Imprimir esta página

Aposentados cobram respeito e avisam que em 2023 irão discutir estratégias por maior visibilidade Destaque

Quarta, 07 Dezembro 2022 23:05 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Aposentados e pensionistas do serviço público de Mato Grosso se reuniram hoje (7) na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (SINTAP/MT) para discutir estratégias por maior visibilidade e representatividade perante o governo e a classe política.

"Queremos sair da invisibilidade, porque aposentado não é sinônimo de inativo, devemos ser tratados com respeito", resumiu a diretora dos Aposentados e Pensionistas do SINTAP, Orenil de Andrade, destacando que a proposta é realizar um trabalho a partir de 2023 envolvendo os aposentados e pensionistas das outras categorias do serviço público do estado de Mato Grosso.

Segundo Orenil, são poucos e os sindicatos e associações que têm uma diretoria de aposentados, e em função disso surgiu a ideia de fazer um chamamento das outras categorias para saber como estão atuando e aprofundar as discussões sobre como se organizar.

A ideia principal, conforme explicou, é de se realizar um fórum de aposentados e pensionistas do estado de Mato Grosso, independente das ações do Fórum Sindical, dos Sindicatos e das Associações. "Queremos ter a nossa representatividade perante o governo e os deputados estaduais".

"Boa tarde. Para quem não me conhece, eu sou a Orenil de Andrade, diretora dos Aposentados e Pensionistas do SINTAP/MT, que congrega o INDEA e o INTERMAT. O objetivo dessa reunião é conhecer a maneira como cada entidade vem trabalhando nas questões referentes aos aposentados e pensionistas e avaliar a possibilidade de trabalharmos em conjunto, a partir do ano que vem, envolvendo os aposentados e pensionistas das outras categorias do serviço público do estado de Mato Grosso".

Feitas as apresentações, foi dada abertura para que cada participante falasse do trabalho desenvolvido nas entidades que representam, pela valorização dos aposentados.

A reunião teve a participação do gestor público José Monteiro dos Santos, que fez uma apresentação sobre iniciativas que permitam o reconhecimento e o respeito desses servidores, que desejam ter voz e vez junto à administração pública, Assembleia Legislativa e MT Prev.

"Em todo esse tempo trabalhando a gente tem dado muito murro em ponta de faca. O exemplo mais atual foi o que aconteceu hoje na Assembleia, em que a PEC 07/2022 foi rejeitada. Precisamos urgentemente nos organizar. Esse trabalho já devia ter sido feito há muito tempo pelos sindicatos que representam os servidores públicos do estado de Mato Grosso e que infelizmente não vem sendo feito a contento".

Para Monteiro, a palavra de ordem hoje é estratégia.

Repercussão

Pensar estrategicamente na forma de sair da invisibilidade, a fim de manter os direitos adquiridos ou garantir direitos em dobro. Este conceito agradou os participantes da reunião, que imediatamente aprovaram a iniciativa e contribuiram com sugestões.

O perito criminal da Politec de Cuiabá Paulo Roberto da Silva Bastos destacou a necessidade de politização dos servidores. "Tudo que se consegue numa carreira vem através da política, então temos que nos politizar, inclusive os funcionários das entidades, para que tenham uma única linguagem, um só pensamento, e possam agregar, dando os direitos para as diretorias dos Sindicatos representá-los.

Jorge Deloca Barros, representante da Federação dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso, avaliou que a proposta do Sintap é muito boa, porque os servidores precisam se sentir bem representados. "Hoje em dia os aposentados geralmente são pouco representados e necessitam de uma maior atenção, eles têm que ter uma representação maior, para o governo sentir que os aposentados estão correndo atrás de seus direitos, e ele, o governo, tem que aprender a respeitar o servidor público aposentado".

A professora Marisa Beatriz de Souza, conhecida como Professora Marisa Beatriz, participou da reunião como representante da Força Sindical, que é uma entidade nacional, e da Federação dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso. Segundo ela, a reunião promovida pelo Sintap foi muito importante.

"Existem sindicatos em que você só contribuem mas não lutam por você, não mostram a que vieram, e essa iniciativa da diretoria dos Aposentados e Pensionistas do Sintap ocorreu num momento muito oportuno, pois só estamos levando chumbo, e não vemos reação dos aposentados. Eles estão acomodados e descrentes, justamente por isso, por serem sindicalizados e não terem representatividade".

De acordo com a diretora dos Aposentados e Pensionistas, o convite para a participação foi feito para determinados grupos com representatividade (Sindicatos, Federação e associações). "Das pessoas que se comprometeram a vir, graças a Deus vieram todos, para esse novo desafio. Foi com grande satisfação que vimos o comprometimento das pessoas em vir à reunião e nos ouvir, sobre o que a nossa diretoria dos Aposentados e Pensionistas está fazendo, ou seja, aproximar, de fato e de direito, os aposentados e pensionistas do estado de Mato Grosso".

"Pelas colocações que fizeram, percebemos que todos querem participar, mas não havia um norte, e agora existe, agora tem uma luz no fundo do túnel. Os aposentados e pensionistas estão desprestigiados pelo governo e pela Assembleia Legislativa? Os sindicatos não têm apoio? Talvez esse grupo que vai ser formado para que a gente possa fazer esse grande fórum no ano de 2023 seja um norte para todos, e todos se mostraram entusiasmados com o projeto e manifestaram interesse em fazer parte desse grupo de trabalho. A participação dos nossos aposentados e pensionistas foi expressiva, e a participação das outras categorias também. Tivemos representantes da educação, da Federação, enfim, e para a diretoria dos Aposentados e Pensionistas tudo foi muito satisfatório".

De manhã

Orenil também explicou o que foi discutido na manhã desta quarta-feira. "No período da manhã tivemos reunião com representantes dos aposentados e pensionistas do Indea e do Intermat, onde tratamos de diversos assuntos. O foco principal foi o planejamento estratégico para as ações em 2023. Fizemos um resumo das ações do ano de 2022, em que demonstramos a participação efetiva da diretoria dos Aposentados e Pensionistas em todas as reuniões da diretoria Executiva do Sindicato, bem como em todas as decisões. No período da manhã foi muito satisfatória a participação do pessoal do interior. Eles se comprometeram a entrar em contato com os outros aposentados e pensionistas de suas localidades, para que possamos montar estratégias de como agir em 2023 para a participação efetiva de todos, não apenas daqueles que participam das nossas viagens".

Luiz `Perlato - SINTAP/MT

 

 

 

Ler 1092 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Quarta, 07 Dezembro 2022 23:16
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Mais recentes de Sintap-MT

Galeria de Imagens