Sintap-MT

Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Na manhã desta quinta-feira (26.01) a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (SINTAP/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, Diany Dias e os diretores Chico Borges e Maria Fernanda se reuniram com o presidente do Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat), Francisco Serafim de Barros. Também participou da reunião a diretoria de administração sistêmica, Marcianne Quixabeira.

Um dos principais objetivos do encontro foi de discutir a realização do concurso público para o Intermat, uma luta antiga do Sintap/MT, que inclusive possui na justiça um processo em que obriga o Estado a realizar a prova.


“Durante uma greve realizada pelos servidores do Intermat, ainda em 2015, em uma mesa de conciliação no Tribunal de Justiça, ficou determinado que o governo teria um prazo para realização de concurso público para contratação de mais efetivo. Também ficou estabelecida uma multa diária caso o acordo não fosse cumprido, porém, até hoje não foi feito concurso e tampouco o governo do Estado está pagando a multa por não realização do mesmo”, explicou o diretor do Sintap/MT, Francisco Borges, durante a reunião, lembrando que o último concurso que teve na autarquia foi em 2009.


Na oportunidade, a presidente do Sintap/MT e os diretores pediram o apoio do presidente do Intermat para que essa situação seja por fim resolvida. Ele afirmou ser favorável a reivindicação e que farão levantamento dos custos para a realização do mesmo.
“Foi uma reunião muito harmoniosa, onde pudemos discutir ideias e projetos em parceria entre o sindicato e o Intermat, inclusive a realização de um workshop, então, saímos da reunião com boas perspectivas de avançarmos nas questões que dependem tanto do sindicato quanto dos gestores do Intermat e com isso todos saem ganhando, principalmente os servidores e a sociedade como um todo”, afirmou a presidente Diany.

Hoje, dia 24 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional dos Aposentados, o qual é destinado a homenagear os profissionais que dedicaram grande parte da vida ao trabalho e que agora, merecidamente, usufruem dos benefícios da previdência social como uma pequena forma de recompensá-lo por todo esforço e por sua contribuição para com a sociedade.

De acordo com a legislação brasileira, existem cinco categorias específicas de aposentadoria: a compulsória, a especial, por idade, por invalidez ou por tempo de contribuição.


O Sintap/MT lembra ainda, que mesmo com todo o empenho desses servidores em Mato Grosso, os aposentados continuam não tirando o teto do INSS para cobrança dos 14% de todos os aposentados. A diretoria do Sindicato busca, de todas as formas, a possibilidade de discutir esse assunto ainda com o governo do Estado.


Por essa falta de reconhecimento por parte do governo de Mato Grosso e diante da importância desta data e dos profissionais aposentados, em especial do Indea e Intermat, o Sintap não poderia deixar de homenageá-los principalmente após anos de dedicação e muito trabalho a esses órgãos.


Parabéns por todo o esforço e nossos agradecimentos por toda dedicação no desenvolvimento do nosso Estado e do nosso País!

Parabéns pelo seu dia!!!


Diany Dias
Presidente Sintap/MT

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Com objetivo de firmar uma parceria sobre atendimentos psicológicos junto aos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT), a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, Diany Dias, se reuniu com a presidente do Indea, Emanuele de Almeida na tarde desta quarta-feira (18.01). Também participaram do encontro as psicólogas da autarquia e do sindicato, Elizabeth Sampaio e Alessandra Teixeira, respectivamente, além do diretor-administrativo Luiz Gustavo Caran e o Coordenador da Gestão de Pessoas, Dimar Nogueira.


Durante a reunião ficou definido que as duas profissionais irão trabalhar de forma conjunta, buscando proporcionar bem-estar e mais qualidade de vida aos servidores.


“Nós sabemos que muitos servidores estão com problemas e estão precisando de ajuda, não somente ele, mas também alguns familiares e tudo isso nos tem preocupado muito, então, estamos fazendo a parceria com o Indea para identificarmos esses casos e nos colocarmos a disposição, junto com as profissionais, para ajudá-los”, disse Diany.


Emanuele de Almeida também destacou que o servidor é o principal mecanismo para o bom funcionamento da autarquia e que proporcionar esse atendimento com intuito de ser um apoio para quem precisa será benéfico para todos.

ATENDIMENTOS SINTAP/MT


Os atendimentos com a psicóloga Themes Lorena de Mesquita continua aos sindicalizados ao Sintap/MT, às segundas, terças e quartas-feiras no período vespertino.
Já os atendimentos com a nova psicóloga contratada pelo Sintap serão nas quintas-feiras e sextas-feiras, das 08h às 18h.


O atendimento será tanto presencial quanto on-line, e cada sindicalizado tem direito a até 10 sessões.


Para agendar sua consulta, ligue para o SINTAP-MT nos seguintes contatos:
(65) 3644-3747 e (65) 98123 4448.

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

A manhã deste domingo (15.01) foi dia de festa e de promover a saúde na tradicional Corrida de Reis que acontece anualmente em Cuiabá. Com uma estrutura montada para receber os servidores sindicalizados e familiares, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT), que representa servidores do Indea e Intermat, mais uma vez entrou em ação e deu todo suporte aos participantes.

Na tenda montada pelo sindicato no encerramento do percurso, eles eram recepcionados com frutas, Isotônico Gatorade e água.
“Essa foi uma das formas que encontramos de apoiar os atletas da categoria presentes na corrida que mais uma vez foram muito bem na participação. Essa ação do Sindicato visa incentivar a prática do esporte, melhorar a saúde e reduzir o nível de estresse, por isso, no próximo ano esperamos que ainda mais servidores venham participar”, disse a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.
Odir Souza França, da unidade do Indea de Cáceres, foi o primeiro servidor sindicalizado a concluir a prova.
Além da tenda de apoio, o Sindicato também realizou um sorteio entre os participantes.

Ao final do evento ainda, a presidente do Sintap/MT fez um agradecimento a todos que participaram. “Quero agradecer a todos integrantes da diretoria que compareceram na corrida de Reis e que nos apoiaram, em especial o organizador de todo o evento, nosso diretor Francisco Aurélio, aos servidores do INDEA e INTERMAT, amigos e familiares, em especial também os que vieram do interior, se deslocaram de suas bases para marcar presença. Obrigada a todos que participaram e que mais uma vez elevaram o nome do nosso sindicato”, finalizou.

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT


Mesmo com a contestação do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (SINTAP/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, e outros sindicatos que compõe o Fórum Sindical, a Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta quarta-feira (11.01) o projeto do Governo de Mato Grosso sobre a Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores em 2023.


A proposta aprovada garante apenas 5,79%, bem menos do que o solicitado pelos sindicatos. De acordo com o projeto, esse percentual foi calculado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e será pago a todos os servidores efetivos e comissionados, civis e militares, ativos, inativos e pensionistas.


Para o Sintap/MT, a atualização dos valores está totalmente desatualizada. “Nós elaboramos um projeto com levantamento de dados do próprio governo de Mato Grosso que comprova que esse percentual está totalmente fora da realidade”, afirma a presidente Diany Dias.
O projeto elaborado pelo Sintap visa apresentar uma nova proposta para aplicação da RGA, percentuais e retroativos. “Esse levantamento elaborado pelo nosso diretor Vânio Brandalise está sendo protocolado junto aos deputados, para que eles analisem os dados e para verem o quanto estamos sendo prejudicados”, explicou Diany.


Os sindicatos alegam ainda, que para compensar a revisão de 2022 a atualização deste ano de 2023 precisaria ser de pelo menos 8,53%.


“Diante disso, continuaremos conversando com os parlamentares e buscando de alguma forma de alterarmos esse índice para algo mais justo com o servidor”, garantiu a presidente do Sintap/MT.


Conforme informado pelo governo do Estado, o reajuste aprovado será pago no mês de janeiro, assim como ocorreu em 2022. A reposição será quitada conforme ato normativo da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

O Instituto de defesa agropecuária (Indea-MT) foi criado através da Lei n º. 4.171 de 31 de Dezembro de 1979 e celebra neste ano 43 anos de trajetória e a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (SINTAP/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, diante da importância da autarquia para todos os mato-grossenses não poderia deixar de comemorar essa data.

O Sintap lembra que as ações do Indea promovem a prevenção, o controle e a erradicação das pragas e doenças de animais e vegetais que contemplam interesses socioeconômicos para este Estado e são o tema de um extenso trabalho desempenhado pelos seus servidores ao longo desses 43 anos de história.

“Durante todos esses anos, que somam mais de 4 décadas, os servidores realizaram um intenso trabalho de educação sanitária, buscando sempre conquistar a confiança do produtor e do industrial da agropecuária, o que talvez tenha sido primordial para se obter o titulo de estado livre de febre aftosa”, disse a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.

Hoje, Mato Grosso é conhecido mundialmente como o Estado do Agronegócio e tem papel importante na exportação de grãos e carne. Recebe anualmente missões nacionais e internacionais de auditoria. Com isso, vale destacar o trabalho dos profissionais do INDEA e a parceria com os órgãos nacionais e internacionais.

“Nossos servidores são verdadeiros heróis por todas essas conquistas, fazendo sempre muito com pouco que lhes é disponibilizado para sua missão. Por isso jamais iremos deixar de reconhecer quem verdadeiramente merece esses méritos”, ressaltou a presidente.

A atividade dos servidores destaca-se também como papel importante na economia nacional tanto na geração de renda quanto emprego.

“A partir deste ano, estamos retirando a vacinação contra aftosa garantindo com isso um maior reconhecimento internacional da qualidade da nossa proteína animal aqui produzida, abrindo novos mercados ainda inexplorados para fomentar ainda mais nossas exportações, tudo graças ao trabalho dos servidores do Indea, então, nossos parabéns ao Instituto por comemorar mais um ano de criação, em especial, nossas homenagens vão para esses valorosos guerreiros, servidores que diuturnamente se dedicam ao trabalho para esse Estado ter o status que tem hoje”, finalizou Diany.

Crédito Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de MT (Sintap/MT), informa a todos que nesta sexta-feira (23.12), o expediente dos colaboradores se encerrará às 12 horas.

Informamos ainda que no período de 26 de dezembro ao dia 01 de janeiro o Sintap/MT estará em recesso, retornando o atendimento normal no dia 02 de janeiro. Se necessitar de algum auxílio, favor entrar em contato no seguinte número: (65) 99620-7557.

A Diretoria

Que seu natal seja recheado de coisas boas, de muita alegria, amor e união. É o que deseja o SINTAP/MT a todos os servidores do sistema agrícola, agrário, pecuário e florestal do estado de Mato Grosso.

Diany Dias, presidente do SINTAP/MT, em nome de toda a diretoria do Sindicato.

Parceiros