Sintap-MT

Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

O Dia das Crianças, ou simplesmente Dia da Criança, é comemorado em 12 de outubro no Brasil. Essa é uma data especial tanto para os pequenos, quanto para os que já cresceram.


Esse dia surgiu em 1924 e para a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de MT (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, é uma data mágica, presente em todas as fases da vida do ser humano.
“É uma data especial que envolve toda a família, não somente a criança, então, hoje, é um dia de homenagear a todos, as que ainda são, mas também os que já cresceram, pois um dia também foram crianças, e basta um pequeno esforço para recordar toda a mágica desse tempo. É muito bom ser criança, mesmo adulto, ter a sinceridade, um coração bondoso, a alegria de uma criança”, lembrou a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.


A presidente aproveitou ainda, para parabenizar a todas as crianças pelo seu dia.


“Hoje eu quero desejar um dia maravilhoso para todas as crianças que são o futuro deste país, lembrando a sua importância e que as devemos cuidar, proteger e orientar, além disso, quero homenagear todos aqueles que através do tempo souberam manter a sua criança interior viva, e também a criança que todos nós fomos um dia. Feliz dia das Crianças a todos os nossos servidores do Indea e Inter

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT

Durante toda esta semana, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) está realizando curso de capacitação com novos servidores médicos veterinários que já estão trabalhando em diversas unidades do órgão. Além deles, profissionais que já atuam na área também estão passando por um processo de reciclagem.


O treinamento teve o acompanhamento constante da presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de MT (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, Diany Dias, que juntamente com demais diretores receberam os profissionais na sede do sindicato para uma confraternização na noite desta quinta-feira (06.10).


“Foi um momento de conhecermos melhor os novos médicos veterinários, de apresentar o nosso sindicato, o trabalho que realizamos aqui em prol dos servidores e tudo o que oferecemos a categoria, então, só temos a agradecer aos que puderam participar, aos que se filiaram, que perceberam a importância de estar fazendo parte do Sintap/MT”, disse Diany.

O evento tem o objetivo mostrar a importância da inspeção sanitária em toda a cadeia produtiva, seja nos estabelecimentos rurais com a atividade da Defesa Sanitária Animal, através do retorno de informações sobre doenças identificadas nos animais nos abatedouros-frigoríficos ou diretamente atuando na saúde coletiva, proporcionando que alimentos inspecionados cheguem à mesa do consumidor de forma segura e sem colocar em risco a sua saúde.

 

Conscientização da sociedade sobre o consumo de Produtos de Origem Animal (POA) inspecionados por Serviço de Inspeção Sanitária Oficial (SIM, SISE, SIF).

 

Evento Gratuito

Data:  26/10 e 27/10/2022

Horário: Início às 7h30

Local: Tatersal de Elite – Parque de Exposições - Rondonópolis/MT

 

 

Público: 300 pessoas (mediante inscrição)

Dia 26/10/2022 7h30 – 8h – Entrega de Material

8h – 8h30 – Abertura

 

8h30 – 9h30 - Papel do médico veterinário nas indústrias de alimentos – Drº Roberto Renato Pinheiro da Silva – Presidente do CRMV

 

9h30 – 10h30 Modernização e Autocontrole – CISPOA/INDEA

 

10h30 – 11h20 Licenciamento ambiental das agroindústrias - SEMA/MT – Ailton Fonseca Diretor Regional da SEMA/MT

 

11h30 – 13h30 Visita aos Estandes/Almoço

 

13h30 – 14h30 Tecnologia de Produtos de Origem Animal e riscos a saúde do consumidor inerente ao consumo de Produtos não inspecionados – Prof.Drª Evelise Andreatta - UFR

 

14h30 – 15h00 - Regulamentação do comércio de produtos de origem animal nos consórcios públicos de municípios - Gerente de Projetos da Associação dos Municípios de Mato Grosso (AMM), Natacha de Carvalho Luiz

 

15h – 15h30 - Atuação do serviço de inspeção – Méd. Vet. Felipe Ferreira Faria - Secretaria Municipal de Agricultura (SIM)

 

15h30 – 16h10 – Saudabilidade da carne suína – Caroline Cardoso Ferreira Faria - Nutricionista

 

16h10 – 16h30 -  Victor Instrutor Chefe de Cozinha Acrismat

 

Confraternização

 

Dia: 27/10/2022

 

7h – 7h30 – Recepção

 

7h30 – 8h10 – Atuação do Serviço de Vigilância Sanitária Municipal de Rondonópolis - Secretaria de Saúde/ Vigilância Sanitária

 

8h10 – 9h10 – Atuação do SIF na Industria Frigorífica e VIGIFRONTEIRA       - Auditor do MAPA

 

9h10 – 10h10 – Regularização das agroindústrias que processam produtos de origem animal no Serviço de Inspeção Sanitária Animal (SISE), Selo Arte, SUSAF/MT e SISBI-POA – ampliação de comércio – Drª Fernanda da Silva Rocco / CISPOA/INDEA/MT

 

10h10 – 11h10 – Caso de Sucesso Sítio Vila Láctea em Sorriso/MT - Certificação de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose. Méd. Vet. Gustavo Perlin – INDEA/MT

 

11h10 – 13h30 - Visita aos Estandes/Almoço

 

13h30 – 14h30 - Boas Práticas de Fabricação de Produtos de Origem Animal Dr. Adson Fernando T. Sandim – INDEA/MT

 

14h30 15h30 - Principais doenças identificadas nos estabelecimentos (POA) Cisticercose, Brucelose e Tuberculose; Eficácia da vacina RB 51 (MSD Saúde Animal Merck Sharp & Dorme

 

15h30 – 16h30 Programa MT Contra BRUCELOSE – Coordenadoria de Defesa Sanitária Animal CDSA/INDEA/MT - Dúvidas

 

16h30 – Visita aos estandes

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Local

Parque de Exposições de Rondonópolis - Wilmar Peres de Farias

Rondonópolis , , Rodovia MT 270, Km 8

Rondonópolis, MT

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Nesta quarta-feira é celebrado o Dia da Constituição Brasileira, que foi promulgada em 5 de outubro de 1988. Ela foi criada após o fim da Ditadura Militar e idealizada a partir de discussões e participação intensa da sociedade, a fim de assegurar a liberdade de pensamento e criar mecanismos para evitar abusos de poder pelo Estado. Por conta disso, trouxe inovações no âmbito dos direitos humanos e políticos, além disso, resgatou garantias individuais que eram previstas desde a Carta Magna de 1946, mas que foram suprimidas no período militar.

Acabamos de finalizar um processo eleitoral em primeiro turno, milhões de brasileiros foram as urnas para votar. Foi a através da Constituição Federal que se ampliou as garantias e liberdades das pessoas, restabeleceu as eleições livres e diretas, acabou com a censura, criou novos direitos trabalhistas, e permitiu o voto de analfabetos e de jovens a partir de 16 anos.

Outras conquistas que também constam na constituição e que devem ser ressaltadas são direcionadas as crianças, adolescentes, idosos, mulheres, negros e índios. Entre outras coisas, ela ainda ampliou os poderes do Congresso Nacional, tornando o Brasil um país mais democrático.

Diante da importância desta data e das conquistas que ela representa para o povo brasileiro, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, que tem uma história marcada por muita luta em busca de garantias de direitos, enaltece e parabeniza cada cidadão do País neste dia.

“Temos muitos motivos para celebrar essa data. Temos que comemorar e lembrar que o nosso País já superou momentos muito difíceis no campo da política, e que a Constituição de 1988 deve ser defendida e homenageada por todos os brasileiros. O nosso Brasil já teve sete Constituições Federais até hoje, mas nenhuma delas nos trouxe tantos direitos como está. Ela com certeza é a mais democrática de todas”, afirmou a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, Diany Dias, juntamente com os demais membros da sua diretoria parabeniza a todos os candidatos eleitos nesse pleito eleitoral, em especial os que receberam apoio dos servidores das pastas que representa, sendo eles os deputados estaduais Max Russi Janaina Riva, Wilson Santos e Lúdio Cabral, além de deputado federal reeleito, Emanuelzinho Pinheiro.


Na oportunidade, a presidente do Sintap/MT e os demais diretores também lamentaram o fato de deputados com votação expressiva não terem sido eleitos, como foi o caso da deputada federal Rosa Neide, que disputava uma vaga na Câmara dos Deputados. Ela foi a mais votada em Mato Grosso, mas não conseguiu ser reeleita.

Isso ocorre pelo fato das regras do sistema que elege os deputados, no qual é central o peso da quantidade de votos recebidos pelo partido ou federação, sendo que o quociente eleitoral define os partidos e/ou coligações que têm direito a ocupar as vagas em disputa nas eleições proporcionais. Com isso, “determina-se o quociente eleitoral dividindo-se o número de votos válidos apurados pelo de lugares a preencher em cada circunscrição eleitoral, desprezada a fração se igual ou inferior a meio, equivalente a um, se superior" (Código Eleitoral, art. 106).

“Esse sistema de eleição deveria ser reavaliado, pois uma candidata com a votação que a Rosa Neide teve não estar na Câmara Federal é desrespeitar a vontade da maioria dos eleitores que depositaram seu voto de confiança nela, por exemplo”, comentou Diany.

Vale destacar que em Mato Grosso, Rosa Neide teve mais de 126 mil votos no domingo (2/10), enquanto nenhum dos nomes eleitos teve mais de 100 mil, já que a federação composta pelo seu partido não conseguiu fazer quociente eleitoral necessário para eleger um representante na Câmara dos Deputados.

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) está realizando durante toda esta semana curso de capacitação para novos servidores médicos veterinários que já estão trabalhando em diversas unidades do órgão. Além deles, profissionais que já atuam na área também estão passando por um processo de reciclagem.


A capacitação que teve inicio nesta segunda-feira (03.10) está sendo realizada no auditório da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e reúne cerca de 30 profissionais.


Conforme a coordenadora de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal (CISPOA/ Indea-MT), Fernanda Rocco, o treinamento é de extrema importância para esses profissionais.


“O intuito é aprofundar o conhecimento na parte de fiscalização das indústrias. Uma das normas que a gente solicita é que a indústria aplique na parte de produção as boas práticas de fabricação e esses novos servidores que serão integrados nesta parte de fiscalização das indústrias já terão a oportunidade de iniciar com um curso mais aprofundado na área para ajudá-los neste trabalho”, afirmou a coordenadora.


As diretrizes do curso estão sendo ministradas pelo professor Fernando Fernandes, especialista na área.


A abertura do treinamento contou com a presença da presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de MT (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, Diany Dias, que estava acompanhada da diretora-financeira, Maria Fernanda.


“Capacitar esses novos servidores, além de atualizar os que já estão neste trabalho, tendo em vista que as normas mudam constantemente, é de suma importância, principalmente para garantir um produto de origem animal seguro ao consumidor final, em especial em relação à sua qualidade higiênica, sanitária e tecnológica, então, parabenizamos a coordenadoria do CISPOA por essa iniciativa”, disse a presidente do Sintap/MT.

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT


Nesta segunda-feira, dia 03 de outubro, é comemorado o Dia da Abelha, um inseto de extrema importância econômica e ecológica, sendo que conforme dados, existem aproximadamente 20 mil espécies diferentes de abelhas no mundo. No Brasil, a mais conhecida é a abelha africana (Apis mellifera).


Vale destacar que algumas espécies vivem em sociedade, em que se dividem por castas na colmeia: abelha-rainha, zangão e operária.


Para conhecer mais sobre esse inseto, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de MT (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, conversou com a médica-veterinária do Indea, Ericka Gleice do Nascimento, que atua na cidade de Sinop e é especialista no assunto, já que possui mestrado em zootecnia com foco na área de Sanidade das Abelhas.


A médica veterinária conta que é apaixonada pelo trabalho que desenvolve. “Amo trabalhar com as abelhas. Para mim é o exemplo mais perfeito de sociedade, já que todas trabalham por um bem maior que é a manutenção da colmeia, além disso, elas tem a função de desempenhar todas a tarefas dentro da colmeia”, afirma Ericka, reforçando que “as abelhas também tem um papel ecossistêmico muito importante de 60 a 80% das plantas com flores necessitam da ação de polinizadores sendo as abelhas mais importantes pois elas coevoluíram junto com plantas”.


De acordo com a médica veterinária ainda, Mato Grosso tem uma flora abundante com os 03 biomas, sendo eles o cerrado, floresta amazônica e pantanal, “com isso, podemos ter méis diferentes de acordo com a florada de cada região, ou seja, o nosso potencial é gigante aqui no Estado para criação de abelhas”, disse ela, lembrando que o avanço da apicultura está relacionado principalmente com as descobertas das várias propriedades do mel, um produto natural extremamente admirado ao redor do mundo. “Esse produto tem sido usado na indústria alimentícia, para fabricação de cosméticos e fins terapêuticos. Nesse último caso, destaca-se sua importância como repositor de glicose, reparação da mucosa intestinal, agente anti-inflamatório e cicatrizante, tratamento de úlceras gástricas, entre várias outras aplicabilidades”.


Diante da importância tanto econômica quanto ecológica, fica clara a importância de se ter um dia dedicado a esse importante inseto.


“Neste dia, não podemos deixar de parabenizar e enaltecer a nossa médica veterinária que desenvolve esse importante trabalho com as abelhas no Indea, então, a ela e a todos os profissionais que trabalham com as abelhas os nossos parabéns”, parabenizou a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de MT (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, comunica a todos os servidores que em virtude das eleições que ocorrerão no próximo domingo (02.10) e pelo fato de que colaboradores do sindicato precisam se deslocar para outras cidades para exercer seu direito ao voto, a sede não estará em funcionamento na tarde desta sexta-feira (30.09).

A Diretoria
Sintap/MT

Parceiros