Fórum Sindical define ações para a defesa dos direitos de servidores

Fórum Sindical define ações para a defesa dos direitos de servidores (0)

Os representantes sindicais e associativos que compõem o Fórum Sindical se reuniram ontem (31) para tratar do planejamento das ações de 2022, visando alinhar estratégias para um diálogo institucional com os poderes legislativo e executivo.

Descontentamentos envolvendo a Revisão Geral Anual (RGA), falta de concurso público, contribuição previdenciária, práticas antissindicais e atitudes intransigentes do governo. Essas questões estiveram no centro das discussões da reunião, que buscou definir um planejamento de atividades e ações conjuntas dos servidores públicos.

Deliberações

O primeiro encaminhamento da reunião foi pela institucionalização do Fórum Sindical, restando deliberado que os representantes sindicais deverão levar a questão às suas bases, e ficou agendado o retorno para discussão do processo de formalização no dia 05 de abril de 2022.

Com relação ao calendário de mobilizações, foi definido para o dia 2 de fevereiro a entrega de pauta de reivindicações do Fórum Sindical na Assembleia Legislativa, Ministério Público e Casa Civil do Executivo Estadual, e foi criada uma agenda de mobilização para o período de 14 a 25 de fevereiro, com panfletagens, atos e mobilizações, levantando essas pautas, e com a possibilidade de paralisação no dia 9 de março.

Quanto à agenda do Fórum Sindical, ficou definido que as reuniões ordinárias acontecerão toda terça-feira de cada mês, das 8h às 12h, e as reuniões extraordinárias, se necessárias, serão convocadas.

"Enxugamento"

Esqueça o Fórum Sindical com aquele monte de representantes de antigamente mas com poucos membros atuantes. De agora em diante, sob nova direção, só farão parte os Sindicatos e dirigentes realmente participativos. Serão excluídos, por exemplo, quem não faz mais parte das diretorias e quem não é mais presidente dos sindicatos, bem como entidades e delegados que não participam. "O Fórum Sindical não é grupo de amigos, é grupo de dirigentes sindicais", justificam os novos coordenadores da entidade. A decisão foi aprovada por unanimidade.

A necessidade de interiorização das ações do FS foi outro assunto discutido na reunião de ontem.

Avaliações

Na avaliação do diretor de Assuntos Políticos do Sintap-MT, Francisco Borges, foi uma satisfação participar da reunião como representante do Sintap-MT e constatar que o Fórum Sindical, que estava totalmente esfacelado desde alguns anos, agora está se reorganizando. "Hoje com a nova coordenação, composta por 4 integrantes incluindo a nossa presidente Diany Dias, essa entidade que congrega todos os sindicatos do Poder Executivo está de novo acordando. Então fico feliz e acho que este é o caminho para novas lutas e novas batalhas que virão", disse ele.

Em suas palavras, Borges considerou muito válido o encaminhamento para o FS representar as entidades no início dos trabalhos da Assembleia Legislativa. "Porque vamos estar lá com todas as entidades para apresentar uma pauta de reivindicação, tanto para o governador Mauro Mendes quanto para os deputados estaduais".

Além de Francisco Borges, o Sintap-MT foi representado pelo diretor Jurídico Carlos Alberto Ramsay Garcia, e pelo advogado João Celestino.

Para o diretor de Formação Sindical do Sindes - Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira dos Profissionais de Desenvolvimento Economico Social, Eduardo de Matos, a reunião foi muito importante no sentido de rearticular o Fórum, buscando a unidade de vários segmentos dos sindicatos de servidores públicos do estado.

"Temos uma pauta complexa para garantir os direitos dos servidores, e acho que foi tirada aí a prioridade na recomposição do RGA, que está defasado, na luta pelo concurso público para várias carreiras que hoje, em grande parte, está sendo preenchida por contratos, e não por por concurso público, então se faz necessário, até para uma melhor qualidade da prestação de serviço, a efetivação desses servidores através de concurso, e acho que está na nossa pauta. E foi tirado aí um calendário de luta para que essas pautas sejam atendidas. Então agora é partir pra cima, mobilizar as categorias e garantir os direitos que vêm sendo afetados", declarou.

Saiba mais

A nova coordenação do Fórum Sindical do Estado de Mato Grosso, eleita na semana passada, aderiu à formação quadripartite, desta vez composta por duas mulheres e dois homens. São eles a presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde (SISMA/MT) Carmen Machado; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Floresta (SINTAP/MT), Diany Dias; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (SINTEP/MT), Valdeir Pereira; e o presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso (ACS-PMBM/MT), Laudicério Aguiar Machado. A cada seis meses um dos coordenadores será substituído.

Luiz Perlato/SINTAP-MT

Parceiros