Sintap-MT

Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Indignados com o descaso do governo Mauro Mendes, que continua se recusando a dialogar com as lideranças sindicais, os servidores públicos estaduais decidiram mudar o tom do discurso e prometem ir pra cima com tudo daqui por diante, para garantir a recomposição salarial e a realização de concurso público.

O tempo urge, e por isso o Fórum Sindical, reunido ontem à tarde na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira dos Profissionais de Desenvolvimento Econômico Social (Sindes/MT), decidiu convocar os servidores para atos na Casa Civil e na Assembleia Legislativa já nesta quinta-feira (7).

Além disso, ficou definido que a capital de Mato Grosso terá duas grandes manifestações no mês de maio. No Dia do Trabalhador acontecerá o Grito dos Excluídos, ato unificado com os trabalhadores da iniciativa privada, e para o dia 16 foi aprovada a realização de uma grande manifestação dos servidores públicos estaduais, com caravanas de todos os cantos do estado.

Até mesmo a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso - SISMA/MT, Carmen Machado, que sempre adotou uma postura mais diplomática em busca de diálogo, já perdeu a paciência. Ontem, acompanhada da inseparável 1ª secretária, Tatiana Lima da Costa Refosco, ela afirmou que toda semana tem ido à Assembleia Legislativa, porém sem conseguir despertar a atenção da classe política, nem para as pautas coletivas e nem para as específicas.

"Teremos que partir para o enfrentamento, e daqui em diante só apoiaremos os políticos realmente comprometidos com a luta dos trabalhadores, os demais serão expostos", avisou Carmen, salientando que desejava sair da reunião no Sindes sabendo o que fazer para levantar todas as carreiras. Foi daí que surgiu o calendário de mobilização do Fórum Sindical, porque ninguém mais quer se limitar a aprofundar discussões nos grupos de whatsapp.

Sintap/MT

A presidente do Sindicato do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT), Diany Dias, participou da reunião e deu informes sobre uma reunião que ela teve com o secretário-chefe da Casa Civil, Basílio Bezerra, pela manhã. Segundo ela, foi uma reunião proveitosa, mas o secretário informou, na ocasião, que o governo não atenderá as categorias coletivamente.

Diany é uma das coordenadoras do Fórum Sindical, com Carmen Machado, Laudicério Machado (ACSPMBM/MT), e Valdeir Pereira (Sintep/MT). Dos 4 coordenadores, apenas o Valdeir não compareceu, porém o Sintep foi representado pelo secretário de Finanças, Orlando Francisco.

O diretor do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig/MT) Antonio Wagner de Oliveira declarou que há pessoas se comportando como pelegos para conseguir as coisas junto ao governo do estado, e que a imagem que está ficando em evidência é a de um sindicalismo que tem medo de enfrentamentos e não se indispõe com o governador Mauro Mendes.

Avanço das terceirizações

"Algumas carreiras tiveram melhorias, mas não foram os servidores que conquistaram, foi o governo do estado que estabeleceu", disse Wagner. Ele também alertou o Fórum Sindical sobre o avanço das terceirizações e sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32, da reforma administrativa, que simboliza o fim do serviço público no País.

Antonio Wagner falou da Lei Complementar nº 600/2017, que, conforme lembrou, está caminhando com o teto de gastos. "É o arcabouço que legitimou as terceirizações no estado de Mato Grosso. Essa lei abriu a possibilidade de terceirizar até mesmo parte da área fim do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT)", explicou. Segundo ele, os servidores têm que ir para as ruas e pedir concurso público, têm que enfrentar as terceirizações e precisam combater a LC 600/2017".  

Veja todas as fotos da reunião aqui abaixo, no final da matéria.

Confira, a seguir, a lista completa das entidades sindicais e seus representantes, presentes na reunião no Sindes:

- Adolfo Grassi de oliveira e Carlos Wagner Ribeiro (Sindes/MT);
- Diany Dias (Sintap/MT);
- Carmen Machado e Tatiana Lima (Sisma/MT);
- Antonio Wagner (Sinpaig/MT);
- Domingos Sávio Garcia, Associação dos Docentes da UNEMAT (Adunemat);
- Renato Brandão e Eunice Teodora em Santos Crescencio, a Nicinha, Sindicato dos Profissionais de Habilidades Específicas do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (SINPHESP/MT);
- Henrique Lopes (CUT/MT);
- Orlando Francisco (Sintep/MT);
- Luiz Wanderlei dos Santos, Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso (Sintesmat);
- Laudicério Machado, Associação de Cabos E Soldados PM BM/MT (ACSPMBM/MT).

 

Luiz Perlato - SINTAP/MT

 

Conforme encaminhamento da Reunião de Diretoria ocorrida nos dias 23, 24 e 25 de março deste ano, informamos que foi suspenso o atendimento psicológico do Sindicato do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT) até que sejam concluídos os estudos sobre a viabilidade da renovação do contrato com a profissional do setor.
A Diretoria ressalta que os servidores não devem se preocupar, pois o atendimento psicológico não será extinto. Trata-se apenas de uma reavaliação do contrato, e o atendimento será reestabelecido o mais rápido possível.

SINTAP/MT

O Filho Pródigo é, talvez, a mais conhecida das parábolas de Jesus. Mas a história também tem acontecido com o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT), que ontem (04) teve outra grata satisfação. O servidor do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT) Vagner Arruda Passarinho, da Regional de Barra do Garças, se refiliou ao Sindicato. O bom filho à casa torna.

De passagem por Cuiabá com o gerente da Regional, Miguel Mustafá Neto, e mais 04 colegas que vieram buscar os veículos doados pelo governo do Estado para fortalecer o trabalho do Indea naquela região, Passarinho já bateu asas de volta à região de Barra do Garças, mas antes disso preencheu e assinou a ficha de filiação, sendo agora o mais novo sindicalizado do Sintap/MT.

Passarinho, entretanto, não foi o único a tomar esta decisão. Desde o retorno de Diany Dias à presidência do Sintap, tiveram outras refiliações, dentre elas a do presidente da Associação dos Servidores do Indea (ASSIN/MT), Artur Luciano Venturi.

Esta nova tendência está em sintonia com os planos da atual gestão do Sindicato, que pretende atingir a meta de filiação de 100% dos servidores de sua base, e para isso vem trabalhando desde o primeiro dia desde a sua posse.

Uma das estratégias da diretoria é estreitar a comunicação com os servidores, principalmente aqueles lotados no interior do estado, em localidades distantes. Quanto maior o índice de filiados, mais forte será o Sindicato, para lutar pelos servidores e defender os direitos da Categoria.

Luiz Perlato-SINTAP/MT

Ontem à tarde (04) o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT) recebeu a visita de um grupo de servidores do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT), da regional de Barra do Garças. E pensa numa turminha animada!

Vieram o gerente regional, Miguel Mustafá Neto; o diretor do Sintap Celso José Reimer Júnior, conselheiro fiscal do Sindicato; Reginaldo Aparecido Pereira; Adersino Marques Dias; Rogério Rodrigues de Souza e Vagner Arruda Passarinho.

O motivo da vinda a Cuiabá foi a busca dos novos veículos doados pelo governo do Estado ao Indea para fortalecer a defesa da proteção fitossanitária e animal no Estado. Além das caminhonetes, os servidores também vieram buscar móveis para 03 unidades da regional de Barra do Garças que estão sendo reformadas.

Na visita ao Sintap, foram recebidos pela presidente Diany Dias, o grupo dormiu no alojamento do Sindicato, para seguir viagem somente nesta terça-feira.

Para o Sindicato, é um privilégio receber os servidores em trânsito pela capital, porque na oportunidade trazem sempre informações sobre as condições do trabalho de fiscalização em suas regiões e as novidades das regionais. Mas, além de tudo isso, ainda teve uma nova sindicalização, porque Vagner Passarinho se refiliou ao Sintap.

Os servidores da regional de Barra do Garças agradeceram o empenho da diretoria do Indea-MT para a reforma das unidades e aquisição dos veículos.

Luiz Perlato/SINTAP-MT

Na manhã desta quinta-feira (31) ocorreu Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da Associação dos Servidores do Indea (ASSIN-MT), no salão de festas da sede social da entidade. Conduzida pelo presidente da ASSIN, Artur Luciano Venturi, a Assembleia teve a participação da presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT), Diany Dias.

Foi uma Assembleia Geral Ordinária, com prestação de contas referente ao exercício anterior, e Extraordinária, porque também foram tratados temas relacionados à sede campestre de Barra do Bugres e a investimentos. A prestação de contas foi aprovada por unanimidade e sem ressalva.

Em relação a investimentos, o destaque da Assembleia foi a fala do presidente da ASSIN sobre a construção de um quiosque nas imediações do centro desportivo da Associação. "Já temos projeto e orçamento, e estamos atrás de formalizar um termo de parceria com um investidor externo", disse Artur.

Segundo o presidente, o próximo investimento, previsto para o segundo semestre deste ano ou primeiro semestre do ano que vem, será a construção de um parque aquático para os associados, com piscina, churrasqueira e banheiro.

"Na presente assembleia foi constituída uma comissão, formada por associados, para avaliar a situação da sede campestre, incluindo a discussão sobre melhor uso do espaço. Queremos melhorar o atendimento aos nossos associados, bem como promover atrativos para que novos servidores venham a se associar e esperamos que as pessoas passem a frequentar mais a nossa sede", declarou Artur.

Durante a Assembleia, Diany Dias e Artur Venturi exaltaram a parceria do Sintap com a ASSIN. A presidente do Sintap lembrou que também é associada da ASSIN, e que portanto tem todo interesse que a Associação consiga realizar novas benfeitorias para tornar o local ainda melhor para todos os associados. Ela colocou o Sintap mais uma vez à disposição da ASSIN, e o presidente da Associação agradeceu e destacou que as duas entidades sempre foram parceiras.


Luiz Perlato/SINTAP-MT

O fiscal agropecuário agente I do Instituto de Defesa Agripecuária de Mato Grosso (Indea-MT) Uilton Smaniotto destaca que aceitou o desafio de ser um dos diretores porque considera que o Sindicato do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap-MT) faz muito pelos servidores. "O meu intuito é retribuir de alguma forma. Fui colocado, então, no cargo e espero de fato poder ajudar o Sindicato e a categoria", disse ele.

Uilton é fiscal agropecuário do Indea há 11 anos. Nascido em Nova Xavantina e criado na região de Água Boa, está lotado em Rondonópolis mas requereu transferência para Cáceres. "Estou pleiteando a transferência por motivos pessoais, já que a minha esposa cursa medicina na universidade em Cáceres após 3 anos de estudos no Paraguai, e tenho que estar perto dela", justificou.

Segundo Uilton, a aprovação em concurso público e o trabalho no Indea foram presentes de Deus, pois ele estudou em escolas agrícolas e sempre se viu inclinado para trabalhar neste setor.

 

De 23 a 25 de março, Uilton participou da 1ª reunião da atual gestão em 2022, tendo sido um dos protagonistas do evento com outros diretores, delegados e subdelegados, que ajudaram a a diretoria a definir suas metas e a aprovar a previsão orçamentária, abrindo o ano fiscal de 2022.

Veja a lista completa da Diretoria

 

DIRETORIA EXECUTIVA 

Presidente: Dianyeire Dias de Souza (Diany Dias)

Vice-presidente: Isidoro Celso dos Santos Júnior

Diretor-Geral: Vânio Luís Brandalise

Diretora-Financeira: Maria Fernanda Freitas de Almeida    

Subdiretora financeira: Franciele Bueno Baragão

Diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensionistas: Orenil de Andrade

Diretor de Imprensa e Comunicação: Wanderson Pires Salomão                                           

Diretor de Mobilização e Formação Sindical: Joaquim Julião dos Santos

Diretor de Promoção Cultural, Social e Esportiva: Uilton Smaniotto              

Diretor de Formação Política e Estudos Socioeconômicos: Francisco Aurélio P. Borges

Diretor de Assuntos Jurídicos e Segurança do Trabalho: Carlos Alberto Ramsay Garcia      

Diretor de Organização e Informática: Benjamin da Silva Cruz

DELEGADOS x SUBDELEGADOS

Delegado Água Boa: Kelly Cristina Marmet                                                                              

Subdelegado Água Boa: Renílson Locatelli

Delegado de Alta Floresta: Vilceles Gonçalves

Subdelegada de Alta Floresta: Cassiano Rodrigo Ceriolli                                          

Delegado de Barra do Bugres: Armando Aparecido Rosalen                                               

Subdelegada de Barra do Bugres: Raimundo Alves Sobrinho de Oliveira

Delegado de Barra do Garças: Valdeia Alves Barbosa

Subdelegada de Barra do Garças: José de Anchieta Bauer

Delegada de Cáceres: João Vicente Delarcos                                                        

 Subdelegado de Cáceres: Suely Tocantins                                                     

Delegado de Cuiabá: Ronair Alves de Oliveira                                                  

Subdelegado de Cuiabá: Gregory Silva Ribeiro Sandoval                                                            

Delegado de Juína: Adriana de Oliveira Zelaya                                                                                   

Subdelegado de Juína: Cemar Ferreira da Silva

Delegado de Lucas do Rio Verde: Francisco Valtênio Sales Ferreira

Subdelegado de Lucas do Rio Verde: Leôncio de Oliveira Miranda                                           

Delegado de Matupá: Pablo Diego Kolakowski                                                                 

 Subdelegada de Matupá: Irdes Constâncio de Paula

Delegado de Pontes e Lacerda: Jerson Lorent Villasboa                                                           

Subdelegado de Pontes e Lacerda: Jeferson Fidelis Barros de Souza                        

Delegada de Rondonópolis: Alexandra Pimentel de Lima

Subdelegado de Rondonópolis: Flávio Soares de Moraes

 Delegada de São Félix do Araguaia: Marina Rodrigues Nunes

Subdelegada de São Félix do Araguaia: Nilzete Marques Dias

Delegada de Sinop: Patrícia Porto Senna                                                                                          

Subdelegado da Sucursal de Sinop:  Paulo Sérgio de Araújo

Delegado da Sucursal da Central de Cuiabá: Carlos Sales da Cruz

Subdelegado da Sucursal da Central de Cuiabá: Ilse Andréia Kleim Moreira

 Delegada da Sucursal do Laboratório de Cuiabá: Anna Karina Rodrigues de Almeida Santos

Subdelegado da Sucursal do Laboratório de Cuiabá: Francisco Martins de Sobrinho

 Delegado Intermat: Wander Paulo da Silva Hohlenwerger

Subdelegado Intermat: Pedro Carlos Dias Júnior

CONSELHO FISCAL 

Presidente: Adão Barbosa Garcia

CONSELHO  FISCAL  MEMBRO  

NOME: CELSO JOSE REIMER JUNIOR

Barra do Garças – MT CEP 78600-480 

CONSELHO FISCAL MEMBRO    

NOME : ARNALDO BARRETO FILHO

CONSELHO FISCAL SUPLENTES:

NOME: MANOEL DOUGLAS  DOURADOS

CONSELHO FISCAL SUPLENTES:

NOME: JOÃO BATISTA DE MAGALHÃES

CONSELHO FISCAL SUPLENTES:

NOME:  NEY  CÁSSIO DE OLIVEIRA

BENEDITA RIBEIRO DA CRUZ

PRESIDENTE DA COMISSÃO ELEITORAL

Luiz Perlato/SINTAP-MT

Encerrando a 1ª reunião da gestão 2022-2025, ontem (25) a diretoria do Sindicato do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap-MT) se dedicou à prestação de contas do ano de 2021 com a ex-presidente Rosimeire Ritter e o ex-diretor-financeiro, Francisco Borges, e também foi definida a previsão orçamentária para 2022.

As contas de 2021 foram aprovadas com reserva, e após a aprovação da previsão orçamentária por unanimidade, a diretoria poderá abrir, enfim, o ano fiscal de 2022. Conforme resumiu a diretora-financeira, Maria Fernanda Freitas, todas as metas foram atingidas.

"Nos 03 dias de reunião foram ouvidos os anseios da base através das apresentações dos delegados e subdelegados, e com base nisso traçamos metas e definimos o que deveremos fazer ao longo deste ano", disse a diretora.

A presidente do Sintap, Diany Dias, e o vice-presidente, Isidoro dos Santos Júnior, de Matupá, destacaram que o objetivo da atual gestão é trabalhar com sustentabilidade, interiorizando as ações do Sindicato e aproximando o Sindicato dos servidores. Os membros da equipe, desde o vice-presidente até os delegados e subdelegados, serão os porta-vozes do Sintap, estreitando a comunicação com a categoria.

A Assembleia Geral que discutiu e deliberou sobre a prestação de contas de 2021 e a previsão orçamentária de 2022 foi realizada com um número expressivo de servidores do Indea e Intermat, que no final do evento receberam os agradecimentos da presidente do Sintap.

"O Sindicato é a base, e graças ao seu histórico de lutas os servidores do sistema agrícola, agrário, pecuário e florestal tiveram muitas conquistas, como os postos de fronteiras, criados a partir das reivindicações do Sindicato", disse Diany.

Ontem à tarde, antes da Assembleia, teve uma breve apresentação do diretor de Assuntos Jurídicos e de Segurança do Trabalho, Carlos Ramsay. Ele anunciou que já está sendo feito um levantamento dos processos em andamento, e que em breve os Sindicalizados poderão ter acesso e acompanhar a tramitação de todas as ações de seu interesse, individuais ou coletivas. Ramsay também falou do que vem sendo feito na área da segurança do trabalho.

Luiz Perlato/SINTAP-MT

 

Dando sequência à 1ª reunião da gestão 2022-2025, nesta quinta-feira (24) a diretoria do Sindicato do Sistema Agrícola, Agrário,  Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap-MT) se dedicou à discussão dos assuntos relacionados ao regimento interno.

A pauta é extensa, mas a motivação do grupo facilita a missão. Diretores, delegados e subdelegados estão trabalhando intensamente desde ontem (23), com ampla participação nos debates, e a reunião se estenderá até o final desta sexta-feira (25).

Conforme explicou a diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas, Orenil de Andrade, as pautas estão sendo muito debatidas para que o entendimento dos assuntos seja satisfatório para as tomadas de decisões. "Muito produtiva e muito acalorada refletindo o comprometimento da diretoria e dos delegados em tomar a melhor decisão para os Sindicalizados".

O destaque da programação será a prestação de contas do ano de 2021 com a ex-presidente Rosimeire Ritter e o ex-diretor-financeiro, Francisco Aurélio Pereira Borges.

Também será realizada a previsão orçamentária para 2022, dirigida pela diretora-financeira, Maria Fernanda Freitas.

Retrospectiva do 1º dia

Na abertura do evento, na manhã de ontem (23) os delegados e subdelegados falaram das mazelas existentes e apresentaram sugestões para que o Sintap-MT possa estar desenvolvendo junto às bases.

Ontem à tarde teve a apresentação da gerente de Gestão de Pessoas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec-MT), Milena Baseggio Mazzocco,  sobre webponto e controle de frequência dos servidores. 

Luiz Perlato/SINTAP-MT

 

Parceiros