Sintap-MT

Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT


Os servidores sindicalizados dos Institutos de Defesa Agropecuária (Indea) e de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat) sindicalizados ao Sintap/MT estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (24.03) para participar das assembleias gerais ordinárias e extraordinárias.

Durante as assembleias, que aconteceram na sede do sindicato, diversos assuntos foram tratados e colocados em votação, iniciando pela nomeação e substituição de diretores, delegados e subdelegados junto a diretoria, tendo em vista que muitos haviam deixado a função ou assumiram outras pastas.

Outra pauta colocada em discussão e que foi aprovada por unanimidade entre os participantes da reunião foi a reforma do alojamento e também a criação da unidade regional do Sintap/MT na cidade de Juara.

Na oportunidade, também foi apresentada pela diretora financeira, Maria Fernanda, a prestação de contas do exercício de 2022. Lembrando que a atual diretoria ao assumir as funções administrativas do sindicato em 2021, recebeu da gestão anterior, em caixa, um saldo positivo de aproximadamente 780 mil reais e que ao encerrar o ano de 2022, possuía em caixa aproximadamente 1 milhão de reais. As contas foram aprovadas pelos presentes.

Além disso, foi apresentada a previsão orçamentaria para o exercício 2023, entre outros assuntos.

Para a presidente do Sintap/MT, Diany Dias, as assembleias foram muito produtivas.

“As discussões foram muito proveitosas e tivemos a oportunidade de avançar em diversos assuntos também, além de termos aprovados pelos servidores algumas ações que iremos colocar em prática a partir de agora, como a reforma do alojamento que é uma grande necessidade do momento, então, nossos agradecimentos a toda nossa diretoria e aos servidores que atenderam ao nosso chamado e vieram participar”, disse a presidente.

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT


Teve início na manhã desta quarta-feira (22.03), na sede do Sindicato dos Servidores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, a reunião trimestral da diretoria.

Logo após a abertura dos trabalhos feitos pela presidente do Sintap/MT, Diany Dias, que deu as boas-vindas a todos, cada membro responsável por diretorias teve a oportunidade de falar sobre os trabalhos da sua coordenação, além das metas estabelecidas.

Dando sequência a reunião, foram tratados assuntos relacionados a reforma do alojamento; sobre o trabalho desenvolvido pela Comissão de Obra, portarias – remanejo membros da diretoria; Estudo - Verba Indenizatória ou Interiorização, além de assuntos gerais da presidência.

A prestação de contas de 2022; Elaboração da Previsão Orçamentária para a apresentação na Assembleia e estratégias para implantar o Comitê Setorial da segurança do Trabalho conforme o decreto n° 393 de 15 de janeiro de 2016. LTCAT e Insalubridade também foram discutidos entre os diretores que participaram, tanto de forma presencial, quanto on-line.
Inúmeros outros assuntos também estavam em pauta e foram tratados durante a reunião, que segue com novas discussões nesta quinta-feira (23.03), como por exemplo a apresentação e planejamento para o ano de 2023.


“É uma reunião extremamente importante, onde tratamos assuntos de interesse dos nossos servidores e onde traçamos os caminhos que iremos seguir, sempre visando a união da categoria para avançarmos e conquistarmos mais, sempre pensando no bem do servidor do Indea e Intermat”, disse a presidente Diany.


ASSEMBLEIA GERAL


Vale lembrar que na próxima sexta-feira (24.03), acontecerão as assembleias gerais ordinárias e extraordinárias, a partir das 13 horas em primeira chamada e 15h30m em segunda e última chamada, sendo iniciada independentemente com a quantidade de sindicalizados presentes.

Hoje, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água e com a finalidade de alertar a população sobre a necessidade de preservação do recurso para garantir a sobrevivência de todos os ecossistemas do mundo, a data foi instituída através da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993.

A diretoria do Sindicato dos Servidores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, lembra que a água é essencial para a manutenção da natureza, responsável por manter a umidade do ar, abastecer lençóis freáticos e conservar a vida de plantas por todo o mundo, também desempenha importante função na atividade da agricultura, nas indústrias, na geração de energia elétrica, além de preservar a saúde dos seres vivos de todo o planeta.


Além disso, ela é indispensável para o corpo humano, já que ela ajuda a hidratar, transportar nutrientes até as células, ela também auxilia na eliminação de toxinas do corpo através do suor e da urina. De forma geral, recomenda-se que uma pessoa tome 2 litros de água por dia e a sua falta pode causar vários problemas ao funcionamento corporal.


O Sintap/MT também alerta para que não falte água no futuro, é essencial que algumas atitudes conscientes sejam colocadas em prática. Conheça algumas delas:

• evitar o desperdício de água ao tomar banho, lavar louça e escovar os dentes;
• ficar atento quanto aos vazamentos internos;
• trocar a mangueira pela vassoura para a limpeza de áreas externas;
• não jogar lixo em rios, lagos e praias;
• praticar e incentivar o consumo sustentável;
• promover a educação ambiental na comunidade.

Faça sua parte e ajude a preservar esse importante recurso natural!

O Dia Internacional das Florestas é comemorado hoje, dia 21 de março, e tem como objetivo no mundo todo destacar a importância desses ecossistemas na luta contra as mudanças climáticas e para alertar sobre o perigo de sua degradação.

Essa luta vem ao encontro dos ideais também do Sindicato dos Servidores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, que sempre busca disseminar a importância da sua preservação.
Vale lembrar que essa data foi proclamada pelas Nações Unidas e enfatiza ainda a necessidade de um desenvolvimento sustentável, essencial para que recursos estejam disponíveis para as gerações futuras.

#Ajude a salvar as nossas floretas...preserve-as!!!!

Diretoria Sintap/MT

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

A diretoria do Sindicato dos Servidores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, convocou a diretoria, delegados e servidores para esclarecerem dúvidas em relação a Unidade real de valor (URV) com o assessor jurídico, Dr. Carlos Frederick, responsável pela ação que tramita na justiça. O encontro que aconteceu de formato hibrido foi realizado na manhã de sexta-feira (17.03).


Logo após a presidente do Sintap/MT, Diany Dias, fazer a abertura da reunião, o Dr Frederick deu inicio as explicações do andamento atual do processo, que segundo ele, em sua última decisão, o juiz responsável teria dado um prazo de 15 dias para que sejam apresentados os documentos para liquidação de sentença.


“Por parte do sindicato já foi apresentado toda documentação, cálculos e demais informações necessárias, porém, o Estado ficou de apresentar todas as fichas financeiras e não cumpriu. Na verdade, o Estado não cumpriu nada até agora”, afirma o advogado, que tem trabalhado na cobrança de agilidade por parte da justiça no andamento do processo. “Nós estamos trabalhando neste processo o tempo todo e estamos bem otimistas com o resultado”.


Conforme o assessor jurídico esclareceu ainda durante a reunião, tiveram execuções de pessoas não filiadas, contudo isso ocorreu até 2016.


“Agora não é mais possível, para receber dessa ação é somente através do Sintap, que é o representante legitimo e legal do servidor”, explicou, reforçando o esclarecimento de que acabou qualquer possibilidade para execução individual. “A ação principal conta com filiados que saíram do Sintap após o seu protocolo, só que a cada sentença o juiz solicita novamente a lista atualizada e quem saiu, se não voltar a se sindicalizar, infelizmente não terá esse direito”, garante Frederick, citando exemplos de filiados de outros órgãos que saíram e que agora estão retornando rapidamente com intuito de receber o benefício com seu respectivo retroativo.


“O sindicato tem uma base constitucional muito forte, derivada do artigo 8º da Constituição. Diferente da associação, ele representa os interesses da categoria como um todo, por isso a importância de se fazer parte”, pontua o assessor jurídico.


Sobre os documentos que devem ser apresentados por parte do Estado, que se baseia na ficha financeira dos servidores desde 2004, o assessor jurídico orientou para que o próprio Sintap/MT faça um pedido junto aos órgãos responsáveis, demonstrando com isso a procrastinação por parte do governo estadual.


“Esse documento fazendo esse pedido já foi viabilizado e protocolado por nossa equipe na Seplag, Indea e Intermat, solicitando essa ficha financeira, a qual será juntada na ação”, informou a presidente do Sintap/MT, solicitando ainda para os sindicalizados que já possuem essa ficha financeira de 2004 até os dias de hoje, para que a encaminhe para o seguinte contato de e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Para Diany Dias ainda, foi uma reunião muito produtiva, onde quem participou teve a oportunidade de esclarecer dúvidas.


“Foram convidados a todos, em especial os delegados que estão responsáveis agora a informar a todos os demais sindicalizados sobre o andamento do processo”, finalizou.

Hoje, 19 de março, celebramos o Dia do Artesão. Trata-se de uma data importante para homenagear todos os profissionais que se dedicam, com afinco e satisfação, à arte de produzir as mais belas peças de artesanato em cerâmica, cera, tecido, palha, madeira, entre tantas outras formas de se fazer artesanato.

O dia do artesão é uma justa homenagem a esta importante categoria profissional, que trabalha com as mãos e possuem um dom de transformar materiais em lindas peças de artes.


É um dia especial, por isso, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, homenageia a todos os artesãos, principalmente os que trabalham ou trabalharam no Indea e Intermat e que hoje estão aposentados, ocupando o seu tempo em produzir e encantar com suas belas peças de artes.

 

Artesão...parabéns pelo seu dia!!!

 

Uma homenagem da diretoria do Sintap/MT.

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Após 40 anos de serviços prestados com muita dedicação, grande parte deles ao Estado de Mato Grosso, o servidor público do Indea/MT Vantuil Gonçalo se aposentou por tempo de contribuição.

Toda sua trajetória dentro da autarquia foi reconhecida por colegas de trabalho, conquistados ao longo dessas 4 décadas de profissionalismo.

Diante do respeito e da gratidão que tem por seus respectivos servidores, a diretoria do Sindicato dos Servidores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, também presta suas homenagens ao servidor, que deixa seu legado de trabalho, de competência, dedicação e amor às funções que desempenhou durante todos esses anos no Indea/MT.

“O Vantuil acompanhou grande parte da trajetória de fundação do Indea, já que ele ingressou na autarquia e 1984, quando ela recém havia sido criada e consequentemente também acompanhou a fundação e as lutas do Sintap/MT durante todos esses anos, então, são muito justas as homenagens que ele recebe hoje, e nós, da diretoria do sindicato só temos a agradecê-lo, parabenizá-lo pelo grande profissional que sempre foi e lhe desejar sucesso e que curta muito sua vida de aposentado a partir de agora”, afirmou a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.

 

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

 

Uma das campanhas que está em andamento neste mês de março é a do “Março Lilás – Prevenção e combate ao câncer do colo uterino” e que marca um período de atenção especial à saúde da mulher. Ela tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, que é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Diante da importância da conscientização desse tipo de câncer, que pode ser evitado se descoberto na fase inicial, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, reforça e contribui na divulgação da campanha.

O sindicato lembra ainda, que conforme orientações médicas, a principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.

Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

 

MARÇO AZUL MARINHO – Prevenção contra o câncer colorretal

 

Já outra campanha de extrema relevância neste mês de março é a de prevenção contra o câncer colorretal, que tem sido muito frequente e atingido um número significativo de pessoas no País, com isso, o Sintap/MT também contribui na divulgação da campanha Março Azul Marinho, visando à conscientização social.

 

O câncer de intestino, ou colorretal, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), aproximadamente 40 mil novos casos são diagnosticados por ano no Brasil, muitos deles relacionados a fatores evitáveis como má alimentação, tabagismo e inatividade física.

 

“São duas campanhas que nos trazem um alerta sobre a nossa saúde e que pode salvar pessoas, então, diante da sua relevância social, nós abraçamos e apoiamos essas duas campanhas em prol da vida”, afirmou a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.

Parceiros