Imprimir esta página

Você sabe as diferenças entre sindicato e associação? Destaque

Quinta, 26 Janeiro 2023 19:26 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Os sindicatos têm um viés de representação política da categoria que representa. Já as associações têm viés de cunho cultural, esportivo, artístico, sem uma competência LEGAL para representação da categoria, mas tão somente de associados a ela.

Breves esclarecimentos

Diante da legislação estatuída, somente os sindicatos poderão representar uma categoria econômica e/ou profissional, pois assim preconiza a legislação que versa sobre o tema, as quais são seguidas na íntegra pelo Ministério do Trabalho, órgão competente para reconhecê-los, registrá-los e revesti-los de legalidade plena (personalidade jurídica sindical), enquanto legítimo representante de categoria a nível estadual.

Atuação Sintap/MT

Em Mato Grosso, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat busca cumprir de forma eficaz a sua missão. O Sindicato cumpre todos os requisitos que o Ministério do Trabalho exige, sendo o possuidor da carta sindical.
Vale ressaltar, que a entidade a cada dia se empenha para oferecer aos servidores um serviço sindical democrático, moderno e transparente, acompanhando de forma assídua as mudanças políticas do estado e país, aprimorando a defesa dos interesses dos seus sindicalizados, mantendo a credibilidade junto a sociedade e aos seus representados.

“O SINTAP/MT é uma entidade destinada para proteger, bem como defender os direitos dos seus servidores, sendo reconhecida como representante, de fato e de direito, da categoria da base territorial. Temos o interesse de atuar firmemente na política sindical para o fortalecimento da classe, garantindo o sucesso nas reivindicações e negociações”, pontua a presidente, Diany Dias.

Fonte: InfoJus BRASIL

Ler 903 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Mais recentes de Sintap-MT