Sintap/MT apoia duas importantes campanhas de prevenção ao câncer que marcam o mês de março   Destaque

Quarta, 15 Março 2023 16:28 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

 

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

 

Uma das campanhas que está em andamento neste mês de março é a do “Março Lilás – Prevenção e combate ao câncer do colo uterino” e que marca um período de atenção especial à saúde da mulher. Ela tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, que é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Diante da importância da conscientização desse tipo de câncer, que pode ser evitado se descoberto na fase inicial, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, reforça e contribui na divulgação da campanha.

O sindicato lembra ainda, que conforme orientações médicas, a principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.

Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

 

MARÇO AZUL MARINHO – Prevenção contra o câncer colorretal

 

Já outra campanha de extrema relevância neste mês de março é a de prevenção contra o câncer colorretal, que tem sido muito frequente e atingido um número significativo de pessoas no País, com isso, o Sintap/MT também contribui na divulgação da campanha Março Azul Marinho, visando à conscientização social.

 

O câncer de intestino, ou colorretal, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), aproximadamente 40 mil novos casos são diagnosticados por ano no Brasil, muitos deles relacionados a fatores evitáveis como má alimentação, tabagismo e inatividade física.

 

“São duas campanhas que nos trazem um alerta sobre a nossa saúde e que pode salvar pessoas, então, diante da sua relevância social, nós abraçamos e apoiamos essas duas campanhas em prol da vida”, afirmou a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.

Ler 299 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros