Sintap-MT

Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Em uma iniciativa voltada para ajudar a comunidade e promover o bem-estar social, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de MT (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, está realizando uma campanha de arrecadação de alimentos para ser doado a uma entidade assistencial.

O Sintap/MT reconhece a importância de se unir em prol da solidariedade e da ajuda mútua. Com essa campanha, busca-se angariar alimentos não perecíveis, visando beneficiar uma entidade beneficente que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa tem como objetivo principal suprir as demandas alimentares dessas instituições e proporcionar uma melhoria na qualidade de vida daqueles que dependem desses locais.

Na oportunidade, a presidente do Sintap/MT, Diany Dias, ressalta a importância de se sensibilizar e engajar na causa, promovendo a solidariedade e ajudando a construir uma sociedade mais justa e igualitária.

“Para colaborar com a campanha, os interessados podem fazer doações de alimentos não perecíveis na sede do sindicato, que está fazendo essa arrecadação, desde já, solicitamos a todos os nossos sindicalizados, servidores em geral, comunidade para que se juntem a nós nessa causa”, disse Diany, que reforçou ainda, que "juntos, podemos fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam. Nossa intenção é fortalecer os laços de solidariedade e promover ações que impactem positivamente a sociedade como um todo".

A campanha de arrecadação de alimentos promovida pelo Sintap/MT reforça o compromisso do sindicato com o bem-estar e a responsabilidade social. A entidade acredita que, ao mobilizar os servidores e a população em geral, é possível promover mudanças significativas e colaborar para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e equitativa.

Essa iniciativa exemplar do Sintap/MT serve como um convite à reflexão sobre a importância de cada um fazer a sua parte em prol do próximo. Ao contribuir com essa campanha, além de ajudar a entidade beneficente, cada doador estará fazendo a diferença na vida de pessoas que precisam de apoio e solidariedade.

DIA D – CENTRAL DO INDEA E CENTRIN

Para fortalecer a campanha, o Sintap estará realizando um dia D de arrecadação, que irá acontecer nesta quarta-feira (12.07), na Central do Indea e na quinta-feira (13.07) no Centro de Treinamento do Indea (Centrin).

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT
 
Na tarde desta sexta-feira, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, Chico Borges, se reuniu com o prefeito de Nossa Senhora do Livramento e presidente do Consórcio Vale do Rio Cuiabá, Silmar Souza, para tratar de questões relacionadas à regularização fundiária na região.
 
O encontro ocorreu na sede da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) e teve como objetivo discutir soluções para a regularização de propriedades rurais e urbanas, visando garantir segurança jurídica aos moradores e promover o desenvolvimento sustentável da região.
 
Conforme o diretor do Sintap/MT, a regularização fundiária é uma questão de grande importância e impacto social, principalmente em áreas onde há ocupações irregulares ou falta de documentação adequada dos imóveis.
 
“Nesse sentido, estamos buscando apoio do prefeito e presidente do Consórcio Vale do Rio Cuiabá para que possamos somar forças e discutir esse assunto tão problemático que há muito tempo esperamos solução no nosso Estado e ao buscarmos o apoio do consórcio é justamente pelo fato de ser responsável pela região que abrange os municípios mais antigos de Mato Grosso, onde estão as maiores dificuldades e que precisam de olhar por parte do Poder Público, visando a solução da situação fundiária da região”, disse Borges, que destacou também a importância de uma abordagem inclusiva e participativa na regularização fundiária, envolvendo todos os setores interessados, como os moradores, órgãos públicos e entidades representativas. Ele ressaltou a necessidade de se considerar as peculiaridades de cada região e de se buscar soluções sustentáveis e viáveis para todos os envolvidos.
 
Durante o encontro ainda, foram discutidas propostas e estratégias para agilizar os processos de regularização fundiária, buscando simplificar os trâmites burocráticos e promover a participação ativa da comunidade.
 
Após ouvir as colocações do diretor do Sintap/MT, Souza manifestou o compromisso do município e do consórcio em colaborar ativamente nesse processo, visando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e promover o desenvolvimento socioeconômico da região.

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT


Na tarde desta quarta-feira (05.07), a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de MT (Sintap/MT), Diany Dias, juntamente com os diretores Maria Fernanda e Chico Aurélio, se reuniram com o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga.


O encontro teve como objetivo discutir questões relacionadas à regularização fundiária no Estado de Mato Grosso e ao concurso público do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). Além disso, os representantes do Sintap-MT buscaram o apoio da AMM em outras ações do sindicato.


Durante a reunião, Chico Aurélio apresentou as preocupações do sindicato em relação regularização fundiária, que visa a legalização de terras e a regularização dos documentos de propriedade no Estado, além disso, a discussão sobre o concurso público do Intermat também foi destacada.


“O sindicato busca a realização de um novo processo seletivo para preencher as vagas disponíveis no órgão, visando fortalecer a estrutura e garantir o pleno funcionamento dos serviços prestados à população”, afirmou Diany.


Durante a reunião ainda, os representantes do Sintap-MT também solicitaram o apoio da AMM em outras ações sindicais, buscando ampliar a representatividade e o suporte na defesa dos interesses dos trabalhadores do setor agrícola, agrário, pecuário e florestal de Mato Grosso.


Após a reunião, os diretores expressaram otimismo em relação aos resultados da reunião, destacando a importância do diálogo e da parceria entre o sindicato e as instituições representativas. Ela ressaltou a relevância das pautas discutidas e a busca por soluções que beneficiem tanto os servidores quanto a população do Estado.


Já o presidente da AMM, Neurilan Fraga, se comprometeu a analisar as demandas apresentadas e a buscar soluções conjuntas em prol dos servidores representados pelo Sintap-MT. Fraga reconheceu a importância do trabalho desempenhado pelos profissionais do setor e reforçou o compromisso da AMM em apoiar ações que promovam o desenvolvimento e o bem-estar da população mato-grossense.

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Em uma recente declaração na cidade de Aripuanã, um vereador afirmou ter sido o responsável pela criação da unidade do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) no Distrito de Conselvan. No entanto, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Florestal e Pecuário de Mato Grosso (Sintap/MT) prontamente rebateu essa afirmação, já que o verdadeiro responsável pela conquista da unidade foi o servidor Tadeu Mocelin, que na época atuava como médico veterinário na região.

A unidade do Indea foi instalada no Distrito de Conselvan em 2017, após intensa luta e dedicação de Tadeu Mocelin ao longo de cinco anos. O servidor, com o auxílio de colegas da unidade onde atuava e apoio político, foi incansável na busca pela implantação do Indea em Conselvan, que traria benefícios significativos para a região.

No entanto, o vereador em questão atribuiu a si mesmo o mérito pela criação da unidade em publicação nas redes sociais. Contudo, o Sintap/MT ressaltou o papel crucial de Tadeu Mocelin nessa conquista.

O sindicato enfatizou ainda que Tadeu Mocelin foi o principal responsável por articular as ações necessárias para viabilizar a implantação da unidade em questão. “O servidor dedicou-se intensamente a esse objetivo, buscando apoio político, dialogando com autoridades competentes e mobilizando a comunidade local em prol dessa causa, utilizando inclusive seus próprios recursos para isso, com deslocamentos para reuniões utilizando seu veículo”, pontuou a delegada do Sintap/MT na região, Adriana Zelaya.

A entidade sindical afirmou que é importante reconhecer o trabalho e a determinação de Tadeu Mocelin, destacando que suas ações foram fundamentais para tornar a unidade do Indea em Conselvan uma realidade. O sindicato reforçou que a afirmação do vereador, atribuindo a si próprio a criação da unidade, é uma inverdade que não pode passar despercebida.

“A população de Aripuanã e região, bem como os demais envolvidos nessa conquista, estão atentos aos fatos e reconhecem o esforço do servidor na instalação da unidade. É importante valorizar o trabalho daqueles que verdadeiramente contribuíram para o desenvolvimento da comunidade e promover a verdade dos fatos diante de declarações enganosas”, pontuou a delegada do Sintap/MT.

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT


O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, está buscando junto ao governo estadual a regulamentação na sua totalidade da Lei Complementar nº 709, promulgada em 20 de dezembro de 2021. A referida lei estabelece a modalidade de teletrabalho para servidores públicos. No entanto, o prazo de 90 dias para a regulamentação, conforme estabelecido no Art. 8º da lei, já expirou, e até hoje apenas uma parte foi regulamentada.


O Decreto nº 1.413, de 20 de junho de 2022, foi emitido para regulamentar o teletrabalho apenas para os servidores que possuem filhos, cônjuges ou ascendentes em primeiro grau com deficiência, os quais dependem de assistência especial. Essa regulamentação específica atende a uma parcela dos servidores públicos que se encontram nessa situação, mas o sindicato reivindica que as demais formas de teletrabalho também sejam contempladas.


O teletrabalho tem se mostrado uma alternativa eficiente em diversos setores, permitindo que os servidores exerçam suas atividades de forma remota, o que pode trazer benefícios como maior flexibilidade, economia de recursos e melhoria da qualidade de vida. Além disso, em meio à pandemia da COVID-19, o teletrabalho se mostrou uma medida importante para a continuidade dos serviços públicos, ao mesmo tempo em que contribui para a redução do risco de contágios de diversas doenças.


O SINTAP/MT argumenta que a falta de regulamentação para as demais formas de teletrabalho prejudica muitos servidores que poderiam se beneficiar dessa modalidade, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades de deslocamento, têm necessidades especiais ou vivem em áreas de difícil acesso. “A ausência de uma regulamentação abrangente impede que esses servidores exerçam suas funções de maneira mais eficiente e adequada às suas necessidades”, afirma a presidente do sindicato, Diany Dias.

 

Diante disso, o Sintap/MT está solicitando ao governo do Estado do Mato Grosso que cumpra o prazo estipulado pela lei e proceda à regulamentação completa do teletrabalho, abrangendo todas as situações em que essa modalidade poderia ser aplicada de forma justa e benéfica. A expectativa é de que a regulamentação proporcione maior segurança jurídica aos servidores interessados em aderir ao teletrabalho e permita uma maior organização e planejamento para o seu efetivo exercício.


“A falta de uma regulamentação adequada prejudica não apenas os servidores, mas também o próprio funcionamento da administração pública, uma vez que impede a implementação plena de uma modalidade de trabalho que tem se mostrado eficiente e vantajosa em diversas situações. Nós esperamos que o governo do Estado dê a devida atenção a essa demanda e promova a regulamentação completa do teletrabalho o mais breve possível, visando o bem-estar dos servidores e a melhoria dos serviços prestados à população”, pontuou Diany.

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de MT (Sintap/MT), informa a todos os servidores sindicalizados que o prazo para enviar as fichas financeiras para o sindicato se encerra no dia 30 de junho.

O Sintap/MT lembra ainda, que as fichas devem ser de 2004 até 2023.


Abaixo relembramos a todos o procedimento para retirada das fichas. Confira:

Fichas de 2004 até 2023:

As fichas deste período podem ser retiradas através do Portal do Servidor, no seguinte endereço: https://servicos.seplag.mt.gov.br/portalservidor/, que deve ser acessado com o nome de usuário e a senha de acesso.

Após retirar a ficha deste período, ela também deve ser enviada para o Sintap/MT, no mesmo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Diany Dias
Presidente Sintap/MT

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de MT (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat lembra a todos que o prazo limite para realizar a atualização cadastral periódica obrigatória junto a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) é na próxima sexta-feira, 30 de junho.

De acordo com o Sintap/MT, o recadastramento é uma medida importante para evitar problemas futuros relacionados a pagamentos e benefícios, além de garantir a correta inserção dos dados dos servidores nos sistemas do governo estadual. O sindicato alerta que o não cumprimento do prazo estabelecido pode acarretar em prejuízos e transtornos aos servidores.

O recadastramento pode ser feito de forma on-line, por meio do sistema disponibilizado pela Seplag. “Os servidores devem acessar o sistema utilizando seus dados de identificação e preencher as informações solicitadas. É importante que os dados sejam preenchidos corretamente e de forma completa, para garantir a precisão das informações registradas”, informa a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.

Além disso, o Sintap/MT orienta os servidores a conferirem os dados cadastrais já existentes, verificando se estão atualizados e corretos. Caso haja alguma informação incorreta ou desatualizada, é fundamental corrigi-la durante o recadastramento.

O sindicato ressalta que o cumprimento do prazo estabelecido pela Seplag é de responsabilidade dos servidores. Portanto, é essencial que eles estejam atentos e realizem o recadastramento dentro do prazo determinado.

“Caso tenham dúvidas ou enfrentem dificuldades durante o processo, o Sintap/MT orienta a procurarem a Seplag ou o setor de Recursos Humanos de seus órgãos de origem para obterem o suporte necessário ou também podem buscar orientação com a nossa própria equipe do sindicato”, diz a presidente.

SOBRE O RECADASTRAMENTO


Conforme a Seplag, este ano o recadastramento é composto de oito etapas. O servidor ou empregado público só conseguirá passar para a etapa seguinte após preencher e finalizar a anterior. No entanto, poderá salvar a atualização cadastral em qualquer etapa e reiniciá-la em momento posterior, sem perder os dados fornecidos anteriormente, até que conclua todo processo.


Além disso, os dados relativos ao ano anterior já aparecerão automaticamente no sistema, de forma a proporcionar maior facilidade e agilidade no recadastramento. A atualização cadastral será considerada concluída após o servidor realizar todas as etapas, a chefia imediata ou a gestão de pessoas de seu órgão comprovar seu vínculo funcional, e por fim, a emissão pelo sistema do comprovante com o número de protocolo.


Vale lembrar que quem não se recadastrar no prazo previsto poderá ter o salário suspenso até a regularização.


O recadastramento deve ser realizado pelo site do Indea através do link:


https://servicos.seplag.mt.gov.br/recadastramento/ onde o servidor deverá fazer a declaração de bens e também pelo portal do servidor https://servicos.seplag.mt.gov.br/portalservidor/
acesso ao sistema é feito com o mesmo usuário e senha utilizados no Portal do Servidor.


O Sintap/MT lembra que o servidor deve fazer o recadastramento tanto no portal do Indea em relação aos bens, como também no portal da Seplag.

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT
 
Na manhã desta quarta-feira, a presidente e diretores do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT) estiveram reunidos com o chefe de gabinete do deputado estadual Max Russi. A reunião teve como objetivo buscar apoio do parlamentar em algumas demandas dos servidores.
 
Entre as principais pautas discutidas, destaca-se a solicitação de apoio para a realização do concurso público do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). O sindicato enfatizou a importância de preencher as vagas existentes no órgão, visando fortalecer o atendimento às demandas da autarquia. “A busca por servidores qualificados e em número adequado é fundamental para garantir um melhor desenvolvimento nas ações da pasta”, pontuou a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.
 
Além disso, os líderes sindicais apresentaram projetos dos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) que requerem o apoio do deputado Max Russi. Esses projetos visam aprimorar as condições de trabalho e remuneração dos servidores, bem como a implementação de políticas públicas que beneficiem o setor agropecuário e promovam a sustentabilidade.
 
Durante a reunião, houve uma troca de informações e argumentos entre os representantes do Sintap/MT e o chefe de gabinete do deputado Max Russi. Os sindicalistas destacaram a relevância das demandas dos servidores, ressaltando os impactos positivos que essas ações podem trazer para o setor.
 
O chefe de gabinete do parlamentar ouviu atentamente as solicitações apresentadas e se comprometeu a analisar as demandas junto à sua equipe. Ele destacou a importância de buscar soluções que atendam aos interesses dos servidores, bem como promovam o desenvolvimento e a melhoria das condições de trabalho.
 
“Acreditamos que a nossa parceria de muito tempo com o deputado pode contribuir para avanços significativos nas nossas demandas. Estamos confiantes com seu apoio”, disse Diany Dias, que reforçou que o sindicato continuará acompanhando de perto o andamento das demandas apresentadas, buscando garantir os direitos e interesses dos trabalhadores do Indea e Intermat, bem como promover o fortalecimento dessas áreas tão essenciais para a economia mato-grossense.

Parceiros