Sintap-MT

Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT


Finalmente, após uma longa batalha judicial movida pelo Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), o INDEA e o INTERMAT serão obrigados a implementar medidas essenciais para a proteção e preservação da saúde e segurança no ambiente de trabalho. A decisão resultou na criação do Comitê Setorial de Saúde e Segurança no Trabalho (COSESST) e da Comissão Local de Segurança do Trabalho (CLST), representando uma grande vitória para os servidores públicos.


O Sintap/MT vinha há anos denunciando as condições de trabalho enfrentadas pelos servidores do Indea e Intermat no exercício de suas funções. Entre as principais reivindicações estavam a falta de equipamentos de proteção individual adequados, a ausência de treinamentos, capacitações específicas para lidar com os riscos do ambiente de trabalho e a falta de um órgão responsável por fiscalizar e garantir a saúde e segurança no exercício das atividades laborais.


Vale ressaltar que o Comitê Setorial de Saúde e Segurança no Trabalho será responsável por formular políticas e diretrizes relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores do setor, bem como monitorar e fiscalizar a implementação dessas medidas nas diferentes instituições envolvidas.


Por sua vez, a Comissão Local de Segurança do Trabalho terá uma abordagem mais prática, atuando diretamente nos locais de trabalho, identificando riscos, promovendo ações de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e assegurando que os servidores tenham acesso aos equipamentos e recursos necessários para desempenhar suas funções com segurança.


Para a presidente do Sintap/MT, Diany Dias, “essa conquista representa um marco para os servidores públicos, que agora contarão com instâncias oficiais e representativas para cuidar de sua saúde, segurança e bem-estar no ambiente de trabalho. Além disso, a criação do COSESST e da CLST também irá refletir positivamente na qualidade dos serviços prestados no setor agrícola, agrário, pecuário e florestal, pois trabalhadores saudáveis e seguros tendem a ser mais produtivos e comprometidos”, pontuou ela.


Já para João Celestino, assessor jurídico do sindicato que esteve a frente dessa ação, ainda que a luta pelo cumprimento dos direitos trabalhistas seja constante, essa vitória mostra que o engajamento sindical e a busca pela justiça são instrumentos poderosos para promover mudanças significativas no cenário laboral.


O Assessor Jurídico afirma, ainda, que “o INDEA e o INTERMAT se mantiveram resistentes durante os últimos anos em implantar as normas previstas no manual de saúde e segurança no trabalho para os servidores da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso. Por isso a implantação do comitê e da comissão representa grande vitória do servidor, que terá melhores condições de saúde e segurança no ambiente de trabalho, bem como fiscalização constante”, disse o advogado, complementando que “i Sintap/MT reforça seu compromisso em continuar zelando pela garantia dos direitos e interesses dos trabalhadores”.

É com profundo pesar, que o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, comunica e lamenta o falecimento da senhora Dirce Marilene de Almeida Rodrigues, mãe do servidor do Indea/MT Ronaldo Rodrigues.

O velório está sendo realizado neste momento na capela Santa Rita.


A nosso colega Ronaldo, aos familiares e amigos da senhora Dirce, nossos profundos sentimentos e nossas orações para que Deus a receba com todo seu amor de pai!!!

A Diretoria
Sintap/MT

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT


Na manhã desta sexta-feira, 28 de julho, aconteceu a Plenária Ampliada do Movimento Sindical, promovida pela Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Seccional do Estado de Mato Grosso. O evento, realizado na Associação Mato-grossense dos Municípios, reuniu lideranças sindicais e representantes de diversas categorias para discutir os desafios enfrentados pelos trabalhadores diante da atual conjuntura da reforma trabalhista.


A presidente da CSB no estado, Diany Dias, enfatizou a importância do encontro como um espaço democrático para a troca de ideias e estratégias entre as entidades sindicais. Ela destacou que a Plenária Ampliada é uma oportunidade para unificar o movimento sindical em Mato Grosso, fortalecendo a luta por direitos e melhores condições de trabalho para os servidores públicos e trabalhadores em geral.


Durante a plenária, o presidente nacional da CSB, Antônio Neto, foi convidado a falar sobre a reforma trabalhista e seus impactos na realidade dos trabalhadores. Neto abordou os principais pontos da legislação que, segundo ele, prejudicam os servidores e trabalhadores em geral. Entre os temas discutidos estiveram as alterações na jornada de trabalho, a flexibilização de direitos e a terceirização, que têm gerado preocupação e mobilização por parte do movimento sindical.


Antônio Neto enfatizou que é fundamental a mobilização dos sindicatos e a união da classe trabalhadora para enfrentar os desafios trazidos pela reforma trabalhista. Ele ressaltou a necessidade de promover a conscientização dos trabalhadores sobre seus direitos e garantias, bem como buscar a articulação política para a revisão ou revogação de dispositivos que prejudicam a classe trabalhadora.


Durante a plenária, os participantes também tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e relatar casos específicos de impactos negativos causados pela reforma trabalhista em suas respectivas áreas de atuação. Esse debate possibilitou uma análise mais aprofundada dos desafios enfrentados pelos trabalhadores em Mato Grosso e motivou a busca por soluções coletivas.

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT

Na noite desta quinta-feira, dirigentes da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Seccional do Estado de Mato Grosso, receberam o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho. Durante o encontro, foram apresentadas diversas reivindicações em prol dos servidores públicos.


A presidente da CSB no estado, Diany Dias, liderou a comitiva de sindicalistas que se reuniram com o deputado Botelho, buscando abrir um diálogo com o Poder Legislativo e sensibilizar as autoridades sobre as necessidades dos trabalhadores do serviço público estadual.


Dentre as principais pautas apresentadas durante a reunião, o Reajuste Geral Anual se destacou como uma das demandas centrais dos servidores. Diany Dias enfatizou a importância de se garantir um reajuste justo e condizente com a atual situação econômica do país, visando a valorização dos trabalhadores e a manutenção do poder de compra de suas remunerações.


Além disso, os representantes da CSB apresentaram outras reivindicações relacionadas às condições de trabalho, melhorias nas estruturas dos órgãos públicos, bem como a necessidade de ampliar o diálogo entre o poder público e as entidades sindicais.


O deputado Eduardo Botelho se mostrou receptivo às demandas apresentadas pelos dirigentes da CSB. Ele ressaltou que compreende a importância dos servidores públicos e afirmou que buscará analisar a viabilidade das reivindicações, considerando o orçamento estadual e as limitações impostas pela legislação vigente.

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Na manhã desta quinta-feira, uma relevante reunião política sindical ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT). O encontro contou com a ilustre presença do presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antônio Neto, e reuniu lideranças sindicais de diversas categorias.


A abertura do evento foi feita pela presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Seccional do Estado de Mato Grosso, Diany Dias.


“Agradeço a presença de todos e a disponibilidade em virem para discutirmos um assunto tão relevante como este. Nós precisamos nos unir para que de fato tenhamos representantes que nos defendam na esfera política”, disse ela.


Durante a reunião, o presidente da CSB fez um relato dos acontecimentos políticos que tem vivenciado. Ele também enfatizou a importância da união entre os sindicatos para eleger representantes comprometidos com os interesses e direitos dos trabalhadores nos pleitos eleitorais.


“A escolha de representantes comprometidos com os interesses da classe trabalhadora é essencial para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa”, pontuou Antônio Neto, reforçando que "os trabalhadores representam a espinha dorsal da nossa sociedade e são fundamentais para o funcionamento de todos os setores da economia. Por isso, é imprescindível que eles tenham voz e representação política para garantir que suas demandas e necessidades sejam ouvidas e atendidas pelos governantes".


Além disso, foram debatidas estratégias para aumentar a conscientização entre os trabalhadores sobre a importância do seu voto nas eleições locais, estaduais e nacionais.


"Os trabalhadores precisam entender que a política não é algo distante ou irrelevante para suas vidas. Pelo contrário, ela tem um papel determinante na construção do futuro que queremos para nossa classe e para o país como um todo", disse Diany.
Ao final do encontro, os participantes se comprometeram a levar adiante as discussões e as propostas debatidas durante o evento, mobilizando suas bases e incentivando a participação cívica e política dos trabalhadores em todas as esferas da sociedade.
Também participaram do evento o presidente do SINPAIG e vice da CSB MT, Antônio Wagner, e o Nacional dos Servidores Públicos Municipais – CSPM, Aires Ribeiro.

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

A presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Seccional do Estado de Mato Grosso, Diany Dias, receberá o presidente da CSB nacional, Antônio Neto, em Cuiabá para uma série de reuniões políticas e uma plenária ampliada do movimento sindical no dia 27 de julho.


O presidente da CSB é uma das principais lideranças sindicais do país e desembarcará em Cuiabá a convite do Sintap/MT com objetivo de estreitar os laços e discutir questões de interesse da classe trabalhadora mato-grossense.


A programação da sua visita terá início às 08h, na sede do Sintap/MT, com uma importante Reunião Política Sindical, na qual serão discutidas estratégias e ações para fortalecer os direitos dos servidores públicos no estado.


No período da tarde, às 16h, está prevista uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho, com o intuito de apresentar pautas e demandas da categoria e buscar apoio institucional para as reivindicações dos servidores.


Além disso, a programação contará com uma Plenária Ampliada do Movimento Sindical, a ser realizada das 08h às 14h, no Auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), no dia 28 de julho. “Para a plenária todos os sindicatos de Mato Grosso estão convidados a participar, tornando o evento um espaço para a troca de ideias e a construção conjunta de propostas para melhorias nas condições de trabalho dos servidores públicos e da iniciativa privada para a defesa de seus direitos”, disse a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.


Para a presidente do Sintap/MT ainda, “a visita do presidente da Central Sindical Antônio Neto é uma oportunidade única para unirmos forças e buscarmos soluções para os desafios enfrentados pela classe trabalhadora de Mato Grosso”, afirmou.


O evento promete ser um marco para a mobilização sindical no estado, demonstrando a união e a força do movimento sindical mato-grossense em defesa dos interesses dos trabalhadores.

PROGRAMAÇÃO:


Data: 27 de Julho de 2023

08h: Reunião Política Sindical
Local: Sede do Sintap/MT

16h: Reunião com o presidente da ALMT, Eduardo Boltelho
Local: Sede do Sintap/MT


Data: 28 de Julho de 2023


08h às 14h: Plenária Ampliada do Movimento Sindical
Local: Auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)
Todos os sindicatos de Mato Grosso estão convidados a participar.

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT


Nesta manhã de segunda-feira, os diretores do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de MT (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, Vânio Bransalise e Chico Borges, receberam a visita do ouvidor municipal, Jessé França. O encontro teve como objetivo principal a discussão de demandas relacionadas ao bem-estar da comunidade onde o sindicato está inserido.


A reunião entre os representantes do Sintap-MT e o ouvidor municipal reflete o compromisso das partes envolvidas em promover uma comunicação aberta e transparente para atender às necessidades da população.


O Sintap-MT, como um sindicato dedicado à defesa dos interesses dos trabalhadores do setor público, desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar dos seus membros, bem como da comunidade em geral.


“A visita do ouvidor municipal foi uma oportunidade valiosa para discutirmos questões relacionadas à melhoria dos serviços públicos, à valorização dos profissionais e o fortalecimento das relações entre a administração pública e a população”, disse Chico Borges.
A presença do ouvidor municipal nesse encontro demonstra a preocupação das autoridades em estabelecer um canal efetivo de comunicação com a população em geral.


Ao final do encontro, o ouvidor colheu todas as demandas dos diretores e se comprometeu em dar andamento para que sejam solucionadas.


A visita do ouvidor municipal ao Sintap-MT é um exemplo importante de cooperação entre os setores públicos e sindical, com o objetivo de construir uma sociedade mais justa e inclusiva.


“A partir dessa discussão, espera-se que medidas efetivas sejam implementadas, garantindo que as demandas da comunidade sejam atendidas e que o bem-estar dos cidadãos seja priorizado. Agradecemos imensamente a atenção, prestatividade e visita do ouvidor municipal”, finalizou Borges.

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de MT (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, presta todas suas homenagens ao Dia do Engenheiro Florestal, celebrado anualmente em 12 de julho.

Em reconhecimento ao trabalho e dedicação desses profissionais, o SINTAP/MT enaltece a importância da sua atuação na preservação e manejo sustentável dos recursos naturais.


O sindicato reforça ainda a relevância do trabalho dos engenheiros florestais na conservação das florestas, na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca por soluções que conciliem as demandas socioambientais.


Parabéns a todos esses profissionais que desempenham um papel fundamental na proteção e conservação das florestas, na promoção da biodiversidade e na garantia da sustentabilidade ambiental, em especial aos profissionais mato-grossenses.

Diretoria
Sintap/MT

Parceiros