Sintap-MT

Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (SINTAP/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, vem a público repudiar totalmente a atitude do vereador de Nova Guarita, Cezar Alves (União Brasil), que através de uma atitude insana ou covarde, amarrou uma bombinha no rabo de um cachorro, na cidade de Sinop, com intuito de afastá-lo do local, segundo ele. Toda a ação do nobre vereador foi filmada e divulgada na imprensa mato-grossense.

Conforme as informações divulgadas, as imagens teriam sido gravadas em dezembro de 2022 e teriam viralizado nesta semana.

O Sintap/MT lembra que maus-tratos a animais é crime, o qual está previsto na lei 9.605. Em 2020, a lei 14.064 aumentou a pena a quem como abusar, maltratar, ferir ou mutilar cães e gatos, para 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda.

Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até um terço.

Diante do ato covarde do Parlamentar, que deveria ter atitudes nobres por ser um representante do povo na Câmara de Vereadores da sua cidade e que por ter essa missão, deveria estar pensando em Leis que ajudem na preservação e nos cuidados com os animais, o Sintap/MT vem repudiar veementemente sua ação.

Diretoria Executiva
Sintap/MT

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

A Diretoria dos aposentados do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (SINTAP/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, se reuniu na tarde desta terça-feira (31.01) para discutir diversos assuntos, entre eles, a realização de um evento cultural promovido pelo sindicato. A presidente Diany Dias também participou.


Conforme definido na reunião, o evento cultural deverá acontecer no dia 31 de março, com local ainda a ser definido.


As inscrições estão previstas para iniciar no dia 01 de fevereiro e seguem até o dia 10 do mesmo mês.


“Os interessados em participar, podem fazer suas inscrições na sede do Sintap ou na Central do Indea, onde estarão disponíveis as fichas”, informou a diretora de aposentados, Orenil Andrade.


Para a presidente do Sintap/MT, as expectativas em relação ao evento são grandes. “Será a primeira vez que iremos realizar esse evento, que temos certeza que será sucesso. A organização está de parabéns pela iniciativa”, disse Diany.

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT


Após reunião realizada na manhã de quinta-feira (26.01) com o presidente do Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat), Francisco Serafim de Barros, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (SINTAP/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, Diany Dias e os diretores Chico Borges e Maria Fernanda foram convidados a conhecerem a nova estrutura da autarquia, que passou por reformas recentes.


Durante a visita pela estrutura eles foram acompanhados pela diretora da administração sistêmica, Marcianne Quixabeira.


“Essa reforma era extremamente necessária devido a situação em que se encontrava o prédio, impossibilitando inclusive dos servidores desenvolverem suas atividades de forma mais eficaz, agora, conseguimos perceber que as condições são bem melhores”, pontuou a presidente do Sintap/MT.


Uma das cobranças do Sintap/MT era de que os servidores tivessem uma sala para almoçarem e de descanso, a qual já está em pleno funcionamento no prédio.


“Ficamos felizes em saber que essa reivindicação nossa foi atendida e também, desde já agradecemos ao presidente do Intermat por toda valorização e atenção que tem dado aos servidores da autarquia, pois percebemos o quanto ele enaltece o trabalho de cada um. É disso que precisamos e é por isso que iremos continuar lutando arduamente enquanto estivermos à frente do nosso sindicato”, finalizou Diany.

Os sindicatos têm um viés de representação política da categoria que representa. Já as associações têm viés de cunho cultural, esportivo, artístico, sem uma competência LEGAL para representação da categoria, mas tão somente de associados a ela.

Breves esclarecimentos

Diante da legislação estatuída, somente os sindicatos poderão representar uma categoria econômica e/ou profissional, pois assim preconiza a legislação que versa sobre o tema, as quais são seguidas na íntegra pelo Ministério do Trabalho, órgão competente para reconhecê-los, registrá-los e revesti-los de legalidade plena (personalidade jurídica sindical), enquanto legítimo representante de categoria a nível estadual.

Atuação Sintap/MT

Em Mato Grosso, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat busca cumprir de forma eficaz a sua missão. O Sindicato cumpre todos os requisitos que o Ministério do Trabalho exige, sendo o possuidor da carta sindical.
Vale ressaltar, que a entidade a cada dia se empenha para oferecer aos servidores um serviço sindical democrático, moderno e transparente, acompanhando de forma assídua as mudanças políticas do estado e país, aprimorando a defesa dos interesses dos seus sindicalizados, mantendo a credibilidade junto a sociedade e aos seus representados.

“O SINTAP/MT é uma entidade destinada para proteger, bem como defender os direitos dos seus servidores, sendo reconhecida como representante, de fato e de direito, da categoria da base territorial. Temos o interesse de atuar firmemente na política sindical para o fortalecimento da classe, garantindo o sucesso nas reivindicações e negociações”, pontua a presidente, Diany Dias.

Fonte: InfoJus BRASIL

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Na manhã desta quinta-feira (26.01) a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (SINTAP/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, Diany Dias e os diretores Chico Borges e Maria Fernanda se reuniram com o presidente do Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat), Francisco Serafim de Barros. Também participou da reunião a diretoria de administração sistêmica, Marcianne Quixabeira.

Um dos principais objetivos do encontro foi de discutir a realização do concurso público para o Intermat, uma luta antiga do Sintap/MT, que inclusive possui na justiça um processo em que obriga o Estado a realizar a prova.


“Durante uma greve realizada pelos servidores do Intermat, ainda em 2015, em uma mesa de conciliação no Tribunal de Justiça, ficou determinado que o governo teria um prazo para realização de concurso público para contratação de mais efetivo. Também ficou estabelecida uma multa diária caso o acordo não fosse cumprido, porém, até hoje não foi feito concurso e tampouco o governo do Estado está pagando a multa por não realização do mesmo”, explicou o diretor do Sintap/MT, Francisco Borges, durante a reunião, lembrando que o último concurso que teve na autarquia foi em 2009.


Na oportunidade, a presidente do Sintap/MT e os diretores pediram o apoio do presidente do Intermat para que essa situação seja por fim resolvida. Ele afirmou ser favorável a reivindicação e que farão levantamento dos custos para a realização do mesmo.
“Foi uma reunião muito harmoniosa, onde pudemos discutir ideias e projetos em parceria entre o sindicato e o Intermat, inclusive a realização de um workshop, então, saímos da reunião com boas perspectivas de avançarmos nas questões que dependem tanto do sindicato quanto dos gestores do Intermat e com isso todos saem ganhando, principalmente os servidores e a sociedade como um todo”, afirmou a presidente Diany.

Hoje, dia 24 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional dos Aposentados, o qual é destinado a homenagear os profissionais que dedicaram grande parte da vida ao trabalho e que agora, merecidamente, usufruem dos benefícios da previdência social como uma pequena forma de recompensá-lo por todo esforço e por sua contribuição para com a sociedade.

De acordo com a legislação brasileira, existem cinco categorias específicas de aposentadoria: a compulsória, a especial, por idade, por invalidez ou por tempo de contribuição.


O Sintap/MT lembra ainda, que mesmo com todo o empenho desses servidores em Mato Grosso, os aposentados continuam não tirando o teto do INSS para cobrança dos 14% de todos os aposentados. A diretoria do Sindicato busca, de todas as formas, a possibilidade de discutir esse assunto ainda com o governo do Estado.


Por essa falta de reconhecimento por parte do governo de Mato Grosso e diante da importância desta data e dos profissionais aposentados, em especial do Indea e Intermat, o Sintap não poderia deixar de homenageá-los principalmente após anos de dedicação e muito trabalho a esses órgãos.


Parabéns por todo o esforço e nossos agradecimentos por toda dedicação no desenvolvimento do nosso Estado e do nosso País!

Parabéns pelo seu dia!!!


Diany Dias
Presidente Sintap/MT

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Com objetivo de firmar uma parceria sobre atendimentos psicológicos junto aos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT), a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, Diany Dias, se reuniu com a presidente do Indea, Emanuele de Almeida na tarde desta quarta-feira (18.01). Também participaram do encontro as psicólogas da autarquia e do sindicato, Elizabeth Sampaio e Alessandra Teixeira, respectivamente, além do diretor-administrativo Luiz Gustavo Caran e o Coordenador da Gestão de Pessoas, Dimar Nogueira.


Durante a reunião ficou definido que as duas profissionais irão trabalhar de forma conjunta, buscando proporcionar bem-estar e mais qualidade de vida aos servidores.


“Nós sabemos que muitos servidores estão com problemas e estão precisando de ajuda, não somente ele, mas também alguns familiares e tudo isso nos tem preocupado muito, então, estamos fazendo a parceria com o Indea para identificarmos esses casos e nos colocarmos a disposição, junto com as profissionais, para ajudá-los”, disse Diany.


Emanuele de Almeida também destacou que o servidor é o principal mecanismo para o bom funcionamento da autarquia e que proporcionar esse atendimento com intuito de ser um apoio para quem precisa será benéfico para todos.

ATENDIMENTOS SINTAP/MT


Os atendimentos com a psicóloga Themes Lorena de Mesquita continua aos sindicalizados ao Sintap/MT, às segundas, terças e quartas-feiras no período vespertino.
Já os atendimentos com a nova psicóloga contratada pelo Sintap serão nas quintas-feiras e sextas-feiras, das 08h às 18h.


O atendimento será tanto presencial quanto on-line, e cada sindicalizado tem direito a até 10 sessões.


Para agendar sua consulta, ligue para o SINTAP-MT nos seguintes contatos:
(65) 3644-3747 e (65) 98123 4448.

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

A manhã deste domingo (15.01) foi dia de festa e de promover a saúde na tradicional Corrida de Reis que acontece anualmente em Cuiabá. Com uma estrutura montada para receber os servidores sindicalizados e familiares, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT), que representa servidores do Indea e Intermat, mais uma vez entrou em ação e deu todo suporte aos participantes.

Na tenda montada pelo sindicato no encerramento do percurso, eles eram recepcionados com frutas, Isotônico Gatorade e água.
“Essa foi uma das formas que encontramos de apoiar os atletas da categoria presentes na corrida que mais uma vez foram muito bem na participação. Essa ação do Sindicato visa incentivar a prática do esporte, melhorar a saúde e reduzir o nível de estresse, por isso, no próximo ano esperamos que ainda mais servidores venham participar”, disse a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.
Odir Souza França, da unidade do Indea de Cáceres, foi o primeiro servidor sindicalizado a concluir a prova.
Além da tenda de apoio, o Sindicato também realizou um sorteio entre os participantes.

Ao final do evento ainda, a presidente do Sintap/MT fez um agradecimento a todos que participaram. “Quero agradecer a todos integrantes da diretoria que compareceram na corrida de Reis e que nos apoiaram, em especial o organizador de todo o evento, nosso diretor Francisco Aurélio, aos servidores do INDEA e INTERMAT, amigos e familiares, em especial também os que vieram do interior, se deslocaram de suas bases para marcar presença. Obrigada a todos que participaram e que mais uma vez elevaram o nome do nosso sindicato”, finalizou.

Parceiros