Sintap-MT

Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Aproveitando a presença maciça dos jornalistas na abertura dos trabalhos do ano legislativo, na manhã de ontem (02) as lideranças do Fórum Sindical divulgaram, para toda a sociedade mato-grossense, a defasagem salarial, superior a 30% e outras questões que afetam os servidores públicos estaduais. Outra missão, plenamente cumprida, foi a entrega de uma carta reivindicatória ao governador Mauro Mendes e aos deputados.

O Fórum Sindical foi à Assembleia Legislativa para cobrar, principalmente, o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA). As categorias querem reposição das perdas salariais acumuladas desde 2018, realização de concurso público e o fim dos descontos de 14% referentes à alíquota previdenciária.

Um ofício com as reivindicações conjuntas foi entregue ao governador Mauro Mendes durante sua entrevista coletiva à imprensa, e também ao presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), e a outros diversos deputados, com pedido de apoio.

Pobreza

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) manifestou solidariedade aos servidores, se posicionou a favor das reivindicações do Fórum Sindical. "A nossa população está empobrecendo, e o servidor público também está empobrecendo, por conta das perdas salariais, reflexo do não cumprimento dos reajustes relacionados à inflação. Isso faz com que o servidor público volte seu filho à escola pública, passe a não ter plano de saúde e volte a utilizar a saúde pública, sobrecarregando a saúde pública. O pobre está ficando mais pobre, e o rico, mais rico. Esta é uma situação que deve ser pauta aqui na Assembleia Legislativa, e o governador deve levar isso em consideração", declarou Janaína.

O senador Wellington Fagundes (PL-MT), que também esteve na Assembleia, pontuou que os servidores públicos são fundamentais para servir à sociedade, e por isso têm que ter o reconhecimento, e tem que haver o diálogo, para que todos os setores possam ser atendidos.

Mauro Mendes

Na marcha à Assembleia, o Fórum Sindical dialogou com parlamentares e com o próprio governador Mauro Mendes, através da presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT), Diany Dias, que conversou pessoalmente com o chefe do Executivo. Diany também conversou com os deputados Allan Kardec (PDT) e João Batista (Pros), dentre outros.

Questionado pelo Fórum Sindical, o governador Mauro Mendes (DEM) garantiu que o diálogo com os servidores públicos estaduais segue sendo uma orientação expressa aos seus secretários.

Durante a manifestação na Assembleia, os membros do FS também estiveram nas galerias e acompanharam a solenidade de abertura dos trabalhos legislativos de 2022, oportunidade em que alguns gritaram cobrando o pagamento da RGA e outras pautas.

O Fórum Sindical tem reunião ordinária na próxima terça-feira para discussão dos próximos passos da luta dos servidores públicos estaduais.

Luiz Perlato/SINTAP-MT

Os representantes sindicais e associativos que compõem o Fórum Sindical se reuniram ontem (31) para tratar do planejamento das ações de 2022, visando alinhar estratégias para um diálogo institucional com os poderes legislativo e executivo.

Descontentamentos envolvendo a Revisão Geral Anual (RGA), falta de concurso público, contribuição previdenciária, práticas antissindicais e atitudes intransigentes do governo. Essas questões estiveram no centro das discussões da reunião, que buscou definir um planejamento de atividades e ações conjuntas dos servidores públicos.

Deliberações

O primeiro encaminhamento da reunião foi pela institucionalização do Fórum Sindical, restando deliberado que os representantes sindicais deverão levar a questão às suas bases, e ficou agendado o retorno para discussão do processo de formalização no dia 05 de abril de 2022.

Com relação ao calendário de mobilizações, foi definido para o dia 2 de fevereiro a entrega de pauta de reivindicações do Fórum Sindical na Assembleia Legislativa, Ministério Público e Casa Civil do Executivo Estadual, e foi criada uma agenda de mobilização para o período de 14 a 25 de fevereiro, com panfletagens, atos e mobilizações, levantando essas pautas, e com a possibilidade de paralisação no dia 9 de março.

Quanto à agenda do Fórum Sindical, ficou definido que as reuniões ordinárias acontecerão toda terça-feira de cada mês, das 8h às 12h, e as reuniões extraordinárias, se necessárias, serão convocadas.

"Enxugamento"

Esqueça o Fórum Sindical com aquele monte de representantes de antigamente mas com poucos membros atuantes. De agora em diante, sob nova direção, só farão parte os Sindicatos e dirigentes realmente participativos. Serão excluídos, por exemplo, quem não faz mais parte das diretorias e quem não é mais presidente dos sindicatos, bem como entidades e delegados que não participam. "O Fórum Sindical não é grupo de amigos, é grupo de dirigentes sindicais", justificam os novos coordenadores da entidade. A decisão foi aprovada por unanimidade.

A necessidade de interiorização das ações do FS foi outro assunto discutido na reunião de ontem.

Avaliações

Na avaliação do diretor de Assuntos Políticos do Sintap-MT, Francisco Borges, foi uma satisfação participar da reunião como representante do Sintap-MT e constatar que o Fórum Sindical, que estava totalmente esfacelado desde alguns anos, agora está se reorganizando. "Hoje com a nova coordenação, composta por 4 integrantes incluindo a nossa presidente Diany Dias, essa entidade que congrega todos os sindicatos do Poder Executivo está de novo acordando. Então fico feliz e acho que este é o caminho para novas lutas e novas batalhas que virão", disse ele.

Em suas palavras, Borges considerou muito válido o encaminhamento para o FS representar as entidades no início dos trabalhos da Assembleia Legislativa. "Porque vamos estar lá com todas as entidades para apresentar uma pauta de reivindicação, tanto para o governador Mauro Mendes quanto para os deputados estaduais".

Além de Francisco Borges, o Sintap-MT foi representado pelo diretor Jurídico Carlos Alberto Ramsay Garcia, e pelo advogado João Celestino.

Para o diretor de Formação Sindical do Sindes - Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira dos Profissionais de Desenvolvimento Econômico Social, Eduardo de Matos, a reunião foi muito importante no sentido de rearticular o Fórum, buscando a unidade de vários segmentos dos sindicatos de servidores públicos do estado.

"Temos uma pauta complexa para garantir os direitos dos servidores, e acho que foi tirada aí a prioridade na recomposição do RGA, que está defasado, na luta pelo concurso público para várias carreiras que hoje, em grande parte, está sendo preenchida por contratos, e não por por concurso público, então se faz necessário, até para uma melhor qualidade da prestação de serviço, a efetivação desses servidores através de concurso, e acho que está na nossa pauta. E foi tirado aí um calendário de luta para que essas pautas sejam atendidas. Então agora é partir pra cima, mobilizar as categorias e garantir os direitos que vêm sendo afetados", declarou.

Saiba mais

A nova coordenação do Fórum Sindical do Estado de Mato Grosso, eleita na semana passada, aderiu à formação quadripartite, desta vez composta por duas mulheres e dois homens. São eles a presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde (SISMA/MT) Carmen Machado; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Floresta (SINTAP/MT), Diany Dias; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (SINTEP/MT), Valdeir Pereira; e o presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso (ACS-PMBM/MT), Laudicério Aguiar Machado. A cada seis meses um dos coordenadores será substituído.

Luiz Perlato/SINTAP-MT

Hoje (31) tem reunião do Fórum Sindical, o dia todo, no Hotel Fazenda Mato Grosso. O Sintap-MT está sendo representado pelo diretor de Assuntos Políticos, Francisco Borges, e pelo diretor Jurídico, Carlos Alberto Ramsay Garcia. Além dos diretores, também está representando o Sindicato o Dr. João Celestino, advogado do Sintap-MT. A primeira discussão e deliberação da reunião foi a respeito da institucionalização do Fórum Sindical. Proposta aprovada, mas os Sindicatos terão um prazo para apresentar a pauta à sua base.

Luiz Perlato/SINTAP-MT


Com tantos ataques aos direitos dos trabalhadores nos cenários federal e estadual, já é possível antever que 2022 será um ano de muitas lutas para o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT). Mas uma pessoa, em especial, terá a "batata quente" nas mãos, já que ele, Joaquim Julião dos Santos, é o diretor de Mobilização e Formação Sindical, que ontem à tarde esteve na sede do Sindicato, falando de sua enorme responsabilidade.

Surpreendentemente, Joaquim revelou que está ciente da complexa missão e que foi ele mesmo quem pediu à presidente, Diany Dias, para ficar à frente dessa diretoria, isso tudo apesar do fato dele ser de Campo Verde. "A grande responsabilidade tem a ver com o trabalho de mobilizar os nossos colegas servidores para que voltem a se sindicalizar ao Sintap-MT, porque ultimamente tivemos muitas desfiliações, e para vencer nossas batalhas precisaremos de força máxima", pontuou.

Depois de mais de 37 anos atuando como agente fiscal de defesa agropecuária do INDEA- Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, Joaquim afirma que não pensa em parar de trabalhar. A aposentadoria foi alcançada em junho de 2020, mas ressalta que, uma vez aposentado, não pode pensar apenas nele. "Tem muitos colegas que continuam na ativa, e o governo pretende retirar os direitos de todos eles. Quero que cheguem onde eu cheguei e trabalharei por eles com muita satisfação".

Para o diretor de Mobilização, é preciso lembrar, por exemplo, que se o agronegócio hoje está no patamar em que está isso se deve ao trabalho dos servidores responsáveis, por todos esses anos, pelo controle da situação de doenças, como a febre aftosa, que antes impedia a exportação da carne aqui produzida. "O agronegócio dependeu dos resultados que nós conseguimos, desse parâmetro mundialmente exigido nas exportações, de livres da febre aftosa e outras doenças".

Ele explicou que já integra a diretoria do Sindicato há muitos anos, em pelo menos 06 gestões, nas quais as diretorias tiveram muito êxito, mas esta é a primeira vez que representa a diretoria de Mobilização. "Devido à questão da mudança do tratamento governamental perante o funcionalismo público, ficou difícil trabalhar, até conseguimos vitórias que nunca serão esquecidas, como a questão salarial e a nossa estabilidade, em que o governo fez um concurso mas até hoje vive querendo tirar os direitos do funcionalismo público, e é de nossa responsabilidade lutar para que isso não aconteça".

"Hoje estou diante da pasta de mobilização para buscar de volta a união dos nossos sindicalizados e trazer de volta aqueles que se afastaram do Sindicato, porque a união faz a força", complementa Joaquim, salientando ainda que as lutas são como uma corrente que parte do governo federal até o governo do estado.

"Eles (os nossos inimigos) olham muito para as questões do legislativo e do judiciário, e se depender deles o serviço público até deixará de existir, como vem sendo buscado através da proposta da reforma administrativa, com a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/2020. Todo o trabalho que vem sendo feito a nível federal, tanto da parte do Poder Executivo quanto do Legislativo, visa tão somente garantir o futuro deles. Querem colocar e tirar quem eles quiserem, e os servidores públicos são um empecilho para que tenham sucesso neste objetivo. A gente não pode permitir que essas coisas aconteçam, até porque os serviços públicos só existem porque os servidores públicos existem e se empenham por isso".

Mas como um diretor pretende alcançar seus objetivos morando no interior, no caso em Campo Verde? Joaquim disse que o importante neste processo será a comunicação com os sindicalizados.

Luiz Perlato/SINTAP-MT

A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT) tem servidores aposentados, como é o caso da própria presidente, Diany Dias, mas o grupo também é formado por servidores da ativa, e um deles é o jovem diretor de Imprensa e Comunicação, Wanderson Pires Salomão, que nesta semana esteve reunido com Diany Dias para tratar sobre as metas da nova gestão no setor.

No que depender dele, a comunicação do Sintap-MT será simples e direta, para um maior alcance dos sindicalizados. E para isso, Wanderson já tem todo o apoio da presidente, que gosta de novas ideias e também tem um estilo de trabalho descentralizado e participativo, sobretudo com os colegas do interior do estado.

O diretor de Comunicação já antecipou como a comunicação irá funcionar. "Nessa gestão nós queremos realizar uma comunicação direta e moderna com todos os sindicalizados, fazendo uso das ferramentas. O mundo inteiro evoluiu no conceito de comunicação, então por que não nós enquanto Sindicato não abraçarmos isso? Faremos o possível para conseguir entregar a informação aos sindicalizados o máximo possível em tempo real", declarou, acrescentando a importância da participação de cada sincalizado nesse processo.

Outra proposta, segundo Wanderson, é fazer com que o nome do Sintap-MT seja visto e, mais importante do que isso, ser representativo. "Porque, apesar de sermos um Sindicato forte, com sindicalizados fortes, já que temos uma representatividade grande no estado, queremos mostrar, através da comunicação, toda essa força que temos, queremos expressá-la. Então, basicamente, queremos uma comunicação rápida, direta e simples com os sindicalizados nos quatro cantos de Mato Grosso", concluiu.

Luiz Perlato/SINTAP-MT

O Fórum Sindical de Mato Grosso realizou, na manhã de hoje (26), a sua segunda reunião em 2022. A reunião foi na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT), sob a coordenação da presidente do Sintap, Diany Dias, que deu as boas-vindas aos participantes e logo em seguida passou a palavra aos representantes sindicais.

Após intenso debate, foi deliberada a nova coordenação do Fórum Sindical, com quatro coordenadores, que ficou assim constituída: Saúde - SISMA/MT - Carmen Machado; Segurança - ACSPMBM/MT - Sargento Laudicério Machado; Educação - SINTEP/MT - Valdeir Pereira; e Agricultura - SINTAP/MT - Diany Dias.

Outro encaminhamento foi o da realização de uma reunião no próximo dia 31, em período integral, no Hotel Fazenda Mato Grosso, para uma imersão e construção do planejamento estratégico para 2022 do Fórum Sindical de Mato Grosso.

A reunião teve a participação de Carmen Machado e Tatiana Lima da Costa Refosco, do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA/MT); Antonio Wagner de Oliveira, do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (SINPAIG-MT); Orlando Francisco e Valdeir Pereira, do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT); Carlos Roberto dos Santos Júnior, do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso (Sintesmat); Adolfo Grassi de Oliveira, do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira dos Prof de Desenvolvimento Economico Social (Sindes-MT); Domingos Sávio da Cunha Garcia, da Associação dos Docentes da Unemat; Carlos Augusto Gomes de Oliveira, do Sindicato dos Servidores Públicos do Meio Ambiente do Estado der Mato Grosso (Sintema-MT); Laudicério Aguiar Machado, da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso; James Rachid Jaudy, da Associação dos Servidores Efetivos da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (ASAGER).

Luiz Perlato/SINTAP-MT

A campanha de filiações do Sindicato do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT) ganhou um importante aliado. Trata-se do presidente da Associação dos Servidores do Indea (ASSIN-MT), Artur Luciano Venturi, que na semana passada visitou o Sindicato e assinou a ficha de sindicalização. Artur, na verdade, era um antigo filiado, que se desfiliou em 2021 e voltou. "Fui filiado há muito tempo, desde à primeira gestão da Diany, havia me desfiliado no ano passado mas retornei", explicou.

A Associação, para quem não sabe, é mais antiga que o Sindicato. Artur observa que, antes da existência do Sintap, era a Associação que tratava de questões salariais, de carreira, de estrutura, de direitos, enfim. "O Sindicato é o órgão que tem as prerrogativas legais para tratar desses assuntos, e por isso ele foi criado. A Associação, entretanto, continuou existindo. Ela foi fundada em 1983", destacou ele, acrescentando que o Sindicato e a Associação se complementam.

"O nosso relacionamento com o Sintap sempre foi de muita confiança e trabalho mútuo. É um relacionamento de respeito, de trabalho mútuo e objetivos em comum, que é o bem dos servidores ativos e inativos que representamos. No período em que fui presidente, de 2015 a 2018, a gente sempre teve uma parceria muito forte com a atual presidente, Diany Dias. A gente fazia algumas ações sociais em conjunto, para o bem-estar dos servidores. Fizemos eventos associativos, como bailes de fim de ano e algumas cobranças perante ao Indea, por melhorias das condições de trabalho dos servidores".

"Enquanto o Sindicato defende e luta pelos direitos dos servidores, a Associação atua no lado social, como saúde corporal e convênios relacionados à saúde, eventos festivos, comemorações do dia da mulher e dia das mães, enfim. Também buscamos convênios com o comércio local e estimulamos a prática desportiva, incluindo futebol, vôlei e ginástica funcional".

Artur foi presidente da Associação dos Servidores do Indea por 2 mandatos, de 2015 a 2019. Seu atual mandato começou em janeiro, da mesma forma que o mandato da nova gestão do Sintap-MT. A Associação tem 261 filiados.

Luiz Perlato/SINTAP-MT

 

 

Os servidores aposentados do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso estão comemorando hoje (24) o Dia dos Aposentados, recebendo do Sintap-MT as merecidas homenagens.

"Esta data é destinada a homenagear os servidores que se dedicaram a vida inteira ao trabalho e agora usufruem de um merecido descanso", disse, em nome de toda a sua Diretoria, a presidente do Sindicato do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso, Diany Dias, reiterando que a nova gestão do Sindicato tem entre suas metas prioritárias muitas ações voltadas para a valorização dos servidores, com destaque para os aposentados e pensionistas, que apesar de não estarem mais na ativa continuam contribuindo para a sociedade com sua experiência e suas habilidades, desenvolvidas ao longo da vida.

Pensando nisso, o Sintap-MT, dentre outras coisas, pretende colocar em prática um plano de estímulo ao empreendedorismo, que vai desde a música e a dança até a culinária e dons artísticos em geral.

Parabéns a todos os colegas aposentados e pensionistas.

Parceiros