Sintap-MT

Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

O Instituto de defesa agropecuária (Indea-MT) foi criado através da Lei n º. 4.171 de 31 de Dezembro de 1979 e celebra neste ano 43 anos de trajetória e a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (SINTAP/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, diante da importância da autarquia para todos os mato-grossenses não poderia deixar de comemorar essa data.

O Sintap lembra que as ações do Indea promovem a prevenção, o controle e a erradicação das pragas e doenças de animais e vegetais que contemplam interesses socioeconômicos para este Estado e são o tema de um extenso trabalho desempenhado pelos seus servidores ao longo desses 43 anos de história.

“Durante todos esses anos, que somam mais de 4 décadas, os servidores realizaram um intenso trabalho de educação sanitária, buscando sempre conquistar a confiança do produtor e do industrial da agropecuária, o que talvez tenha sido primordial para se obter o titulo de estado livre de febre aftosa”, disse a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.

Hoje, Mato Grosso é conhecido mundialmente como o Estado do Agronegócio e tem papel importante na exportação de grãos e carne. Recebe anualmente missões nacionais e internacionais de auditoria. Com isso, vale destacar o trabalho dos profissionais do INDEA e a parceria com os órgãos nacionais e internacionais.

“Nossos servidores são verdadeiros heróis por todas essas conquistas, fazendo sempre muito com pouco que lhes é disponibilizado para sua missão. Por isso jamais iremos deixar de reconhecer quem verdadeiramente merece esses méritos”, ressaltou a presidente.

A atividade dos servidores destaca-se também como papel importante na economia nacional tanto na geração de renda quanto emprego.

“A partir deste ano, estamos retirando a vacinação contra aftosa garantindo com isso um maior reconhecimento internacional da qualidade da nossa proteína animal aqui produzida, abrindo novos mercados ainda inexplorados para fomentar ainda mais nossas exportações, tudo graças ao trabalho dos servidores do Indea, então, nossos parabéns ao Instituto por comemorar mais um ano de criação, em especial, nossas homenagens vão para esses valorosos guerreiros, servidores que diuturnamente se dedicam ao trabalho para esse Estado ter o status que tem hoje”, finalizou Diany.

Crédito Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de MT (Sintap/MT), informa a todos que nesta sexta-feira (23.12), o expediente dos colaboradores se encerrará às 12 horas.

Informamos ainda que no período de 26 de dezembro ao dia 01 de janeiro o Sintap/MT estará em recesso, retornando o atendimento normal no dia 02 de janeiro. Se necessitar de algum auxílio, favor entrar em contato no seguinte número: (65) 99620-7557.

A Diretoria

Que seu natal seja recheado de coisas boas, de muita alegria, amor e união. É o que deseja o SINTAP/MT a todos os servidores do sistema agrícola, agrário, pecuário e florestal do estado de Mato Grosso.

Diany Dias, presidente do SINTAP/MT, em nome de toda a diretoria do Sindicato.

Prosseguem, no Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (SINTAP/MT), os trabalhos do Conselho Fiscal, hoje (20) com a equipe completa. Os conselheiros Adão Barbosa Garcia, Celso José Reimer Júnior e Arnaldo Barreto têm a missão de analisar as contas do Sindicato, e para isso contam com a ajuda da assistente da Diretoria Financeira e do Conselho Fiscal, Iara de Souza Miranda.

A conferência de dados das receitas e despesas do SINTAP/MT teve início ontem (19) e irá até amanhã. De acordo com o presidente do Conselho Fiscal, Adão Barbosa Garcia, os trabalhos estão em dia, mas em janeiro de 2023 os conselheiros deverão voltar a se reunir, para fechar a fiscalização da gestão financeira e patrimonial do Sindicato, referente a 2022.

Preocupada em demonstrar transparência nas contas do SINTAP, a diretoria tem dado aos conselheiros fiscais todo apoio possível. A fiscalização das contas está prevista no Estatuto do Sindicato, e é através desta ação que pode ser comprovado, concretamente, tudo que foi feito pela gestão. Além disso, é por meio da prestação de contas que se estabelece um valor jurídico na comprovação das próprias despesas e receitas.

Ao contrário de Adão Barbosa e Arnaldo Barreto, que são aposentados e moram próximo da sede do SINTAP, O conselheiro fiscal Celso José Reimer Júnior ainda está na ativa e vem de Barra do Garças para desempenhar a missão.

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Os conselheiros Adão Barbosa Garcia e Celso José Reimer Júnior estão reunidos na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (SINTAP/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, para analisar as contas do sindicato. O conselheiro Arnaldo Barreto não esteve presente nesta data (19/12/2022), porém se fará presente nos outros dois dias.

Durante três dias eles farão um trabalho de conferência de dados das receitas e despesas da entidade sindical, pois compete aos mesmos, a fiscalização da gestão financeira e patrimonial da entidade.

“Esse trabalho é de suma importância, e está previsto no Estatuto deste Sindicato,  pois é através desta ação  que podemos comprovar concretamente tudo que foi feito pela gestão, além disso, é por meio da prestação de contas que há um valor jurídico na comprovação das próprias despesas e receitas”, explicou a diretora financeira, Maria Fernanda.

Para a diretora ainda, que tem acompanhado a reunião, essa é uma forma de demonstrar transparência com as contas do Sintap.

“É feito um excelente trabalho, de forma que todos os dados são apresentados a diretoria da forma mais transparente possível e ficamos muito gratos pelos representantes que temos aqui, por esses conselheiros que dedicam parte do seu tempo em prol do coletivo, em prol do nosso sindicato”, disse a diretora.

Na tarde desta segunda-feira (19) a diretora dos Aposentados e Pensionistas do SINTAP/MT, Orenil de Andrade, e o assessor do Sindicato para Assuntos de Aposentadoria, José Monteiro, compareceram ao MTPREV para esclarecimentos sobre a folha de pagamento do 13º do mês de dezembro dos aposentados e pensionistas com erros nos cálculos dos pagamentos.

Em conformidade com as explicações do setor responsável, para os servidores que não receberam a parcela do 13º até a data de hoje estão sendo feitas as devidas correções com previsões de pagamento até a próxima sexta-feira, dia 23 de dezembro de 2022.

A orientação recebida pelo SINTAP/MT é que os aposentados e pensionistas com alguma dúvida em relação aos cálculos e pagamentos devem procurar o MTPREV para os devidos esclarecimentos.

Também é possível esclarecer as dúvidas através do telefone (65) 3363-5300 - falar com senhor Jango, gerente da folha de pagamento do MTPREV.

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Dando sequência a agenda de reuniões da diretoria executiva do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (SINTAP/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, os diretores se reuniram na manhã desta sexta-feira (16.12) com a presidente do Indea/MT, Emanuele de Almeida.


Entre os assuntos tratados na autarquia, estavam: Boton X Controle – Sobre dirigir veículo do INDEA; Liberação de Servidores para reuniões sindicais; Treinamentos para 2023, sugestão oratória e gestão; Curso de identificação da madeira, para todos que tenham disponibilidade para fazer, treinamento interno no INDEA; Regimento interno do INDEA – Responsável por unidade; Curso técnico agrícola para todos os AFEDAF’S, visto que a necessidade do órgão existe, e o direito de adquirir conhecimento é legitimo e democrático, solicitar junto a escola do Governo; Metas – coordenadorias / unidades e horas trabalhadas.


A presidente do Sintap/MT avaliou como positivo o encontro, já que diversos pontos foram colocados e algumas dúvidas esclarecidas.


“A reunião foi muito proveitosa, contudo, nós não deixaremos de buscar por melhores condições de trabalho para os nossos servidores, pois entendemos a importância de todos estarem bem amparados em todas as situações”, afirmou Diany.


Já a presidente do Indea também reforçou os avanços significativos apresentados nos últimos meses. “Esse trabalho em parceria com os servidores tem dado muito certo e apresentando bons resultados”, disse.

Com pesar, a Diretoria dos Aposentados e Pensionistas do SINTAP/MT comunica o falecimento do sindicalizado aposentado Antonio Marciano de Paula, ocorrido nessa madrugada. Ele estava internado há mais de 20 dias por complicações pulmonares. O velório está acontecendo na União Familiar Funerária São José, em Rondonópolis, na Sala 02, até às 15 horas, e o enterro será no Cemitério da Mata Grande.
Aos familiares e amigos, as sentidas condilências do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (SINTAP/MT).

Parceiros