/MT.



Câmara aprova texto do PL que regulamenta a Prestação de Serviço Especializado


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em 8 de abril, o texto-base do Projeto de Lei 4330/2004, que regulamenta a Prestação de Serviço Especializado. Foram 324 votos a favor e 137 contra. Após acordo, serão apresentados os destaques do texto na próxima terça-feira, 14. No dia seguinte, 15, serão votados os destaques e as emendas do PL. Em 22 de abril, as Emendas do PL 4330/2004, que regulamenta a prestação de serviço especializado.

 


Trabalho das Comissões estão suspensos até resultado de Assembleia Geral do SINTAP/MT

Trabalhos Suspensos. A decisão é do SINTAP/MT, até que aconteçam as deliberações da próxima Assembleia Geral com seus sindicalizados em 07 de Maio, e se defina o cenário do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso, em se tratando Da SEAF/MT, INDEA/MT e INTERMAT. Além disso, a entidade sindical também esclarece que as Comissões instituídas para Reformulação do Estatuto e Regimento Interno do Sindicato, bem como implementação das Leis 9070/2008 e 10.041/2014, até então realizaram apenas o trabalho de análise dos documentos que envolvem os referidos assuntos. E a partir deste estudo é que será elaborado um Relatório com as implementações a serem feitas nos referidos documentos.



100 DIAS DE GOVERNO: Indea Divulga Ações no Sistema

O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), Guilherme Nolasco, iniciou a gestão à frente da autarquia, com desafios, um deles a instalação do sistema informatizado Sindesa, que conta com o Módulo Produtor e outros dispositivos online usados pela autarquia e produtores rurais.

 

Sintap Running divulga Calendário e comemora com Cuiabá a equipe que cresce nas pistas



É certo que todas as corridas que o SINTAP/MT pa
rticipa se fazem provas muito especiais para cada um que vivência esse momento de partilha entre os colegas. E a Corrida Bom Jesus de Cuiabá deste ano trouxe tantos motivos mais para que o evento ficasse marcado na memória dos atletas da Equipe Sintap Running, não apenas pelo aniversário da cidade, que já é um marco pelos seus 296 anos, mas também pela alegria de se registrar tantos colegas que vivenciaram juntos esta comemoração, especialmente os novos membros da equipe que chegaram e deixaram claro sua satisfação por essa vivência fraterna, assegurando a presença assídua nas próximas provas. A corrida teve a participação de 5000 pessoas na prova de 10 km, com campeões quenianos nas categorias masculino e feminino; e, sem dúvida, o sentimento de vitória em cada um que cruzou a linha de chegada, independente do tempo ou a velocidade que se seguiu seu trajeto.



SINTAP/MT suspende viagens e visitas às ULE’s no estado até Maio de 2015

O SINTAP/MT informa que foram suspensas as viagens da presidente Diany Dias por todo o interior de Mato Grosso, as quais foram programadas para o ano de 2015, às 141 Unidades Locais de Execução, Postos Fiscais, Barreiras Sanitárias, URS's, inclusive as visitas na capital, à Central, onde estão situados o INDEA/MT, SEAF/MT e INTERMAT, bem como Laboratórios do Instituto de Defesa Agropecuária. O novo cronograma será elaborado somente após o as Assembleias Gerais a serem realizadas em 07/05/2015, uma vez que algumas demandas do sindicato dependerão do resultado destes eventos.

Site divulga SINTAP/MT como denunciante e Sindicato recebeu a denúncia

O SINTAP/MT saiu em publicação no site Muvuca Popular co
mo denunciante, contudo a presidente Diany Dias, esclarece que, primeiramente a entidade sindical recebeu denúncias a respeito de pessoas que estariam trabalhando no Instituto de Terras de Mato Grosso sem estarem nomeadas. Diante disto, a diretoria sindical foi à procura de gestores do Intermat, com intuito de averiguar a situação, o que fora confirmado, mas com a informação de que os trabalhadores estariam mais atuando no Instituto, mas já com os pedidos d enomeação na Casa Civil. Quanto ao Muvuca Popular, Diany Dias afirma que o próprio Muvuca ligou para a gestora sindical indagando a respeito, e a mesma informou-lhe que o SINTAP/MT já havia tomado providências, face às denúncias recebidas pela entidade.



Ação tenta retomar área de escola estadual vendida em Cuiabá

O Governo de Mato Grosso, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), pede na Justiça a retomada da posse do terreno onde funcionava o Escola Estadual José Magno, localizada na Avenida Lava Pés, no bairro Duque de Caxias, em Cuiabá. Por meio de uma ação civil pública com pedido de liminar, o Poder Executivo busca a anulação do título da propriedade concedido à empresa particular que comprou o terreno por um preço muito abaixo do valor de mercado e sem prévio parecer da PGE.

SINTAP/MT participará do 1º Encontro Nacional dos Servidores Públicos da CSB

É certa a presença do SINTAP/MT no 1º Encontro Nacional dos Servidores Públicos da CSB, não apenas por ser vinculado à Central dos Sindicatos Brasileiros, mas enquanto entidade que já é parâmetro em nível nacional em quesitos como Organização, Comunicação e Estrutura, e que já ministra palestras pertinentes ao sindicalismo, e que tem a visão de ampliar seus conhecimentos em defesa de seus representados. Serão três dias com palestras sobre a Organização Sindical no Setor Público e assuntos autias e pertinentes ao tema.

http://www.sintapmt.org.br/noticias/index.php?CategoriaCod=5&NoticiaCod=5434



SINTAP/MT e Fórum Sindical persistem com gestores sobre PL da Reforma

O SINTAP/MT e o Fórum Sindical têm reiterado aos gestores governamentais sua preocupação em relação ao Projeto de Lei da Reforma Administrativa, princi
palmente quanto ao Artigo 49, desde o envio da Mensagem pelo Poder Executivo à Casa Legislativa. O último gestor a ser contatado pelos representantes sindicais foi o deputado estadual e presidente da Comissão de Constituição de Justiça – CCJ, Dilmar Dal’ Bosco (DEM) que já se manifestou no Plenário da Assembleia Legislativa a respeito, e assegurou que ainda nesta quarta-feira (22) iria contatar a Casa Civil e o Líder do Governo.



Plano Nacional de Defesa Agropecuária será lançado em Maio

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) anunciou nesta segunda-feira (20) que o Plano Nacional de Defesa Agropecuária deverá ser lançado em 6 de maio durante solenidade com a presidente Dilma Rousseff. O plano pretende modernizar o marco regulatório da área sanitária e fitossanitária e reestruturar os laboratórios de análises de doenças e pragas, afirmou a ministra após reunião com a presidente nesta manhã no Palácio do Planalto.



1º de Julho é o prazo de entrega dos Cálculos da URV ao SINTAP/MT


1º de Julho... Data limite para a entrega dos Cálculos da URV por parte do contador destinado ao referido tr
abalho. E o SINTAP/MT informa o último prazo do profissional para a finalização destes cálculos, porque é grande a expectativa dos Sindicalizados do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso, em relação aos cálculos da URV, pautados nos comprovantes identificados e enviados pelos filiados do sindicato à administração da entidade sindical.



SINTAP/MT e presidente do Indea discutem diversas demandas do Sistema

Nomeações, Barreiras Sanitárias, Postos Fiscais, Atividade da Madeira, Legislação da CDSDV, Banco de Horas, Folgas, Complexo da SEAF/MT. As pautas foram diversas entre SINTAP/MT e presidente do INDEA/MT, Guilherme Linares Nolasco, cuja reunião o secretário Seneri Paludo, da SEDEC/MT, não pôde comparecer. Na discussão com representante sindical, diretor geral Cássio Mesacasa, esteve presente também a diretora técnica do Indea, Daniella Soares.



Leão espera Declaração do IR de contribuintes só até 30 de Abril

Quem ainda não fez a declaração de Imposto de Renda deste ano só terá os últimos dias úteis desta semana para fazê-lo, ou seja, até a quinta-feira (30), que finda o mês de abril e também o prazo para não cair nas garras do Leão com multa de, no mínimo, R$ 165,74. A Receita Federal expecta que 27,5 milhões de contribuintes declarem o IR em 2015. Aqueles que entregaram a declaração no início do prazo estipulado, com preenchimento sem erros ou omissões, serão os primeiros a receberem, a partir de 15 de junho até o mês de dezembro, em caso de não haver divergências de dados.



SINTAP/MT se aprimora no 1º Congresso Nacional dos Servidores Públicos da CSB

Dentre os cerca de 250 sindicalistas de todo o país, lá estava também representantes sindicais do SINTAP/MT, participando o 1º Congresso Nacional dos Servidores Públicos, realizado no estado do Espírito Santo e promovido pela Central de Sindicatos Brasileiros. E foi com intuito de se aprimorar em prol do sistema que representa que a presidente Diany Dias, participou do evento, acompanhada da diretora financeira, Nancy Gomes, a delegada regional e Cuiabá, Maria Fernanda de Freitas, e o servidor indeano, analista Mauro Vieira, e também de membros da própria CSB, como Wagner Oliveira.


SINTAP/MT e Fórum relutaram e Reforma ainda foi aprovada com Art. 49

O SINTAP/MT junto ao Fórum Sindical contatou gestores governamentais em instância legislativa e executiva, com intuito de se esgotar todas as discussões possíveis sobre o Projeto 01/2015, que trata da Reforma Administrativa da parte do Poder Executivo Estadual, essencialmente com maior preocupação quanto ao Artigo 49 q
ue envolve todas as categorias, e, em defesa do INDEA/MT, quanto à mudança da pasta para outra secretaria, da atual SEAF/MT para a SEDEC/MT. A última tentativa de discutir melhor o PL foi nesta terça-feira (28), em que os representantes sindicais presenciaram a audiência da Comissão de Constituição e Justiça e Redação da Assembleia Legislativa, já no início foi informado que o projeto se encontrava com Dilmar Dal’Bosco, o qual preside a CJJ. O legislador antecipou a possibilidade de o PL ser votado em Plenário nesta quarta-feira (29), o que ocorreu, com aproveitamento de 28 Emendas, ao passo que no final da tarde do dia anterior Dal’Bosco mencionara cerca de 32 apresentadas.



Sema e Indea apreendem 36 caminhões com madeira irregular

Uma operação conjunta entre fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) apreendeu 36 caminhões que transportavam madeira irregular nos postos fiscais da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) de Rio Correntes (região de Itiquira) e Alto Araguaia (415 km ao sul de Cuiabá), próximo à divisa com Mato Grosso do Sul. Três desses carregamentos continham a espécie castanheira, de corte proibido por estar em extinção no Brasil. Foram presos em flagrante os 36 motoristas que conduziam os caminhões apreendidos.

 


Vice-Presidente do SINTAP/MT se licencia por problemas de saúde

O vice-presidente do SINTAP/MT, Francisco Aurélio Borges,  há cerca de um mês se faz ausente enquanto gestor sindical na entidade, e explica o motivo de não estar presente nem mesmo no órgão que atua, o Intermat. Segundo ele, o motivo de  sua ausência se refere a problemas de saúde,  o que ainda não possibilitou previsão de seu retorno.  Por  outro  lado, a  diretoria sindical anseia pela recuperação do companheiro Chico Aurélio, que muito contribui no processo sindical e nas demandas do sistema.

 

Três Indeanos se aposentam e deixam seu legado aos colegas do INDEA/MT

Mais três sindicalizados deixaram o INDEA/MT no mês de abril, e se foi para a tristeza dos indeanos que ficaram e sentirão a ausência dos colegas, é certo que fora para a alegria de cada aposentado, uma vez que o motivo da saída do Instituto é a aposentadoria dos mesmos. Um deles é a Fiscal de Defesa Agropecuária e ex-diretora do SINTAP/MT, engenheira florestal, Oscarlina de Jesus; bem como o Agente Fiscal de Defesa Agropecuária, AFEDAF I, Valter Ribeiro de Oliveira; e ainda, o AFEDAF II, Mário Santana Pedroso.  

 

 

 

 

Veja as homenagens à ex-diretora do SINTAP/MT, Oscarlina de Jesus, e o Afedaf Valter Ribeiro. 



Autor/Fonte: Alexandra Araújo/Sintap-MT


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557