Sintap-MT

Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Imaginem o desespero de um pai ao receber a terrível notícia de que o filho dele sofreu um acidente por volta das 23 horas, batendo o veículo numa árvore. Ao ser socorrido, perdeu muito sangue, porém até poderia ter sobrevivido, mas, no hospital, foi descoberto que o motivo do acidente foi que o rapaz havia levado um tiro na perna, que acertou a veia femoral, e por volta da meia-noite veio a falecer.
A vítima foi o Flávio Deluque de Freitas, um motorista de aplicativo de 38 anos, filho do servidor aposentado do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT) Amarildo Lima de Freitas, de Cáceres ( a 220 km de Cuiabá).
O velório está acontecendo no Park dos Ipês, na Avenida 7 de Setembro, em Cáceres, e o sepultamento será às 17 horas.
Uma notícia realmente de doer o coração. Ao Amarildo e a todos os familiares, as mais sentidas condolências do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT).

Com pesar, o  Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT) registra o falecimento do senhor Valdinez Francisco Pereira, tio do senhor Cledson Guimarães Dias Pereira, esposo da subdiretora financeira do nosso Sindicato, Franciele Bueno Baragão. Vítima de um infarto, o produtor rural Valdinez Pereira faleceu ontem (16) e o sepultamento foi hoje cedo. Ao Cledson, à Franciele e demais familiares, as condolências do Sintap.

A Diretoria dos Aposentados e Pensionistas do Sintap-MT informa que a organização da viagem a Porto Seguro está ocorrendo tudo conforme o planejado. Na última sexta-feira, na sede do Sindicato, teve uma reunião para tratar dos detalhes da viagem, que acontecerá no período de 18 a 27 de outubro de 2022. Entre servidores e acompanhantes, viajarão 163 pessoas.

Dizem que ele é o primeiro herói de um filho e o primeiro amor de uma filha. O pai ocupa sempre um papel de protagonista dentro da família e um lugar especial no coração dos filhos. É justo, portanto, dedicar um dia totalmente a ele.

As palavras normalmente nos enganam. O olhar de um pai, nunca. Ele tem a capacidade de nos fazer chegar uma mensagem direta e clara através de um simples olhar. Para compreendermos uma regra a ser seguida, transmitir confiança, nos encorajar ou nos colocar de alarme. 

Tradicionalmente, considera-se que pais tendem a ser mais carinhosos, atenciosos e a utilizar uma linguagem mais emocional quando conversam com as filhas. Até a Ciência já comprovou isso, que os pais tratam melhor as filhas do que os filhos.

O reconhecimento dessas diferenças pode ajudar os pais a estabelecerem reações mais igualitárias. Os pais sempre querem o melhor para os filhos e prepará-los para o mundo da melhor forma. Estar ciente dos preconceitos que temos em virtude da nossa cultura pode nos ajudar a melhorar a educação de nossos filhos.

O respeito recíproco é muito importante para sustentar qualquer relação e resistir à prova do tempo. Tanto o pai quanto o filho devem se assegurar que, independentemente do quanto sejam amigáveis um no confronto do outro, não estejam atravessando determinados limites e respeitem opiniões recíprocas.

Transcorrer momentos de qualidade juntos é o modo de cultivar uma relação e torná-la sempre mais forte. Não importa quanto sejam empenhados o pai e o filho, ambos devem se empenhar para terem sempre um tempo para o outro, de modo que as atenções sobre os mundos individuais não estraguem a bela relação que condividem.

Um pai deveria provar a condivir os seus hobbies com o filho. Isso ajuda não apenas a mantê-los conectados mas principalmente a fortalecer a relação dos dois de uma maneira saudável. Isso é ainda mais importante quando o filho entra na fase de adolescente, pois as crianças tendem a se distanciar dos pais neste período.

Um pai e seu filho têm uma relação especial por muitas razões. Pode ser pelo fato do filho ter o mesmo sobrenome ou porque o pai tem alguém com quem pode condividir os seus hobbies. Qualquer que seja a razão, a relação pai-filho é uma das mais belas, e com os cuidados adequados essa relação pode se tornar eterna.

O Sintap deseja um Feliz Dia dos Pais a todos os servidores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso.

 

Luiz Perlato - SINTAP/MT

 

 

Quem conheceu a Érica e não conseguiu comparecer ao velório ainda pode se despedir dela na próxima segunda-feira (15), na Missa de Sétimo Dia, que acontecerá na Igreja Nossa Senhora da Guia, no Coxipó, às 19h.

Na manhã desta sexta-feira (12) o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT) teve a satisfação de receber a visita de um servidor aposentado muito especial, porque ele foi o primeiro funcionário do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT) nos tempos em que o órgão funcionava no prédio de esquina da Praça do Choppão (8 de Abril), em Cuiabá.

Trata-se do servidor aposentado Antonio José Leite, que explica que, naquela época não é como hoje, em que os servidores são nomeados. Ele entrou como funcionário mediante a assinatura de um contrato. O senhor Antonio diz que era polivalente dentro do Instituto. "Era fiscal, motorista e até mecânico, quando precisava, fazia de tudo um pouco", relembra ele, acrescentando que tem muita saudade daqueles tempos. Ele começou trabalhando em Barão de Melgaço e depois foi transferido para Cuiabá.

Após 23 anos de serviços prestados ao Indea, em 1998 o senhor Antonio se aposentou.

Luiz Perlato - SINTAP/MT

Sempre que a boca esquenta para um ou mais servidores, eles entram em cena com seus superpoderes e fazem até o impossível pela manutenção e defesa dos direitos da nossa categoria, nessa época de ataques constantes aos direitos, sempre defendendo e lutando, com muita dedicação e profissionalismo, pelos interesses de seus assistidos.

Recebam o nosso muito obrigado neste dia, e contem sempre com o carinho e a gratidão dos trabalhadores do sistema agrícola, agrário, pecuário e florestal do estado de Mato Grosso!

Com a presença de representantes do Sintap-MT e de vários servidores da base do sistema agrícola, agrário, pecuário e florestal de Mato Grosso, aconteceu ontem a segunda Audiência Pública sobre o Projeto de Lei nº 573/2022, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2023, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). A Emenda 01/2022 do PL nº 573/2022 (LDO 2023) precisa ser aprovada na segunda votação em Plenário para que o pagamento da reposição salarial de 22% em 2023 seja garantido no orçamento do estado de Mato Grosso.

A discussão ocorreu presencialmente no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e em ambiente virtual com a participação de servidores públicos, entidades e sindicatos. A presidente do Sintap, Diany Dias, e o diretor de Comunicação do Sindicato, Wanderson Pires Salomão, participaram presencialmente, e com eles também estiveram o assessor da presidência, Francisco Carlos Braz, e a servidora aposentada e funcionária Adejair Arsenia Silva, dentre outros.

"Estamos aqui na AL para acompanhar a audiência pública sobre a LDO. Queremos nossa Reposição da Inflação de 22.4% nem que seja parcelados! É a chance de redenção do Governo Mauro com os servidores!", fez saber o diretor do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig) e integrante do Fórum Sindical de Mato Grosso Antonio Wagner. Ele questionou sobre o paradeiro dos bilhões prescritos da dívida ativa e a renúncia fiscal.

"A gente não vê, em nenhuma projeção de LDO, para onde vão parar os bilhões que prescrevem ano a ano da dívida ativa, 112 bilhões prescreveram de 2017 a 2022. Precisamos saber o porquê, e, principalmente, quem são os grandes devedores da dívida ativa do estado de Mato Grosso. Qual é o estado que não quer dar transparência a quem são os seus sonegadores? Um estado que está privilegiando quem sonega, e não quem paga seus impostos. A renúncia fiscal, por outro lado, subiu neste ano para mais de R$ 10 bilhões. Isso representa quase a metade da nossa receita".

Em sua fala durante a audiência, a presidente do Sintap perguntou à mesa sobre os critérios que levaram aos 7.87% da RGA para o ano que vem. "Temos um déficit de 22,61% de RGA, dos anos que não foram dados, 2018, 2019 ... O governador Mauro Mendes sinalizou apenas com 7,2%. Nunca mais ele cumpriu com a lei da revisão geral, então com isso nós queremos saber qual é a política que trata os servidores públicos do estado de Mato Grosso. Quero perguntar qual o limite da responsabilidade que está hoje da nossa folha de pagamento, para vocês terem embasado esses 7,87% do RGA para o ano que vem", questionou ela, destacando ainda que, por outro lado, mesmo na pandemia da covid-19, a receita de Mato Grosso sempre foi crescente. "Temos batido recordes constantes mês a mês. Olhando no site da Sefaz nós constatamos que já temos 11 bilhões arrecadados".

Foram muitos os questionamentos feitos pelo Fórum Sindical como um todo, Um dos tópicos mais criticados foi a falta de concurso público. Como a previsão para 2023 é muito aquém do que o estado necessita, foi perguntado, por exemplo, quem prestará serviço no Hospital Central de Alta Complexidade, localizado no Centro Político Administrativo de Cuiabá, cujas obras estão em andamento. Depois de ficar parada por 34 anos, a obra deve ser finalmente concluída em 2023, mas, sem previsão de concurso com número de servidores suficientes, de pouco vai adiantar a inauguração do hospital.

O déficit de servidores também atinge os demais setores além da saúde, como é o caso do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), que há mais de 20 anos espera por um concurso. A área da educação também necessita de mais servidores.

Luiz Perlato - SINTAP/MT

Parceiros