Sintap-MT

Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Neste domingo (30.10), mais de 156 milhões de eleitores brasileiros foram as urnas para escolher o seu próximo presidente, tendo como resultado a vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que retorna ao Palácio do Planalto após 12 anos.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de MT (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, Diany Dias, os brasileiros tiveram a oportunidade de escolher e que venceu a democracia.

"Temos que lembrar neste momento que a democracia é de extrema importância para o Brasil de hoje e que temos que respeitar a escolha da maioria dos brasileiros. São os direitos civis, os direitos políticos, são os direitos trabalhistas, são os direitos sociais que estão em jogo e isso que sempre iremos defender também”, afirmou ela.

Na oportunidade ainda, a presidente reforçou que essas são pautas que vem ao encontro das lutas também do Sintap/MT.

“Nós, enquanto sindicato, sempre nos pautamos e nos pautaremos pela democracia, pela garantia do seu estado de direito, então, esperamos um Brasil melhor para cada brasileiro deste País, onde seus direitos sejam respeitados e garantidos”, finalizou Diany,

 

Diretores da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) visitaram o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT) nesta semana, atendendo a um convite do presidente interino do Sindicato, Isidoro Celso dos Santos Júnior.

O diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Vilmondes Tomain, com o vice-presidente da Regional 8 e presidente do Sindicato Rural de Acorizal, Luis Carlos da Silva, e o diretor de Relações Institucionais da entidade, José Luiz Martins Fidelis, compareceram ao café da manhã do Sintap na última quarta-feira (26), sendo recebidos por Isidoro e também pela diretora-financeira do Sintap, Maria Fernanda Freitas de Almeida Casula.

Conforme Isidoro, o Sintap e a Famato têm demandas comuns, que atendem tanto o setor produtivo quanto os servidores do sistema agrícola, agrário, pecuário e florestal. "Foi um estreitamento de laços", disse ele. Além de vice-presidente do Sintap, Isidoro também é diretor-tesoureiro do Sindicato Rural de Matupá, que integra o Sistema Famato.

Luiz Perlato - SINTAP/MT

Por Marina Faiad


As associações e sindicatos são pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que reúnem indivíduos com os mesmos interesses e objetivos comuns.

A associação atua em nome, apenas, de seus associados, com finalidade social, de lazer, de estudos ou grupo de estudos, entre outros fins.

Em outras palavras, a associação profissional não sindical promove a realização de estudos, integração cultural e social, e possui sua capacidade jurídica limitada aos seus associados.

Enquanto que o sindicato possui legitimidade legal para atuar em prol de toda a categoria profissional ou econômica, com reflexo em toda a categoria.

Assim, a mera constituição da pessoa jurídica no cartório competente não confere a competência legal e as prerrogativas de personalidade sindical. A entidade sindical, também, precisa ser reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que é o guardião da unicidade sindical.

No campo da defesa coletiva ou individual, atua extrajudicialmente perante órgãos públicos e judicialmente, como substituto processual da categoria.

É o sindicato quem possui legitimidade para representar toda a categoria profissional junto ao Poder Judiciário em demandas coletivas, em negociações relacionadas a reajustes salariais, greves, melhores condições de trabalho, entre outras lutas.

Um dos mais importantes papéis do sindicato é que ele é o porta-voz da categoria. Por isso, representa politicamente todos os seus integrantes em negociações coletivas e na celebração de acordos e convenções coletivas, com repercussão geral à categoria – e não somente aos filiados.

Quando um sindicato ajuíza uma ação coletiva, a substituição processual é ampla, em prol de todos daquela categoria, seja na fase de conhecimento ou de execução de sentença, independente de autorização.

O sindicato também pode substituir processualmente, quando necessário, um membro da categoria que ele representa, na defesa de direitos relacionados ao seu cargo, funções, remuneração e condições de trabalho.

Assim, uma das principais diferenças entre essas duas organizações são os limites de cada uma. A associação, por sua origem legal no Código Civil, está preocupada em defender apenas os seus associados, enquanto a atuação sindical, prevista na Constituição Federal, se estende a toda categoria profissional, independente de estar ou não filiado.

Ambos são grupos que estão defendendo interesses de algum grupo, e, tanto as associações quanto os sindicatos podem promover atividades esportivas, culturais e assistenciais, estabelecendo convênios para isso. A diferença básica é que as ações sindicais acabam tendo um viés político e jurídico muito mais evidente, com repercussão geral.

* Marina Faiad é advogada e integra a bancada jurídica do Sintap-MT

 

       

Em "missão diplomática" pelo Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT), o presidente interino, Isidoro Celso dos Santos Júnior, esteve no Palácio Paiaguás na tarde da última sexta-feira (21). Isidoro é amigo de infância do tenente-coronel da Polícia Militar Jordan Espíndola dos Santos, que é o secretário-chefe de Gabinete do Governo de Mato Grosso.

Na mesma tarde Isidoro visitou outro amigo. Antes de ir ao Paiaguás, ele passou na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), onde foi recebido pelo diretor de Relações Institucionais da entidade, José Luiz Martins Fidelis, que também é o atual presidente do Sindicato Rural de Matupá, onde Isidoro ocupa o cargo de Tesoureiro.

Isidoro, que é vice-presidente do Sintap-MT na atual gestão, está ocupando o cargo de presidente em exercício da entidade uma vez que a presidente, Diany Dias, encontra-se viajando, só devendo retornar às funções no próximo dia 31 de outubro.

A visita dele ao Paiaguás e à Famato segue o trabalho de Diany Dias, que se relaciona com representantes dos poderes Executivo e Legislativo, estreitando as relações e buscando ampliar o diálogo para melhor representar o Sintap e os interesses dos servidores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal, do Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA/MT) e Instituto de Terras de Mato Grosso (INTERMAT).

Luiz Perlato - SINTAP/MT

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Nesta terça-feira, 25 de outubro, é o Dia da Democracia. Uma data de extrema importância para o povo brasileiro, pois foi através dela que se conquistou o poder ao voto, por exemplo.

Vale lembrar que a data foi escolhida por ser o dia da morte do jornalista Vladimir Herzog, em 1975. Militante na luta pela democracia e pelo fim da censura praticada pela ditadura militar, foi torturado e morto. Sua morte causou indignação popular e tornou-se um marco na luta pela redemocratização do Brasil, consolidada com a Constituição Federal de 1988.

Para o Sintap/MT, a data de hoje deve ser celebrada de todas as formas, “em especial deve-se refletir sobre seu aperfeiçoamento, com o fortalecimento das instituições, aumento da representatividade dos diversos segmentos da sociedade e valorização do Estado Democrático de Direito, para que a soberania popular continue a ser respeitada e possível de ser manifestada a qualquer momento, sem ser censurada como vemos em muitos momentos e em determinadas situações”, afirma a presidente da entidade sindical, Diany Dias.

Conforme a presidente ainda, “estamos nos aproximando de mais um dia de votação, onde iremos definir quem comandará o nosso país nos próximos anos, vale reforçar que esse direito de elegermos nossos representantes através do voto direto, secreto, universal e periódico é uma conquista do povo decorrente de anos de luta para que vivêssemos em um País democrático, então, vamos fazer valer também esse direito conquistado por nós, brasileiros”, pontuou ela.

Acesse nosso site: sintapmt.org.br

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/SintapMT

Siga nosso Instagram: @sintap_mt

Por ocasião do pré-serviço ( primeiro treinamento em que mostram as diretrizes do órgão ), que está acontecendo no Hotel Paiaguás em Cuiabá, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT) participou do evento, dando as boas vindas aos colegas.

A Diretoria do Indea concedeu o espaço, que permitiu à diretora-financeira do Sintap, Maria Fernanda Freitas de Almeida Casula, e a advogada Marina Faiad,que integra o corpo jurídico do Sintap- MT, a fazer uma apresentação do Sindicato aos servidores, resgatando o histórico de lutas e as conquistas para a categoria, dentre as quais o plano de cargos, carreiras e salários (PCCS) e a realização de concurso público no Instituto.

A Diretora Maria Fernanda, falou da importância da Unicidade Sindical, no qual a lei permite apenas um sindicato representando a categoria, justamente por conta do fortalecimento e consequentemente a garantindo desta forma que os direitos dos servidores sejam preservados.

Muitos dentre os novos servidores ainda desconheciam a origem do Sintap, bem como as lutas que o Sindicato encampou desde o seu advento, mas, com as falas de Maria Fernanda e Marina Faiad, e também com um vídeo que foi apresentado no curso promovido pelo Indea, os servidores passaram a saber como a categoria chegou aos patamares de hoje, em termos salariais e direitos conquistados. Nesse vídeo, mesmo estando viajando a presidente do Sintap, Diany Dias, deixou uma mensagem aos congressistas, em que falou da importância da filiação deles para fortalecer a entidade que os representa.

Também foi exibido um vídeo do representante da UNAFA ( União Nacional dos Servidores da Defesa Agropecuária) Francisco Saraiva (SINFA/MA), falando do Sintap-MT e como a entidade é referência para os sindicatos da Defesa Agropecuária de outros Estados, além da importância de todos os servidores estarem filiados e trabalhando junto com o sindicato.

Vale lembrar que o cenário atual requer muita união, como foi enfatizado ontem por Maria Fernanda e Marina Faiad, e muita mobilização, para o enfrentamento de desafios como a PEC-32, da reforma administrativa, que deve ser colocada em votação na Câmara Federal logo após o segundo turno da eleição presidencial, no dia 30 de outubro. precarizando o serviço público e reduzindo os recursos para a aposentadoria dos servidores. Se luta também contra o avanço da terceirização e outras pautas, todas elas de grande importância, porque impactam a nossa vida funcional.

Sindicato e Associação

O primeiro fator que diferencia essas duas organizações são os limites de cada uma. A associação atua em nome, apenas, de seus associados, enquanto a atuação sindical se estende a toda categoria profissional, independente de estar ou não filiado. O movimento sindical existe para ser porta-voz de uma categoria. 

A Associação não tem o respaldo legal para negociar com o governo qualquer pauta relacionada à categoria, pois isso é prerrogativa do Sindicato. Portanto, as associações não podem participar de decisões coletivas, e muito menos entrar em negociações, elas podem se encarregar apenas da parte social, ou seja, as ações relacionadas a confraternizações, esporte e lazer para os associados.

Em sua fala aos servidores do Indea na quarta-feira (19), a advogada Marina Faiad, explicou sobre as atribuições de cada uma dessas entidades. E o Sintap-MT também levou 2 banners ao local do evento, um deles contendo apenas o que se refere a Associação, e o outro, sobre Sindicato e suas atribuições.

       

Luiz Perlato - Sintap/MT

Um grupo de animados aposentados e pensionistas do Indea e Intermat foi flagrado na madrugada de hoje (18) invadindo o aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e andando como se estivessem no mundo da lua. E esse comportamento foi almejado pelo Sintap. A presidente do Sindicato, Diany Dias, inclusive, está no grupo, com sua filha Daniele.

De camisetas verde e branco, eles caminhavam apressadamente rumo ao portão de embarque, para a viagem a Porto Seguro. A felicidade estampada no rosto era tão grande que foi impossível passarem despercebidos.

Uma semana de férias num lugar paradisíaco costuma causar esse efeito nas pessoas, sobretudo as da melhor idade, desejosas de fugir da rotina.

A vida é breve, e é preciso aproveitar. A vida passa rápido demais. E se você não parar de vez em quando para vivê-la, vai acabar perdendo o seu tempo. Os aposentados e pensionistas sabem disso, principalmente os do Indea e Intermat, que após mais de vinte ou trinta anos dedicados ao serviço público agora querem descansar e viver ao máximo.

Curtam a vida adoidado! É o que deseja o Sintap/MT a todos os seus sindicalizados.

Luiz Perlato - Sintap/MT

Tudo preparado em conformidade ao planejamento para a viagem proporcionada pelo Sintap/MT e organizada pela Diretoria dos Aposentados e Pensionistas e a Empresa Conexão Inesquecível. A presidente do Sintap/MT, Diany Dias, viaja no dia 17/10/2022 para acompanhar a organização em Porto Seguro. O retorno a Cuiabá será no dia 27 de outubro.

No dia 18/10/2022 viajam 03 grupos e no dia 19/10/2022, outro grupo, completando os grupos dos Aposentados e Pensionistas com acompanhantes e servidores da ativa, perfazendo um total de 164 pessoas.

"Agradecemos a compreensão de todos na organização", declarou a diretora dos Aposentados e Pensionistas, Orenil de Andrade, complementando que todos já receberam o bilhete de viagem com dia e horário de voo e as devidas orientações.

"Na chegada no aeroporto de Porto Seguro teremos o translado para o hotel. Tudo preparado para que possamos usufruir das belezas de Porto Seguro. Ressaltamos a importância dessa integração proporcionada pelo Sintap aos aposentados e pensionistas que contribuem efetivamente para o desempenho do Sindicato nas Lutas Sindicais".

Conforme Orenil, proporcionar qualidade de vida é um reconhecimento do Sindicato aos valorosos servidores aposentados e pensionistas do INDEA e INTERMAT. "Vamos que vamos brindar a vida nas ondas do mar de Porto Seguro. Bênçãos de Deus e Nossa Senhora a nossa viagem. Luz e paz. Orenil de Andrade/ Diretoria dos Aposentados e Pensionistas", concluiu.

SINTAP/MT

Parceiros