SINTAP INFORMA: Empreendedores do setor madeireiro devem se recadastrar até o dia 12 de março Destaque

Quarta, 01 Março 2023 08:25 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), está com um novo Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora 2.0), o qual para o Governo de Mato Grosso é um avanço para a rastreabilidade da madeira e, consequentemente, para o setor madeireiro e consumidores de produtos florestais.


Conforme divulgado pelo governo do Estado, o sistema foi disponibilizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) no dia 16 de fevereiro, e “implementa de forma efetiva o rastreamento do produto florestal desde a extração da madeira, até a destinação final”.


A segurança do novo sistema promete impedir o que ele chama de "contaminação" da madeira, que seria a inserção de madeira ilegal junto a outras toras legais. Uma prática comum no Estado, segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (SINTAP/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat.


“Os nossos fiscais sempre encontram irregularidades ao fazerem o seu trabalho. Com objetivo de levar madeira ilegal, alguns madeireiros colocam toras não permitidas no meio da carga tentando burlar a fiscalização”, comenta a presidente do Sintap/MT, Diany Dias, reforçando ainda que “nós, do Indea, estamos buscando a sustentabilidade da retirada de madeira no nosso Estado de forma correta, para que ela não sai ilegal e Mato Grosso não venha a perder recursos com isso, tendo em vista que os nossos fiscais trabalham constantemente nos postos de fiscalização e nas barreiras volantes junto com a Sema e Policia Rodoviária Federal, visando trazer mais segurança para o Estado em relação ao transporte e na identificação das madeiras extraídas de Mato Grosso”, garante Diany.


Segundo a presidente do Sintap/MT ainda, ela espera que com o novo sistema essa prática diminua.


“O sistema deve fazer a rastreabilidade desde a floresta, na indústria, até chegar ao consumidor final, então, acreditamos que automaticamente a empresa que trabalha de forma errada vai estar fora do mercado”, diz ela, reforçando que o trabalho dos servidores do Indea é essencial para se combater essa prática em Mato Grosso e somando esforços com esses outros órgãos o trabalho fica ainda mais eficaz. “Quem tem maior benefício com tudo isso é o cidadão que trabalha de forma correta e o meio ambiente, que não é prejudicado com a retirada de madeira ilegal”.

Novo Sisflora 2.0


De acordo com o governo do Estado, o sistema está em fase final de implementação. Todos os empreendimentos, pessoas físicas e jurídicas do setor florestal de Mato Grosso devem fazer o recadastramento extraordinário no novo Sisflora 2.0 até o dia 12 de março, para realizar a migração do saldo para o novo sistema.
Para saber mais acesse www.sema.mt.gov.br

Ler 297 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros