Sintap-MT

Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de MT (Sintap/MT) informa a todos que está fazendo migração dos seguintes e-mails:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Em função disso, eles não estão funcionando desde o dia 16 de novembro.

Caso você tenha encaminhado ou precise encaminhar e-mail para o Sintap/MT, direcione para o seguinte contato:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Agradecemos pela compreensão de todos.

 A Diretoria

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Através de uma iniciativa do deputado estadual Max Russi, a Unidade Local de Execução de Alto Araguaia do Indea/MT recebeu o nome da servidora Deuzelia Soares de Oliveira, que faleceu em dezembro de 2019, vítima de câncer no estômago.
O reconhecimento é visto pelo Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Floresta (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, como uma justa homenagem a servidora, que atuou por mais de 40 anos no Indea mato-grossense.


“Agradecemos imensamente ao deputado por seu empenho em prestar essa justa homenagem a essa servidora, que em vida tanto se dedicou ao trabalho desta unidade e em prol do desenvolvimento do Estado de Mato Grosso”, disse a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.


Na oportunidade, um dos filhos da servidora também agradeceu.


“Uma das grandes lutas em vida da minha mãe foi em prol do Indea e certamente é motivo de honra que a sede receba seu nome, então, em nome dos meus irmãos, deixamos aqui nosso muito obrigado pelo reconhecimento ao nome da nossa mãe”, agradeceu Sérgio Wisley.

Data busca conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce; o Sintap-MT apoia esta causa

 

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado nesta quinta-feira, 17, e faz parte do calendário das comemorações do Novembro Azul. A data colabora para a quebra de tabus ao divulgar, anualmente, informações importantes sobre o câncer de próstata, buscando conscientizar a respeito da necessidade de cuidados especiais com a saúde integral do homem, abrangendo uma grande variedade de temas.

Dentro dessas comemorações, especialmente aquelas referentes ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, governos, instituições e a sociedade civil se organizam para chamar a atenção para esse movimento global de conscientização em prol da saúde masculina, por meio de eventos, ações e discussões propostas nesse período. Além disso, nas mais diversas cidades do mundo, os principais prédios e monumentos históricos recebem iluminação azul, cor símbolo dessa data.

Essa temática ganhou força, especialmente a partir de 2011, quando o País  abraçou a campanha 'Novembro Azul' com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. Para a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) essa mobilização da sociedade é extremamente importante, pois a mortalidade pela doença ainda é alta e ceifa a vida de muitos homens que desenvolvem neoplasias malignas.

Para se ter uma ideia, somente em 2021, o País registrou 44 mortes diárias em consequência do câncer de próstata e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) são esperados mais de 65 mil novos casos da doença para esse ano de 2022. Para mudar esse cenário e incentivar o cuidado com a saúde de forma global, a SBU abraça todos os anos a campanha do Novembro Azul e, esse ano, traz a temática: ‘"Saúde também é papo de homem". 

Em meio a tantos acontecimentos ruins que infelizmente tomamos conhecimento todos os dias, tem uma notícia boa, que nos chega de Cáceres. É sobre o servidor do Indea/MT Eliel Pereira de Melo, da ULE do Vale de São Domingos (URS de Pontes e Lacerda), que precisou ser internado na UTI no último dia 6, depois de um desmaio sobre o guidão da moto que conduzia, supostamente em consequência de um AVC isquêmico que sofreu naquele dia.

Apesar da gravidade do caso, já que teve embolia pulmonar, precisou ser entubado e esteve entre a vida e a morte, o Eliel está se recuperando. Continua hospitalizado, mas não está mais sedado e consegue abrir os olhos e mexer com a cabeça, tudo isso de acordo com as informações repassadas pelos familiares à unidade regional do Indea de Pontes e Lacerda.

Conforme os relatos, o Eliel não teve mais febre, e o pulmão vem respondendo bem aos medicamentos. Ontem (16) ele seria submetido a uma nova tomografia e se espera que não tenha ficado com nenhuma sequela.

Os familiares revelam que o Eliel está reagindo lentamente e deve ficar com sequelas. Não mexe a parte do corpo do lado direito, perna e braço somente do lado esquerdo. Ouve quando falam com ele, pois abre os olhos. Um deles ainda permanece inchado devido o corte, e a pressão e o diabete se mostram alterados. Mas continua vivo e segue lutando pela vida, isso é o mais importante.

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT) continuará buscando novas informações para repassar à categoria, e a diretoria do Sindicato permanece na torcida para que o Eliel se reestabeleça plenamente e volte logo para casa e para o seu trabalho.

Luiz Perlato - SINTAP/MT

 

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Estamos nos aproximando do fim do ano e logo no início de 2023, Mato Grosso tem a principal corrida de rua do Estado, a tradicional “Corrida de Reis, que acontecerá no dia 15 de janeiro. Essa é a 38ª edição da prova.


Diante disso, o Sintap/MT comunica que estará presente no evento com a equipe do “SINTAP RUNNING”, importante projeto esportivo do sindicato.


“Os interessados em participar, devem fazer a sua inscrição e entrar em contato com o sindicato, informando que fez a inscrição para nos programarmos com todo o apoio logístico para os nossos sindicalizados que forem participar, além do kit que iremos preparar também para os nossos atletas”, informou a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.


Para se inscrever, basta acessar o link abaixo:
http://corridadereis.com.br/2023/

Lembrando que a retirada do kit deverá ser feita presencialmente, nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2023, através da apresentação obrigatória da ficha de inscrição ou de um documento de identificação oficial com foto.

Os competidores que largarem no Pelotão Vip participarão da classificação por faixa etária.

INSCRIÇÃO NO SINTAP/MT

Agora, para os participantes que não quiserem pagar pela inscrição, mas querem participar da equipe do “SINTAP RUNNING”, basta entrar em contato com o sindicato e fazer a sua inscrição.
“Convidamos a todos os nossos sinalizados a participarem, pois o esporte faz bem para a saúde e pode trazer inúmeros benefícios ao praticante e nós estaremos lá, com toda a infraestrutura para receber vocês, por isso a importância de todos que forem participar se inscrever no Sintap, para que possamos nos organizar com apoio", finalizou Diany.

PERCURSO

O percurso de 10 quilômetros terá largada próximo a Ponte Sérgio Motta, em Várzea Grande, e chegada em frente à Praça das Bandeiras.

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de MT (Sintap/MT), informa a todos, que em função do feriado nacional da Proclamação da República, celebrado na terça-feira (15.11), na segunda-feira (14.11) será ponto facultativo.

O expediente retorna a sua normalidade na quarta-feira (16.11), a partir das 08 horas da manhã.

A Diretoria

O servidor do Indea/MT Eliel Pereira de Melo, da ULE do Vale de São Domingos (URS de Pontes e Lacerda), encontra-se na UTI do Hospital Regional de Cáceres, em estado gravíssimo.

Segundo o relato de testemunhas, no último domingo (6) ele trafegava de motocicleta, a baixa velocidade, quando, repentinamente, desmaiou e caiu. Levado para o hospital, onde foi constatado traumatismo craniano, os médicos também descobriram que a provável causa do acidente com a moto foi um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico.

A gravidade do estado de saúde do servidor não foi em decorrência do tombo de moto, e sim pela broncoaspiração, devido à embolia pulmonar.

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT) lamenta profundamente o ocorrido e estima uma pronta recuperação para o Eliel, que tem 54 anos de idade e 21 anos de serviços prestados ao Indea. O Sindicato se coloca à disposição da família para qualquer casualidade.

Luiz Perlato - Sintap/MT

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT) parabeniza os servidores da Categoria que completaram os requisitos para a aposentadoria em 2022. Entre eles está o fiscal estadual de defesa agropecuária e florestal Edgar Knorr, cuja aposentadoria foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 01 de novembro.

A agente fiscal Edileuza Marchioro está aposentada desde 25 de outubro, e o processo de aposentadoria dela foi voluntário, por tempo de contribuição. Quem também se aposentou voluntariamente foi o servidor Heitor David Medeiros, conforme publicação no Diário Oficial de 11 de outubro. Em setembro tiveram mais 2 servidores. Tarcísio Conceição Duarte se aposentou no dia 29, por incapacidade permanente, e o agente fiscal Aridis Leite da Costa se aposentou voluntariamente, por tempo de contribuição, no dia 6. E no Diário Oficial de 24 de junho consta a aposentadoria voluntária da servidora Maria Aparecida de Amaral Goes, agente fiscal do Indea.

A todos os novos aposentados, os parabéns do Sintap/MT, que desde já se coloca à disposição desses servidores para auxiliá-los no que for preciso para a transição de um momento para o outro. Sabemos que o planejamento para a aposentadoria é fundamental. É claro que vale a pena se aposentar, mas é preciso se preparar para uma nova fase da vida. Antes, eles faziam parte de uma família muito dinâmica, com horário de chegada e de saída, e agora, têm que se readaptar. São novos momentos, novas atividades, precisam recomeçar tudo.

É interessante se planejar, até porque a expectativa de vida está aumentando. Temos acompanhado algumas mudanças nas regras de aposentadoria, mas isso não invalida nosso planejamento. Percebe-se que, nessa fase, há um esvaziamento da rotina e, quando não se tem um planejamento para os objetivos que queremos alcançar, fica complicado ter uma vida mais saudável. Já os servidores bem adaptados a esta nova fase da vida se divertem ao máximo e viajam sempre que podem, como aconteceu há poucos dias, no passeio a Porto Seguro patrocinado pelo Sintap.

Definitivamente, aposentadoria não é sinônimo de inatividade. Basta saber desfrutar as novas oportunidades.

Os novos aposentados se desvincularam de suas atividades junto ao Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário, mas o vínculo com as pessoas permanece, e o Sintap continuará sendo um ponto de encontro para todos eles. O Sindicato é a casa de todos, da ativa, dos aposentados e dos pensionistas.

Sintap/MT

Parceiros