Sintap-MT

Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Na reunião desses 2 dias foram retomados os trabalhos da primeira reunião da Diretoria Executiva na atual gestão, ocorrida no final de março, em que não foi possível esgotar os assuntos devido à pauta extensa.

O assunto em destaque na manhã desta terça-feira foi a unificação de carreira, e ficou decidido que o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT) não interferirá mais nesta questão, nem por solicitação dos Agentes Fiscais de Defesa Agropecuária e Florestal I (AFEDAF-I) e nem dos Agentes Fiscais de Defesa Agropecuária e Florestal II (AFEDAF-II).

Também foi deliberado que as próximas reuniões da Diretoria Executiva deverão esgotar as pautas agendadas para a ocasião, a fim de evitar despesas extras com locomoção dos diretores.

Luiz Perlato - SINTAP/MT

Eles sobem muros, invadem casas, atacam e destroem plantações, inclusive mandioca, batata-doce e as flores em geral. Além disso, são perigosos e podem transmitir doenças como a barriga d’agua e a meningite. Apesar disso, os caramujos africanos estão presentes em Mato Grosso há décadas, e em Cuiabá continuam se reproduzindo desenfreadamente, aproveitando-se da infinidade de terrenos baldios e lixo esparramados. Em dias ensolarados desaparecem, mas basta um dia de chuva para reaparecerem aos montes, inclusive ao redor e até no pátio do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT), onde não há mais matagal e nem sujeira.

Um animal sem predador natural, que libera de 200 a 500 ovos de uma só vez e transmite doenças. Esse é o caramujo africano, presente em jardins e terrenos, e que impõe um grande desafio para ser eliminado.
O que fazer para acabar com esses moluscos indesejáveis? Ninguém sabe exatamente, ou pelo menos todas as tentativas feitas até hoje demonstraram que não foram suficientes. Jogar sal? Juntar os caramujos e tocar fogo? Isso funciona, mas nunca deteve a proliferação, mesmo porque é muito difícil sair juntando os caramujos um por um, difícil e perigoso, pois podem transmitir doenças.

Segundo autoridades sanitárias, a simples manipulação desses moluscos vivos pode causar contaminação, pois dois tipos de microorganismos perigosos são encontrados em sua secreção. O Ministério da Saúde tem recomendado que as ações de combate ao Caramujo Africano sejam executadas apenas por adultos, devidamente protegidos. Crianças não devem manipular os moluscos uma vez que as doenças podem ser transmitidas facilmente.

A cada 2 meses, um caramujo põe 200 ovos, e, após 5 meses, os filhotes viram adultos e começam a se reproduzir. O caramujo é hermafrodita, ou seja, ele tem a capacidade de se auto reproduzir e cada bicho desse, durante todo seu ciclo de vida, que gira em torno de um ano e meio, pode reproduzir até dois mil ovos. Sobrevivem o ano todo, se reproduzindo mais rapidamente na época das chuvas; são resistentes à seca e ao frio e sobrevivem em terrenos baldios, plantações abandonadas, sobras de construções, pilhas de telhas e de tijolos. Ao se instalar em hortas e pomares, o caramujo pode contaminar verduras e frutas, e disseminar doenças.

Recomendações

Não abandone ao ar livre as conchas do caramujo gigante africano sem destruí-las, pois as mesmas servirão como criadouros naturais para o mosquito transmissor da dengue e febre amarela.
Recolha os caramujos manualmente, sempre com luvas descartáveis ou sacos plásticos. Para matá-los, deve-se queimá-los dentro de latas ou tonéis. Depois quebrar as conchas e enterrá-las.
Não coloque os caramujos no lixo, pois poderão estar transferindo a infestação. Não use veneno, pois afeta o meio ambiente e não o molusco. Só pegue o molusco se estiver com luvas ou com saco plástico envolvendo as mãos.

Não deixe em seu terreno telhas, tijolos, sobras de construções ou excesso de plantas. Eles servem de criadouros.
A orientação é para que os próprios moradores façam o recolhimento dos moluscos e, munidos de luvas descartáveis para não ter contato com o caramujo, os coloquem em recepientes com tampa.
Lembrem-se: para exterminar este caramujo, é necessário queimá-lo completamente, pois, caso contrário, os vermes continuam no local.

 

Um sindicalizado de Mirassol D'Oeste visitou o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT) nesta semana. Trata-se do servidor aposentado do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT) Gecimário Tim Pinheiro, que já confirmou participação, com a esposa, na viagem dos aposentados e pensionistas a Porto Seguro, Bahia, em outubro.

Aposentado desde 2015, o servidor revela que iniciou sua carreira em Alto Araguaia, depois trabalhou em Cáceres e Araputanga, até retornar para Mirassol. "Fui chefe de ULE, fiscal, classificador ... de tudo um pouco", disse ele, complementando que neste ano completará 68 anos de idade.

Sobre o Sintap, Gecimário declarou que é uma entidade que ele parabeniza. "É uma entidade que zela dos nossos interesses, trabalha na defesa dos nossos direitos, individuais e coletivos, merecendo, portanto, nossos agradecimentos".

Luiz Perlato - SINTAP/MT

A União Nacional dos Fiscais Agropecuários (UNAFA) manifestou ontem (08/06) publicamente seu repúdio ao Projeto de Lei nº 1.293/21. De acordo com a nota, “ao permitir de forma ilimitada a atuação de profissionais privados em ações típicas de Estado, na prática, o Projeto transfere para o setor privado o poder de se autofiscalizar e dificulta a identificação e punição de fraudadores em caso de adulteração de produtos como leite, queijos, mel, azeite, frangos e congelados, carnes e bebidas em geral”. A UNAFA é uma entidade que representativa de 14.800 servidores públicos em defesa agropecuária. A nota foi aprovada durante a Conferência Nacional de Defesa Agropecuária (CNDA), realizada em Belo Horizonte hoje. Veja a nota na íntegra a seguir.

Mais informações 


UNAFA – União Nacional dos Fiscais Agropecuários
(67) 99660-4020



Moção de Repúdio ao PL nº 1.293/21

A União Nacional dos Fiscais Agropecuários (UNAFA), entidade representativa de 14.800 servidores públicos em defesa agropecuária, reunidos durante a Conferência Nacional de Defesa Agropecuária (CNDA), realizada em Belo Horizonte, manifesta publicamente seu repúdio ao Projeto de Lei nº 1.293/21, que dispõe sobre os programas de autocontrole dos agentes privados regulados pela defesa agropecuária e sobre a organização e os procedimentos aplicados pela defesa agropecuária aos agentes das cadeias produtivas do setor agropecuário, institui o Programa de Incentivo à Conformidade em Defesa Agropecuária e a Comissão Especial de Recursos da Defesa Agropecuária, e revoga os dispositivos das leis aplicadas à defesa agropecuária que estabelecem penalidades e sanções.

Ao permitir de forma ilimitada a atuação de profissionais privados em ações típicas de Estado, na prática, o Projeto transfere para o setor privado o poder de se autofiscalizar e dificulta a identificação e punição de fraudadores em caso de adulteração de produtos como leite, queijos, mel, azeite, frangos e congelados, carnes e bebidas em geral. 

Além disso, o Projeto permite, também de forma ilimitada, o registro automático de produtos, entre eles drogas aplicadas em animais produtores de alimentos que podem deixar resíduos em alimentos. Produtos antimicrobianos, por exemplo, podem causar resistência a antibióticos no consumidor e o desenvolvimento de superbactérias. 

O PL nº 1.293/21 põe em risco a segurança alimentar do brasileiro e dos consumidores de países importadores de alimentos do Brasil, contribuindo para aumentar a contaminação por doenças e a intoxicação alimentar.

Nesse sentido, a UNAFA entende que o projeto, por interferir em atribuições típicas de Estado e pôr em risco a segurança alimentar, deve ser objeto de discussão ampla entre as instituições que representam a sociedade em geral.

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT) lamenta o falecimento do senhor João Olimpio Valadares Lira, esposo da servidora aposentada do Instituto de Terras de Mato Grosso (intermat) Ondina Espírito Santo de Amorim Lira, ocorrido ontem (7) às as 23h47. O velório está ocorrendo na funerária Jardins, capela Lirio, e o sepultamento será às 16h.
Aos familiares e amigos, as condolências do nosso Sindicato.

Wilson Santos (PSD) e mais 10 deputados estaduais (Nininho (PSD), Xuxu Dal Molin (PL), Dr. Gimenez (PSB), Gilberto Cattani (PL), Romoaldo Júnior (MDB), Dilmar Dal Bosco (União Brasil), Valmir Moretto (Republicanos), Max Russi (PSB), Carlos Avalone (PSDB) e Dr. João (MDB) votaram contra os servidores públicos estaduais na questão da Revisão Geral Anual (RGA). Por 11 votos a 8, os deputados estaduais rejeitaram o projeto de decreto legislativo (PDL) 01/2022 que pretendia suspender uma decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e permitir o pagamento da RGA de 2018 aos servidores do Poder Executivo.

Os rumos da votação poderiam ter sido diferentes, se os deputados Allan Kardec (PSB), Dr. Eugênio (PSB), Faissal Kalil (PTB) e Sebastião Rezende (União Brasil) não tivessem se ausentado da sessão desta quarta-feira(8). Foi uma manobra bem orquestrada pelo governo estadual, já que nas sessões anteriores havia muito mais servidores no plenário, oriundos de todos os cantos de Mato Grosso. Dessa vez, não vieram caravanas do interior do estado a Cuiabá, até porque os servidores não têm dinheiro para isso. Mesmo assim, porém, fizeram muito barulho e pressionaram os deputados a votar o PDL.

Mas os únicos deputados que votaram a favor dos servidores foram Ludio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT), Delegado Claudinei (PL), Paulo Araújo (PP), Elizeu Nascimento (PL) e Ulysses Moraes (PTB), João Batista (PP) e Janaina Riva (MDB). "Perdemos a batalha mas não perdemos a guerra", disse o diretor de Assuntos Políticos do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT), Francisco Borges. "Vamos continuar lutando por uma causa que é mais do que justa, a nossa recomposição salarial. Agora vamos sentar com os demais integrantes do Fórum Sindical e definir qual estratégia deveremos adotar daqui para a frente em função dessa derrota aqui hoje".

O secretário da Casa Civil, Rogério Gallo; o secretário de Fazenda, Fábio Pimenta; e o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra seriam convocados para comparecer à Assembleia Legislativa a fim de dar explicações sobre o não pagamentos dos 4.19% da RGA dos servidores, mas o requerimento do deputado Lúdio Cabral não foi aprovado.

Luiz Perlato - SINTAP/MT

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT), Diany Dias, e a diretora-financeira, Maria Fernanda Freitas de Almeida, participarão da 7ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária; horizontes de inovações para a agropecuária brasileira, que acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de junho em Belo Horizonte-MG. Também estarão participando da Conferência o vice-presidente do Sintap,  Isidoro Celso dos Santos Júnior, o subdelegado de Rondonópolis, Flávio Soares de Moraes; e o suplente do Conselho Fiscal Douglas Dourado.

Serão várias salas com eventos simultâneos, e os participantes vão poder escolher o tema que interessa a cada um. "Um assunto muito importante para Mato Grosso é o da sanidade animal, com especial atenção para as discussões sobre a febre aftosa. Entre os objetivos, destaca-se a busca do fortalecimento do sistema de vigilância ativa e passiva pela adoção da inteligência quarentenária e princípios epidemiológicos.

Conforme Maria Fernanda, esta conferência é de grande importância, porque vai tratar da defesa sanitária animal e vegetal, e junto haverá o encontro da União Nacional dos Servidores da Defesa Agropecuária (Unafa), onde se discutirá principalmente sobre a terceirização e autorregulação.

"Somos fiscais agropecuários, responsáveis diretamente pela saúde dos animais e vegetais, portanto, também responsáveis pela saúde humana, zelando pelo patrimônio agroambiental e buscando garantir na mesa do consumidor, produtos agropecuários com qualidade e sanidade, livre de vacalouca, aflotoxina, salmonela, agrotóxicos, brucelose, teníase, etc".

Tendo como público-alvo engenheiros agrônomos, médicos-veterinários, técnicos em agropecuária, auditores e fiscais agropecuários, produtores rurais, professores universitários, zootecnistas, profissionais e estudantes de ciências agrárias empresas e profissionais do setor agropecuário, o evento abordará temas de defesa animal, defesa vegetal, insumos agrícolas, produtos de uso veterinário, inspeção animal, inspeção vegetal, rede laboratorial, educação sanitária, certificação, regulamentação, melhoramento genético, entre outros assuntos distribuídos em 11 eixos temáticos e 12 reuniões institucionais.

Luiz Perlato - SINTAP/MT

 

A engenheira florestal Oscarlina de Jesus, aposentada desde 10 de abril de 2015, voltou a se filiar ao Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT) na tarde de hoje (30).

A refiliação foi comemorada pela presidente, Diany Dias, e também pela subdelegada de Cáceres, Suely Tocantins, que ainda se lembram dos tempos em que trabalhavam como fiscais de defesa agropecuária numa época em que o Sindicato ainda nem existia.

Apoiadas por outros colegas da categoria, as três amigas foram protagonistas na fundação do Sindicato. Oscarlina respondeu pela Unidade Local de Cuiabá, atuou como coordenadora de fiscalização de recursos naturais renováveis, e em 1988 implantou a identificação da madeira no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA/MT).

Mas, além disso, também foi diretora do Sintap e presidente da Associação dos Servidores do Indea/MT. A diretora dos Aposentados e Pensionistas, Orenil de Andrade, também esteve presente no momento da refiliação de Oscarlina.

Parceiros