Sintap-MT

Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT) tem servidores aposentados, como é o caso da própria presidente, Diany Dias, mas o grupo também é formado por servidores da ativa, e um deles é o jovem diretor de Imprensa e Comunicação, Wanderson Pires Salomão, que nesta semana esteve reunido com Diany Dias para tratar sobre as metas da nova gestão no setor.

No que depender dele, a comunicação do Sintap-MT será simples e direta, para um maior alcance dos sindicalizados. E para isso, Wanderson já tem todo o apoio da presidente, que gosta de novas ideias e também tem um estilo de trabalho descentralizado e participativo, sobretudo com os colegas do interior do estado.

O diretor de Comunicação já antecipou como a comunicação irá funcionar. "Nessa gestão nós queremos realizar uma comunicação direta e moderna com todos os sindicalizados, fazendo uso das ferramentas. O mundo inteiro evoluiu no conceito de comunicação, então por que não nós enquanto Sindicato não abraçarmos isso? Faremos o possível para conseguir entregar a informação aos sindicalizados o máximo possível em tempo real", declarou, acrescentando a importância da participação de cada sincalizado nesse processo.

Outra proposta, segundo Wanderson, é fazer com que o nome do Sintap-MT seja visto e, mais importante do que isso, ser representativo. "Porque, apesar de sermos um Sindicato forte, com sindicalizados fortes, já que temos uma representatividade grande no estado, queremos mostrar, através da comunicação, toda essa força que temos, queremos expressá-la. Então, basicamente, queremos uma comunicação rápida, direta e simples com os sindicalizados nos quatro cantos de Mato Grosso", concluiu.

Luiz Perlato/SINTAP-MT

O Fórum Sindical de Mato Grosso realizou, na manhã de hoje (26), a sua segunda reunião em 2022. A reunião foi na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT), sob a coordenação da presidente do Sintap, Diany Dias, que deu as boas-vindas aos participantes e logo em seguida passou a palavra aos representantes sindicais.

Após intenso debate, foi deliberada a nova coordenação do Fórum Sindical, com quatro coordenadores, que ficou assim constituída: Saúde - SISMA/MT - Carmen Machado; Segurança - ACSPMBM/MT - Sargento Laudicério Machado; Educação - SINTEP/MT - Valdeir Pereira; e Agricultura - SINTAP/MT - Diany Dias.

Outro encaminhamento foi o da realização de uma reunião no próximo dia 31, em período integral, no Hotel Fazenda Mato Grosso, para uma imersão e construção do planejamento estratégico para 2022 do Fórum Sindical de Mato Grosso.

A reunião teve a participação de Carmen Machado e Tatiana Lima da Costa Refosco, do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA/MT); Antonio Wagner de Oliveira, do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (SINPAIG-MT); Orlando Francisco e Valdeir Pereira, do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT); Carlos Roberto dos Santos Júnior, do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso (Sintesmat); Adolfo Grassi de Oliveira, do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira dos Prof de Desenvolvimento Economico Social (Sindes-MT); Domingos Sávio da Cunha Garcia, da Associação dos Docentes da Unemat; Carlos Augusto Gomes de Oliveira, do Sindicato dos Servidores Públicos do Meio Ambiente do Estado der Mato Grosso (Sintema-MT); Laudicério Aguiar Machado, da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso; James Rachid Jaudy, da Associação dos Servidores Efetivos da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (ASAGER).

Luiz Perlato/SINTAP-MT

A campanha de filiações do Sindicato do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT) ganhou um importante aliado. Trata-se do presidente da Associação dos Servidores do Indea (ASSIN-MT), Artur Luciano Venturi, que na semana passada visitou o Sindicato e assinou a ficha de sindicalização. Artur, na verdade, era um antigo filiado, que se desfiliou em 2021 e voltou. "Fui filiado há muito tempo, desde à primeira gestão da Diany, havia me desfiliado no ano passado mas retornei", explicou.

A Associação, para quem não sabe, é mais antiga que o Sindicato. Artur observa que, antes da existência do Sintap, era a Associação que tratava de questões salariais, de carreira, de estrutura, de direitos, enfim. "O Sindicato é o órgão que tem as prerrogativas legais para tratar desses assuntos, e por isso ele foi criado. A Associação, entretanto, continuou existindo. Ela foi fundada em 1983", destacou ele, acrescentando que o Sindicato e a Associação se complementam.

"O nosso relacionamento com o Sintap sempre foi de muita confiança e trabalho mútuo. É um relacionamento de respeito, de trabalho mútuo e objetivos em comum, que é o bem dos servidores ativos e inativos que representamos. No período em que fui presidente, de 2015 a 2018, a gente sempre teve uma parceria muito forte com a atual presidente, Diany Dias. A gente fazia algumas ações sociais em conjunto, para o bem-estar dos servidores. Fizemos eventos associativos, como bailes de fim de ano e algumas cobranças perante ao Indea, por melhorias das condições de trabalho dos servidores".

"Enquanto o Sindicato defende e luta pelos direitos dos servidores, a Associação atua no lado social, como saúde corporal e convênios relacionados à saúde, eventos festivos, comemorações do dia da mulher e dia das mães, enfim. Também buscamos convênios com o comércio local e estimulamos a prática desportiva, incluindo futebol, vôlei e ginástica funcional".

Artur foi presidente da Associação dos Servidores do Indea por 2 mandatos, de 2015 a 2019. Seu atual mandato começou em janeiro, da mesma forma que o mandato da nova gestão do Sintap-MT. A Associação tem 261 filiados.

Luiz Perlato/SINTAP-MT

 

 

Os servidores aposentados do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso estão comemorando hoje (24) o Dia dos Aposentados, recebendo do Sintap-MT as merecidas homenagens.

"Esta data é destinada a homenagear os servidores que se dedicaram a vida inteira ao trabalho e agora usufruem de um merecido descanso", disse, em nome de toda a sua Diretoria, a presidente do Sindicato do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso, Diany Dias, reiterando que a nova gestão do Sindicato tem entre suas metas prioritárias muitas ações voltadas para a valorização dos servidores, com destaque para os aposentados e pensionistas, que apesar de não estarem mais na ativa continuam contribuindo para a sociedade com sua experiência e suas habilidades, desenvolvidas ao longo da vida.

Pensando nisso, o Sintap-MT, dentre outras coisas, pretende colocar em prática um plano de estímulo ao empreendedorismo, que vai desde a música e a dança até a culinária e dons artísticos em geral.

Parabéns a todos os colegas aposentados e pensionistas.

É com profundo pesar que o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, comunica o falecimento do senhor João figueira de Sousa, irmão da servidora aposentada do Indea/MT, Jussara Santiago.
O senhor João faleceu na última quinta-feira (20.01), vítima de pneumonia e insuficiência renal aguda. Ele estava com 78 anos de idade.
Conforme os familiares, o enterro ocorreu ocorreu no dia 21, no Cemitério São Gonçalo.
Diante deste momento de profunda dor, o Sintap/MT se solidariza com a servidora, com sua família e amigos do senhor João.
A todos, nossos profundos sentimentos e nossas orações para que Deus o receba com todo seu amor de pai!!!

Diany Dias
Presidente do Sintap/MT

Que tal conhecer os projetos do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT) na atual gestão, que assumiu a entidade no início deste mês? Quem fala das metas e ações é a diretora de Assuntos de Aposentados e Pensão, Orenil de Andrade. Leia, a seguir, o inteiro teor da entrevista que ela concedeu nesta semana à Assessoria de Imprensa do Sindicato.

"Um grande marco nesta gestão será o empreendedorismo dos nossos sindicalizados, incluindo, é claro, os aposentados e pensionistas. Temos muitos filiados com dons maravilhosos, muitos deles cantam e dançam, outros são hábeis com o artesanato e a culinária, fazem doces e fazem bolos, dentre outras coisas, e entre esses colegas com habilidades especiais há muitos aposentados e pensionistas.

Outro ponto muito forte do Sintap-MT é que neste Sindicato a gente tem um grande alicerce. Por exemplo, temos os encontros dos aposentados e pensionistas, algo que fortalece e faz com que os nossos aposentados, dos quais eu me incluo, não fiquemos apenas em casa, como se não tivéssemos mais nada para fazer. Então a gente está sempre se reunindo, temos encontros e passeios.

Quando chega o momento de se aposentar os servidores em geral sempre têm um certo receio. Após tanto tempo de trabalho no serviço público, muitos ficam com dúvidas sobre o que fazer depois disso. Será que o setor onde eu atuo vai sentir a minha falta? Esses são alguns questionamentos quando a gente se aposenta. Mas os aposentados e pensionistas do Indea e Intermat têm um suporte muito forte do nosso Sindicato, e também da nossa Associação, principalmente do Sintap, porque aqui todos os aposentados, pensionistas e servidores da ativa têm um ponto de apoio nas questões jurídicas e até mesmo de problemas financeiros.

Então, uma meta da nossa gestão, com a Diany Dias à frente, ela que também é aposentada e isso é histórico na cultura dos sindicatos em Mato Grosso, principalmente aqui no Sintap (pela primeira vez temos vários diretores aposentados, e a nossa presidente é uma aposentada). Portanto, nessa gestão queremos implementar isso, uma gestão compartilhada com os nossos aposentados, pensonistas e ativos, e o mais importante: temos vários servidores que já estão próximos da aposentadoria.

Queremos trabalhar uma política pública funcional de valorização do servidor na sua aposentadoria, para que não tenham receio dessa transição da ativa para a aposentadoria. Tem muitas situações em que a pessoa se aposenta e entra em depressão. Queremos dizer a eles que haverá muitas ações nesta direção, vamos implementar um projeto de valorização dos aposentados e pensionistas, sem esquecer também, é claro, dos servidores da ativa, incluindo aqueles que estão para se aposentar, que seja um ano, dois, três, quatro ou cinco, e começam a se preocupar com o que irão fazer depois que não estiverem mais no trabalho.

Outro ponto importantissimo do nosso Sindicato é que aqui temos assistente social e psicólogo, que é muito importante. Pensa bem, você trabalha durante 30 ou 35 anos, e depois de todo esse tempo no serviço público a cabeça dele é o trabalho 24 horas, porque o Indea e o Intermat é isso. A gente trabalha 8 horas por dia mas vai para casa levando os problemas que tínhamos para resolver, e no outro dia cedo estamos ali naquela lida, então o aspecto do apoio que o Sintap está dando para todos os sindicalizados também abrange a questão emocional.

Basicamente o que queremos fazer nessa gestão é ampliar o trabalho que a nossa antiga diretora, Dona Didi, fez com muito mérito. Ela fez um trabalho muito forte à sua época, voltado para os aposentados e pensionistas. Ela proporcionou vários passeios, tanto em Mato Grosso como no restante do país,incluindo Porto de Galinhas, Caldas Novas e o Malai Manso Resort, que é o nosso ponto estratégico.

Neste ano, como assumimos a gestão a partir de janeiro, a meta é fazer um cronograma incluindo a valorização dos servidores, com eventos especiais no dia do aposentado, por exemplo, confraternizações com os aniversariantes do mês, programação dos passeios, enfim, e trabalharemos muito na política para não perdermos os nossos direitos. Infelizmente o governo não valoriza os servidores e quer desmantelar o serviço público, a política administrativa que aí está, por exemplo, não vê o aposentado como uma pessoa que trabalhou a sua vida toda para estar onde está hoje, da forma como está.

Essa, em síntese, será a nossa prioridade de gestão. Mas a Diretoria do Sintap-MT está coesa quanto a isso, que nós aposentados, pensionistas e servidores da ativa não podemos perder direitos adquiridos.

A meta maior dessa diretoria é a valorização de todas as ações já implementadas pelo Sintap, que são muito boas, fortalecer o empreendedorismo dos nossos aposentados e pensionistas, não deixar nenhuma data passar despercebida, e o mais importante, lutar pelos nossos direitos, políticos, públicos, sociais, financeiro, de saúde, enfim".

A família da Sra. BENEDITA SATURNINA DE SOUZA (DONA DOCA), com amor e saudade convida os familiares, parentes e amigos para a celebração da Missa de Sétimo Dia de seu Falecimento.

Dia: 17/01/2022 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: PARÓQUIA SÃO GONÇALO - PORTO (Av. XV de Novembro, 664 - Centro Sul, Cuiabá - MT)

Aqueles que amamos nunca morrem. Eles deixam um legado, uma história a nos motivar enquanto vivemos neste mundo.
Amém.

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT

A pedido da presidente, Diany Dias, a diretoria de informática está realizando um trabalho de levantamento de informações na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat. O objetivo é de modernizar todo esse setor.


“Precisamos entrar na era digital, da tecnologia, pois hoje nós temos muitos equipamentos no sindicato que estão em desuso, antigos, e para tentarmos modernizar a parte de infraestrutura do setor de informática estamos realizando esse levantamento. Pretendemos também estar mudando a parte do servidor, que atualmente se encontra muito exposto. Pretendemos colocá-lo em um local mais seguro, além de trocarmos esse equipamento por um mais moderno”, contou o diretor de informática, Benjamim Cruz.


Conforme o diretor ainda a parte de conexão também deve ser melhorada, com intuito de se evitar a parte de cabeamento atual.


Com essa reformulação do setor, a gestão do Sintap/MT pretende beneficiar a sua base.


“Essa reestruturação irá atingir além dos colaboradores do sindicato, também os servidores sindicalizados, pois vamos melhorar tanto na parte de protocolo, quanto no trâmite de processos, evitando desta forma o consumo de papel. Iremos fazer tudo isso via sistema, proporcionando ainda mais segurança e agilidade nessa parte documental”, disse Cruz.


DELEGACIAS DO INTERIOR


Todo esse novo sistema irá atender ainda as 16 delegacias do interior de Mato Grosso, já que tudo passará a ser no formato on-line.


“Todos os delegados terão acesso para acompanhar os trâmites dos processos, tudo digitalmente. Com isso, estaremos entrando na era da modernização, e principalmente da sustentabilidade, evitando papéis e contribuindo desta forma com uma maior preservação do nosso meio ambiente”, finalizou Cruz.

Parceiros