Sintap-MT

Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Em um esforço notável para impulsionar a eficiência e a inovação no setor público, o diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT), Flávio Gomes Barcelos, e sua equipe se destacam no Prêmio Eficiência e Inovação em Práticas Públicas. A competição, voltada para reconhecer as melhores práticas públicas implementadas no Poder Executivo do estado a partir de 2021, evidencia projetos que estimulam a eficiência e fomentam a cultura de inovação e intraempreendedorismo.

Na atual etapa do concurso, o diretor do Sintap/MT, juntamente com sua equipe composta pelos servidores André Yegros Gonçalves, Aroldo Paniago Junior, Fabio Vinicius da Silva e Renan Tomazelle, estão na terceira posição da disputa. O projeto proposto por eles aborda a "Implantação do conceito e de um Software de Business Intelligence, do tipo self-service nos dados e informações geradas pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso – INDEA/MT".

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA/MT) desempenha um papel crucial na gestão e monitoramento da agropecuária na região, e a introdução de um Software de Business Intelligence representa um salto significativo em direção à modernização e otimização de processos. O conceito de self-service permite que os usuários acessem e analisem dados de maneira autônoma, agilizando a tomada de decisões e contribuindo para a eficácia operacional.

O diretor do Sintap/MT expressou sua satisfação com o reconhecimento, destacando o compromisso da equipe em buscar soluções inovadoras para os desafios enfrentados no setor público. "Estamos honrados por estar entre os classificados no Prêmio Eficiência e Inovação em Práticas Públicas. Isso reflete o esforço conjunto de nossa equipe em promover melhorias substanciais e promover uma cultura de inovação no serviço público", afirmou Barcelos, que aproveitou ainda para agradecer ao Diretor Técnico do Indea/MT, Renan, pelo apoio a iniciativa da equipe.

A fase atual do concurso ressalta não apenas o sucesso do projeto do diretor do Sintap/MT, mas também destaca a importância de iniciativas que impulsionam a eficiência e a inovação no serviço público.

“Espera-se que os resultados inspirem outros órgãos a buscar soluções criativas para enfrentar os desafios contemporâneos e aprimorar a prestação de serviços à comunidade. O reconhecimento do Prêmio Eficiência e Inovação em Práticas Públicas representa um estímulo adicional para aqueles que buscam transformar a administração pública no estado de Mato Grosso”, pontuou o diretor.

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Na manhã desta segunda-feira (06.11), a Presidente e diretores do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT), Diany Dias, acompanhada de diretores se encontraram com o deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho, para abordar diversas pautas relacionadas aos servidores.

O Sintap/MT, que representa os servidores do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), tem desempenhado um papel fundamental na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores das pastas que representa.

Durante a reunião, foram discutidos temas de grande relevância para os servidores, incluindo questões salariais, condições de trabalho, e benefícios. O destaque ficou por conta da negociação em torno do pagamento do RGA. “Esse é um direito dos servidores que visa a atualização dos salários conforme a inflação do período e não podemos abrir mão, inclusive do retroativo”, falou Diany.

A presidente do Sintap/MT, juntamente com os diretores do sindicato, apresentaram argumentos sólidos em favor do atendimento das demandas dos trabalhadores, ressaltando a importância de um diálogo constante entre os representantes sindicais e os órgãos governamentais.

O deputado Eduardo Botelho demonstrou receptividade às demandas apresentadas pelo Sintap/MT e se comprometeu a analisar as possibilidades para atender às reivindicações dos servidores, intermediando junto ao governo de Mato Grosso e dentro das limitações orçamentárias do Estado.

A reunião entre o Sintap/MT e o deputado Eduardo Botelho representa um passo importante no fortalecimento das relações entre os servidores e os representantes políticos, evidenciando a necessidade de um diálogo contínuo para o atendimento das demandas da categoria.

 
 
Neste domingo (29.10), o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT) esteve representado na tradicional Corrida do Servidor, evento que reúne servidores públicos em uma competição saudável e promove a integração entre os membros das diversas categorias profissionais.
 
A corrida contou com uma estrutura especialmente preparada para receber os corredores do sindicato, proporcionando conforto e incentivo para que pudessem alcançar seus melhores resultados. O clima de espírito esportivo permeou todo o evento, demonstrando a união e solidariedade entre os servidores.
 
Destacando-se na competição, o primeiro servidor da equipe do Sintap a cruzar a linha de chegada foi Jean Carlo Boaventura.
 
O diretor do Sintap-MT, Ronair, comentou sobre a participação do sindicato no evento: "Estamos muito orgulhosos de ver nossos servidores demonstrando tanto empenho e dedicação não apenas em seus cargos profissionais, mas também em atividades que promovem o bem-estar e a saúde. Isso reflete a integração e o espírito de equipe que queremos cultivar dentro do nosso sindicato."
 
A Corrida do Servidor não apenas proporcionou um momento de competição saudável, mas também reforçou a importância do cuidado com a saúde física e mental dos servidores, ressaltando que o equilíbrio entre vida profissional e atividades físicas é fundamental para uma carreira bem-sucedida.
 
O Sintap-MT já se prepara para futuras participações em eventos esportivos, fortalecendo não apenas o corpo de seus membros, mas também a coesão e união dentro da categoria.

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Neste Dia do Servidor Público, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT) parabeniza todos os servidores do estado, mas destaca uma realidade específica: a situação dos trabalhadores ligados ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) que estão sendo penalizados por inúmeras situações por parte da gestão da autarquia a qual fazem parte.

“É um dia de extrema importância para todos nós, que servimos esse Estado, porém não podemos deixar de aproveitar a data para ressaltar os desafios enfrentados pelos servidores do Indea, afirmando que estes não têm motivo para comemorar devido à falta de valorização por parte da gestão da autarquia, tanto que os servidores deflagaram estado de greve na assembleia geral desta sexta-feira", disse a presidente do sindicato, Diany Dias.

A entidade sindical aponta ainda para uma série de questões que têm gerado insatisfação entre os servidores.

As reivindicações dos servidores são inúmeras, em contrapartida, o Sintap/MT elogia o desempenho e a dedicação dos servidores mesmo diante das dificuldades enfrentadas no cenário atual.

A gestão pública enfrenta desafios constantes, e o Dia do Servidor Público é um momento oportuno para refletir sobre a importância desses profissionais e reconhecer as condições necessárias para que possam desempenhar suas funções de maneira eficaz e satisfatória.

O Sintap/MT reitera seu compromisso em lutar pelos direitos e interesses dos servidores, buscando sempre o diálogo e a colaboração com as instituições responsáveis pela gestão pública em Mato Grosso.

Parabéns a todos os servidores!!!!

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Na manhã desta sexta-feira (27.10), o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT) realizou uma assembleia geral que marcou um fato histórico em seus 34 anos de existência. Pela primeira vez, o encontro ocorreu em formato híbrido, demonstrando mais um avanço na gestão sindical da entidade que representa os servidores do Indea e Intermat.

“A assembleia híbrida é uma modalidade que beneficia a democracia, pois permite que todos os servidores que estão nos 141 municípios do estado participem e deem sua opinião, sem ter que se descolocar”, pontuou a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.

Durante a reunião, diversos assuntos foram apresentados e discutidos, culminando na aprovação unânime dos participantes para a declaração de estado de greve dos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT), em função da insatisfação da categoria com a falta de progressos nas reivindicações junto a gestão do Indea/MT.

"Não temos visto avanços nas nossas reivindicações com a gestão do instituto, todos estão muito insatisfeitos, principalmente pelas medidas que os gestores da pasta vêm tomando em relação aos servidores”, falou Diany.

Conforme os servidores ainda, a base está doente com quase 3% com atestados médicos de um montante de quase 1000 servidores que estão espalhados nós 141 município e a gestão não está vendo isso. São inúmeros atestados, além disso os atestados são contestados pela perícia médica terceirizada, além disso, eles alegam que a coordenadoria não tem um plano de gestão a não ser cortar ponto do servidor e não discute com o sindicato, que fica sabendo das atividades que mexe com a vida do servidor através da imprensa ou no diário oficial de Mato Grosso.

Os servidores representados pelo Sintap/MT buscam melhorias em suas condições de trabalho e benefícios, além de uma maior valorização de suas funções. A decisão de entrar em estado de greve reflete a insatisfação coletiva e a determinação em buscar soluções para essas demandas.

O estado de greve é uma medida que visa pressionar as autoridades a atenderem as reivindicações da categoria. “Esse movimento representa um passo importante na luta dos trabalhadores do Indea por condições de trabalho mais justas e dignas”, pontou a presidente.

Durante a assembleia ainda, os servidores presentes pontuaram que o sindicato não tem dificuldades em relação as reivindicações do Intermat que faz parte da base do Sintap, que foram todas atendidas, entre elas, sala para descanso, banco de horas, atende a lei 10042 com os cargos técnicos, que são ocupados pelos servidores de carreira.

“Estamos conversando sobre a possibilidade do concurso no Intermat, quando fazemos as reuniões logo vemos os resultados acontecendo. Por isso a base do intermat não está em estado de greve, vejamos que o presidente é exclusivamente comissionado, ao contrário do Indea, onde a gestão é feita por servidores concursados”, falou Diany.

Outra reivindicação do Sintap é em relação aos servidores que trabalham nas unidades de execução, que ocupam cargos de chefia, mas não recebem por isso, contudo, qualquer problema que ocorra a responsabilidade é dele.

“Não vemos a diretoria do Indea cobrando isso. Não vemos também preocupação de desenvolver politicas para verificar o que está acontecendo com a base para saber o porque ela está tão doente”, comentou Diany.

Além disso, os sindicalistas pontuam que fizeram concurso público e não fizeram concurso interno de transferência, não atenderam a solicitação do Sintap de dar oportunidade de mudança de local de trabalho aos servidores que já estão a cerca de 30 anos na autarquia.

O Sintap/MT também quer para os servidores politica de gestão de pessoa e desenvolvimento na qualidade de vida deles.

“A sociedade tem que saber que as nossas buscas são para dar sustentabilidade para os que também estão no campo e necessitam do serviço do servidor, além de desenvolver o estado, estar junto no Desenvolvimento de Mato Grosso, nós somos vetados de ter o nosso RGA. Em 2008 foi tirado da carreira o repasse do RGA, então é uma luta que vem desde 2008 para se repor essas perdas. Queremos que o Indea intervenha nessa situação, que olhe para seus servidores. Não vemos como culpa do governo, protocolamos os ofícios das reivindicações e agora vamos tratar de negociar com todos. Queremos que todos venham somar conosco para ver o servidor feliz e não doente como estão”.

A partir de agora, o Sintap/MT estará mobilizado para intensificar as negociações com a direção da pasta, visando alcançar avanços significativos nas pautas apresentadas. A categoria se mantém unida e determinada na busca por melhorias em suas condições laborais.

A próxima etapa será definida em conjunto pelos representantes do sindicato e seus sindicalizados, enquanto a pressão por respostas efetivas do governo do estado permanece constante.

É com profundo pesar, que o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, comunica e lamenta o falecimento do senhor Orlando Esteves de Lima, pai da servidora do Indea e delegada do Sindicato na regional de Rondonópolis, Alexandra Pimentel.

Nascido em 1947, o senhor Orlando faleceu nesta sexta-feira (02.09), sendo que o velório estará ocorrendo a partir das 19h30, na capela 4.


Aos familiares e amigos do senhor Orlando, nossos profundos sentimentos e nossas orações para que Deus o receba com todo seu amor de pai!!!

A Diretoria
Sintap/MT

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Em uma recente decisão, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu o direito dos servidores públicos federais, estaduais e municipais admitidos antes de 1988 de pedirem a restituição de valores não recebidos do Pasep. Essa vitória representa um marco para os trabalhadores que aguardavam a liberação de ações que estavam suspensas desde 2021.

“A decisão do STJ evidenciou falhas na prestação de serviços por parte do Banco do Brasil, que é responsável pela administração do Pasep. Ficou claro que o banco não repassou os valores corretos aos servidores, prejudicando as contas vinculadas ao programa”, disse a presidente do indicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Interma, Diany Dias.

Diante desse veredicto favorável, os servidores agora têm o direito de buscar a justiça para reivindicar tanto os danos materiais quanto morais decorrentes dessa situação. Isso significa que os trabalhadores podem ingressar com medidas judiciais visando o ressarcimento integral.

Orientação Jurídica

A assessoria jurídica do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT) está prontamente disponível para orientar os servidores do Indea e Intermat que desejam seguir com esse processo.

A representação do sindicato demonstra um compromisso firme em assegurar que os direitos dos trabalhadores sejam devidamente protegidos.

“A decisão do STJ representa um importante avanço na busca pela justiça para os servidores públicos admitidos antes de 1988 que foram prejudicados pela má gestão do Pasep. Agora, com a possibilidade de buscar a restituição dos valores não recebidos, os trabalhadores têm a chance de recuperar o que lhes é de direito”, afirmou o assessor jurídico do Sintap/MT, Dr. João Celestino.

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Mato Grosso, um estado agraciado com vastas extensões de terras dedicadas à agricultura, pecuária e atividades florestais, enfrenta desafios constantes quando se trata da saúde e segurança dos trabalhadores nestes e outros setores. Para lidar com essas questões cruciais, o Consaset, ou Conselho de Saúde e Segurança do Trabalho, desempenha um papel fundamental. Este conselho é composto por servidores das principais secretarias do Estado por dois representantes do Forum sindical e que se reunem mensalmente afim de discutir e trazer soluções para que o ambiente de trabalho seja mais seguro e saudável e obedecendo as legislações vigentes.

O Conselho de Saúde e Segurança do Trabalho (Consaset) é uma instância colegiada que visa promover a saúde e segurança dos trabalhadores no estado de Mato Grosso. Sua atuação é pautada na formulação e execução de políticas e diretrizes que visam prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, bem como promover a qualidade de vida dos profissionais envolvidos nos setores do Estado. 

A Representação Sindical no Conselho:

Maria Fernanda Freitas, diretora do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT), assume um papel crucial como representante titular do fórum sindical no Consaset. Sua experiência e dedicação em prol dos trabalhadores a colocam em uma posição estratégica para contribuir significativamente para as discussões e decisões do conselho.

“Nós sempre nos reunimos e trabalhamos no sentido de garantir o direito a saúde e segurança dos servidores”, comentou Maria Fernanda, reforçando que “uma das pautas que já foram abordadas, foi sobre a criação do comitê setorial dentro do Indea, cujo uma das finalidades é de realizar o LTCAT, para que finalmente o servidor com atividade de risco tenha garantido o direito a insalubridade. Além do PCMSO (programa de controle médico de saúde ocupacional) e classificação no PGR (Programa de Gerenciamento de Risco) e PPRA (Programa de prevenção de Riscos Ambientais)”.

O Consaset desempenha um leque de atividades para cumprir sua missão. Entre elas, destacam-se:

Elaboração de Normativas: O conselho participa ativamente na elaboração e revisão de normas e regulamentações que visam garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

Capacitação e Treinamento: Promove ações de capacitação e treinamento para trabalhadores e empregadores, visando a conscientização sobre práticas seguras e a prevenção de acidentes. 

Fiscalização e Monitoramento: Realiza a fiscalização e monitoramento das condições de trabalho nos setores abrangidos, assegurando o cumprimento das normativas vigentes.

Diagnósticos e Estudos: Desenvolve estudos e pesquisas para identificar os principais riscos e desafios enfrentados pelos trabalhadores, subsidiando a tomada de decisões e a implementação de políticas mais efetivas. 

Resultados e Impactos:

Desde sua criação, o Consaset tem desempenhado um papel importante na melhoria das condições de trabalho em Mato Grosso. Através de suas ações, tem-se observado uma redução significativa nos índices de acidentes e doenças ocupacionais, contribuindo para um ambiente laboral mais seguro e saudável.

“Nós buscamos através da nossa participação no Conselho fortalecer ainda mais o compromisso em prol do bem-estar e qualidade de vida dos profissionais que impulsionam o desenvolvimento do estado. Com a continuidade desse trabalho colaborativo, espera-se que Mato Grosso se torne um exemplo nacional em segurança e saúde no trabalho”, finalizou Maria Fernanda.

Parceiros