Sintap-MT

Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT


O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea—MT) emitiu um comunicado o qual é reforçado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT) sobre às novas determinações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acerca do uso de produtos agrotóxicos à base do ingrediente ativo tiametoxam.


O alerta é sobre uma nova medida publicada no Diário Oficial da União (DOU), restringindo a aplicação desse agente químico, como forma de proteção às abelhas e a outros insetos polinizadores.

O texto oficial publicado proíbe a aplicação do inseticida, utilizado em várias culturas agrícolas, por meio de pulverizações e diretamente nas folhas, sendo permitida apenas a aplicação no solo e no tratamento de sementes. Além disso, as medidas estabelecidas pela área técnica do órgão especificam os usos atualmente autorizados conforme culturas, condições e doses. O Ibama estabelece, ainda, que os fabricantes façam adequações nos rótulos e na bula dos produtos.

As medidas já estão em vigor desde a data de publicação, mas os produtores que haviam adquirido agrotóxicos contendo tiametoxam, antes da publicação do Comunicado, poderão utilizar esses produtos até o final do estoque, conforme as orientações autorizadas quando da aquisição, respeitando-se o receituário agronômico e o prazo de validade do produto.


“Fica então o alerta para que os produtores rurais não tenham problemas em relação ao uso desse produto”, lembrou a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.

FOTO: Internet/reprodução

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT
 
Na última semana, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT), Diany Dias, realizou uma visita estratégica à regional do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) em Matupá. O principal objetivo dessa visita foi estreitar os laços entre o sindicato e os servidores, promovendo um diálogo aberto e construtivo.
 
Durante a visita, Diany Dias dedicou-se a ouvir atentamente as demandas e sugestões dos servidores, reconhecendo a importância de compreender as necessidades daqueles que estão na linha de frente das atividades agrícolas, agrárias, pecuárias e florestais em Mato Grosso. Além disso, ela aproveitou a oportunidade para realizar explanações sobre o trabalho do Sintap e esclarecer dúvidas sobre o andamento das ações em prol dos trabalhadores.
 
Um dos pontos destacados durante a visita foram as ações jurídicas em andamento, evidenciando o compromisso do Sintap em defender os direitos dos servidores e garantir condições dignas de trabalho. Diany enfatizou a importância de uma atuação jurídica eficaz para assegurar os interesses da categoria, bem como para buscar soluções para eventuais conflitos ou injustiças.
 
A iniciativa da presidente do Sintap/MT em visitar a regional do Indea em Matupá demonstra o comprometimento do sindicato em estar próximo dos trabalhadores, ouvindo suas demandas e buscando soluções para os desafios enfrentados no dia a dia.
 
“Essa aproximação fortalece os vínculos entre o sindicato e os servidores, contribuindo para uma atuação mais eficiente e representativa em defesa dos interesses da categoria”, disse a presidente do Sintap/MT.
Assessoria de Imprensa
Sintap/MT
 
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) está promovendo uma série de iniciativas ao longo desta semana. Essas ações visam reconhecer e valorizar o papel das mulheres em todas as esferas da sociedade, destacando sua importância e contribuição para o desenvolvimento do estado.
 
O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT) manifestou seu apoio irrestrito às atividades promovidas pelo Intermat, colaborando ativamente na divulgação das iniciativas planejadas. Diany Dias, presidente do Sintap/MT, parabenizou a iniciativa do Intermat em reconhecer e homenagear as mulheres neste dia tão significativo.
 
Entre as atividades planejadas pelo Intermat estão palestras, workshops, desfile, homenagens e outras ações voltadas para promover a igualdade de gênero, o empoderamento feminino e o combate à violência contra as mulheres. Essas iniciativas não apenas celebram as conquistas das mulheres ao longo da história, mas também reafirmam o compromisso em promover um ambiente mais inclusivo e justo para todas as pessoas.
 
A colaboração entre o Intermat e o Sintap/MT demonstra a importância da união de esforços na luta pelos direitos e pela valorização das mulheres, reforçanco o comprometimento das instituições em trabalhar juntas para construir uma sociedade mais igualitária e justa, onde as mulheres possam alcançar seu pleno potencial em todos os aspectos da vida.
 
“Neste Dia Internacional da Mulher, nós do Sintap/MT reiteramos nosso compromisso em promover a igualdade de gênero, reconhecendo e celebrando as conquistas das mulheres e continuando a trabalhar para superar os desafios e obstáculos que ainda existem em busca de um futuro mais justo e equitativo para todos”, disse Diany.
 
Confira a programação que acontece todos os dias a partir das 13h30:
Assessoria de Imprensa
Sintap/MT
 
Na manhã desta segunda-feira, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT), Diany Dias, recebeu uma importante visita. O presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Francisco Serafim de Barros, juntamente com diretores e coordenadores da autarquia. A reunião também contou com a presença de diretores do Sindicato, reforçando a importância do diálogo entre ambas as instituições.
 
O principal propósito desse encontro foi fortalecer os laços e promover uma maior aproximação entre o Sintap/MT e o Intermat. Diany Dias e Francisco Serafim de Barros aproveitaram a oportunidade para discutir uma série de assuntos relevantes relacionados aos servidores à pasta.
 
Durante a reunião, foram abordados temas de interesse mútuo, visando o bem-estar e a valorização dos trabalhadores desses setores. Ambas as partes compartilharam ideias e propostas, buscando soluções que contribuam para melhorar as condições de trabalho e garantir os direitos dos servidores.
 
“Nós estamos de portas e janelas abertas para recebermos a dialogarmos sobre todas as demandas do sindicato”, disse o presidente do Intermat.
 
Por sua vez, Diany agradeceu a visita e colocou o Sintap à disposição para somar com a autarquia. “Buscamos o diálogo para resolvermos os problemas e buscarmos soluções. Para também apresentarmos alternativas para que possamos avançar nas questões relacionadas aos servidores”, pontuou ela.
 
Ao final do encontro, ficou evidente o comprometimento de ambas as partes em manter um diálogo constante e construtivo, visando alcançar resultados positivos para os trabalhadores e para o setor como um todo. Essa parceria promete trazer benefícios significativos não apenas para os servidores, mas também para toda a comunidade mato-grossense.

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT

A presidente do Sintap/MT, Diany Dias, estendeu seus cumprimentos aos servidores envolvidos no II Encontro de Reuniões Regionalizadas da Defesa Sanitária Animal, promovido pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). O evento, que está reunindo cerca de 80 médicos veterinários e agentes fiscais do órgão na Capital, tem como objetivo proporcionar atualizações administrativas e técnicas na área de defesa sanitária animal.

Organizado pela Coordenadoria de Defesa Sanitária Animal (CDSA), o encontro ocorre no auditório da Associação dos Criadores de Suínos do Estado (Acrismat), situado no Centro Político Administrativo.

Além das palestras programadas, o evento reserva uma aula prática exclusiva para médicos veterinários nessa sexta-feira, dia 1º de março. Essa capacitação, focada na anatomopatologia, será ministrada por professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e acontecerá na Estancia Bahia Leiloes, localizada na BR-364, KM 395. O objetivo é preparar os veterinários para realizar a coleta de material de animais em processo de investigação de doenças, seguindo os padrões necessários para análise nos laboratórios da universidade.
“Parabéns a todos os nossos servidores que estão mais uma vez empenhados em buscar conhecimento para aperfeiçoarem ainda mais as suas atividades em campo”, parabenizou Diany.

Além de Cuiabá, o II Encontro de Reuniões Regionalizadas da Defesa Sanitária Animal percorrerá ainda seis cidades: Sinop, Cáceres, Juína, Primavera do Leste, Água Boa e Colíder. Nessas cidades, serão capacitados mais 350 profissionais, entre médicos veterinários e agentes fiscais.

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT) informa a todos que o censo previdenciário, em vigor desde o dia 11 de dezembro destinado aos servidores públicos aposentados e pensionistas de Mato Grosso foi prorrogado.

O recadastramento é obrigatório e tinha como prazo limite hoje, dia 29 de fevereiro, porém o processo foi prorrogado pelo governo de Mato Grosso até o dia 05 de abril de 2024.

Contudo, a presidente do Sintap/MT, Diany Dias, reforça para os que ainda não fizeram que façam o quanto antes e não deixem para os últimos dias e para aqueles que encontrarem dificuldades ou necessitarem de auxílio durante o processo de recadastramento, foi estabelecido um suporte especial.

“O Sintap disponibilizou toda assistência para atualização dos dados para os que estão com dificuldades. Essa iniciativa busca assegurar que todos os servidores aposentados e pensionistas possam cumprir com êxito o censo previdenciário, evitando possíveis transtornos ou interrupções em seus benefícios”, afirmou a presidente.

Segue abaixo o link do site para o recadastramento, porém quem precisar de auxílio a equipe do Sintap/MT está à disposição:
https://portal.mt.gov.br/app/catalog/trabalho-emprego-e-previdencia/realizar-censo-previdenciario#error=login_required&state=c25bf1b3-1243-4eb4-8d12-658bebad9c98

 

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT) divulgou nesta terça-feira (27.02) o resultado da 2ª campanha estadual de atualização de estoque de rebanho, realizada entre os meses de novembro e dezembro do ano passado. Mato Grosso possui 34,1 milhões de cabeças de gado e se mantém como líder nacional de rebanho bovino, apontou o relatório.


conforme divulgado ainda, o “Estado conta com um total de 109.751 estabelecimentos rurais com bovinos e um total de 126.441 produtores rurais. Desse total, 98,89% realizou em dezembro passado a comunicação do estoque de rebanho. Apenas 1.404 não realizaram o informe dentro do período, ficando sujeitos a multas”.


Dez municípios concentram um quarto de todo o rebanho, sendo eles: Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Juara, Colniza, Juína, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Nova Bandeirantes, Porto Esperidião e Aripuanã, que, juntas, têm 8,6 milhões de cabeças de gado. 

O levantamento identificou uma leve diminuição na quantidade de gado em relação à 1ª campanha atualização de estoque de 2023, realizada de maio junho do ano passado, a qual havia apontado um total de 34.473.643 bovinos. 


O coordenador de Defesa Sanitária Animal, João Marcelo Néspoli, explicou que essa diminuição de 346,7 mil animais de uma campanha estadual para outra se deve principalmente ao aumento no número de abates, e, dentro desse cenário, o crescimento do abate de fêmeas. Em 2023, Mato Grosso abateu 400 mil matrizes a mais do que em 2022.


“Com menos matrizes, a propriedade reduz a produção de bezerros, o que também contribui para a diminuição do rebanho. A análise dos nossos dados apontou ainda que houve aumento no abate de fêmeas acima de 36 meses, que é uma faixa etária de matrizes. Fêmeas criadas para o abate vão para os frigoríficos antes dessa idade”, explicou João Marcelo Néspoli.

 

Para a presidente do Sintap/MT, Diany Dias, os dados são extremamente importantes e devem ser divulgados amplamente.

 

“São informações que contribuem posteriormente para atuação dos servidores, principalmente em relação a defesa sanitária, então, nossos parabéns aos responsáveis pelo levantamento e por todo esse trabalho”, disse Diany.

 

Fonte: Ascom/Indea-MT

Foto: Tchélo Figueiredo/Secom

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT) divulgou nesta terça-feira (27.02) o resultado da 2ª campanha estadual de atualização de estoque de rebanho, realizada entre os meses de novembro e dezembro do ano passado. Mato Grosso possui 34,1 milhões de cabeças de gado e se mantém como líder nacional de rebanho bovino, apontou o relatório.


conforme divulgado ainda, o “Estado conta com um total de 109.751 estabelecimentos rurais com bovinos e um total de 126.441 produtores rurais. Desse total, 98,89% realizou em dezembro passado a comunicação do estoque de rebanho. Apenas 1.404 não realizaram o informe dentro do período, ficando sujeitos a multas”.


Dez municípios concentram um quarto de todo o rebanho, sendo eles: Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Juara, Colniza, Juína, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Nova Bandeirantes, Porto Esperidião e Aripuanã, que, juntas, têm 8,6 milhões de cabeças de gado. 

O levantamento identificou uma leve diminuição na quantidade de gado em relação à 1ª campanha atualização de estoque de 2023, realizada de maio junho do ano passado, a qual havia apontado um total de 34.473.643 bovinos. 


O coordenador de Defesa Sanitária Animal, João Marcelo Néspoli, explicou que essa diminuição de 346,7 mil animais de uma campanha estadual para outra se deve principalmente ao aumento no número de abates, e, dentro desse cenário, o crescimento do abate de fêmeas. Em 2023, Mato Grosso abateu 400 mil matrizes a mais do que em 2022.


“Com menos matrizes, a propriedade reduz a produção de bezerros, o que também contribui para a diminuição do rebanho. A análise dos nossos dados apontou ainda que houve aumento no abate de fêmeas acima de 36 meses, que é uma faixa etária de matrizes. Fêmeas criadas para o abate vão para os frigoríficos antes dessa idade”, explicou João Marcelo Néspoli.

 

Para a presidente do Sintap/MT, Diany Dias, os dados são extremamente importantes e devem ser divulgados amplamente.

 

“São informações que contribuem posteriormente para atuação dos servidores, principalmente em relação a defesa sanitária, então, nossos parabéns aos responsáveis pelo levantamento e por todo esse trabalho”, disse Diany.

 

Fonte: Ascom/Indea-MT

Foto: Tchélo Figueiredo/Secom

Parceiros