Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

SINTAP/MT reforça direito dos sindicalizados quanto à ações judiciais

25/03/2015
ImagemCapa
A presidente Diany Dias reiterou o direito dos sindicalizados em relação a ações judiciais pelo sindicato, em caso destas serem pertinentes à sua vida funcional, e pediu para que os filiados procurem a entidade antes de contratarem advogados particulares.
Informações dão conta de que filiados ao SINTAP/MT têm contratado advogados particulares para defender causas pertinentes à vida funcional dos mesmos enquanto servidores Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso que não a assessoria jurídica oferecida pelo sindicato aos seus sindicalizados.  A diretoria sindical informa que a entidade dispõe deste serviço através de profissionais da área que atuam em prol dos servidores.
 
Aos ser informada dessa realidade em relação aos sindicalizados do SINTAP/MT, a presidente Diany Dias se surpreendeu com o fato de sindicalizados não usufruírem desses serviços jurídicos enquanto filiados à entidade sindical. Ela considera inconcebível o servidor pagar mensalmente o percentual ao sindicato e não usufruir, legalmente falando, do direito mais pertinente e cabível à entidade a qual ele próprio dá sustentabilidade, a assessoria jurídica.

Presidência - “É fato que o SINTAP/MT é uma entidade que vai muito além das demandas que lhe competem, ou seja, as causas jurídicas em prol de seus representados; o que já foi comprovado nas reivindicações ao longo dos anos, a exemplo da reestruturação do sistema, com a preocupação também de que nossos servidores, estruturalmente falando, atuem em ambientes com condições dignas de trabalho; e assim tantas outras bandeiras que a diretoria sindical abraça buscando fazer valer os direitos dos colegas do sistema. Por outro lado, a assessoria jurídica sim, é o que de fato um sindicato deve disponibilizar ao seu sindicalizado, sendo imprescindível que toda ação judicial em prol deste servidor vinculado ao SINTAP/MT, a qual seja pertinente à sua vida funcional, esteja totalmente sob a responsabilidade da entidade sindical que o representa. Portanto, é inconcebível chegar aos nossos ouvidos que algum filiado do Sintap esteja custeando serviços advocatícios particulares com demandas deste cunho, se afinal ele já paga por isto todo mês em seu holerite. Então, reiteramos que nossos sindicalizados sempre procurem seu sindicato quando decidir ingressar com alguma ação judicial, mesmo que ele tenha dúvidas se esta se refere ou não a uma situação que caiba ao sindicato atuar nela, para que, caso o seja, nós disponibilizemos tais serviços que lhe são de direito”, finalizou Diany Dias.

Autor/Fonte: Alexandra Araújo/Sintap-MT


    Comentários

    João Crisóstomo disse:

    Diane, muito boa a sua colocação. É uma pena que a muitos dos sindicalizados não acessam o nosso "bem informativo" site, o site é bom porque tem pessoas competentes que o alimentam sempre e quem o consulta fica satisfeito com as matérias. Mes passado mesmo eu fiz um favor pro Fadu que pediu-me pra divulgar uma ação do FGTS (porque eu tenho vários contatos de colegas do tempo da CLT e sem malicia ou maldade alguma o fiz), o fiz pensando em muitos aposentados ou viuvas de aposentados que não são sindicalizados ou que não tem conhecimento. O que ouvi e sempre ouso também de nossos sindicalizados (não sei se interferi isso) é sobre o valor de uma ação coletiva (hoje temos uns 1.000 sindicalizados) e uma ação particular com umas dez pessoas ( alguns advogados dizem que o valor final da ação pesa em favor da que tem menos pessoas nela. O exemplo disto é a 7170/1998 e algumas que estão com a dr. Ione,. São açoes de mais de 10 a 15 anos de um valor final mui elevado e que ainda estão na primeira instancia...não sei se isto é verdade mas parece que influi. Será que o que quando o Sintap ingressar com alguma ação (se o fazer com grupos menores) e se não for oneroso pro Sintap o andar dos processos serão mais rápido?não tenho nenhum conhecimento da área (só estou sugerindo se for bom para o Sintap e para os sindicalizados). Se causei mau estar ou desserviço ter feito um favor a um amigo...peço-te mil perdão...a intenção foi simplesmente ajudar ainda mais que a maioria dos sindicalizados já receberam esta ação a do FGTS.Obrigado. João Crisóstomo

    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557