Sintap convocará aposentados e pensionistas para Marcha na Assembleia Destaque

Terça, 22 Novembro 2022 09:15 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Para o o diretor de Formação Política e Estudos Socioeconômicos do Sintap-MT, Francisco Aurélio Borges, a mobilização dos aposentados e pensionistas neste momento é primordial. "Isso quem tem que ser feito pra ontem. Teremos uma reunião com o Fórum Sindical, para discutir, dentre outras coisas, a possibilidade dessa grande mobilização, que seria a Marcha dos Aposentados. A ideia é convocar todos os aposentados do Estado de Mato Grosso para marcharmos até a Assembleia Legislativa para fazermos essa vigília até que a questão seja resolvida", disse ele.

Conforme o diretor do Sintap, a intenção é resolver o "impasse" dos 14% atualmente descontados da folha de pagamento dos aposentados e pensionistas do serviço público estadual. A PEC 07/2022 propõe a inserção de um artigo que altera a alíquota de contribuição previdenciária, retomando a cobrança previdenciária apenas aos benefícios e pensões que superem o limite máximo estabelecido pelo INSS.

O diretor do Sintap Francisco Borges e a servidora aposentada e funcionária do Sindicato Adjair Arsênia Silva

Justificando a Marcha dos Aposentados e Pensionistas, Francisco Borges sinaliza que "precisamos sair da nossa zona de conforto e lotar a Assembleia, como já estão fazendo há muito tempo um grupo de aposentadas da educação, de Rondonópolis, que vêm a Cuiabá todas as quartas-feiras, para fazer articulações por conta própria junto aos deputados".

Entre as protagonistas de Rondonópolis estão as professoras aposentadas Cleci Machado de Souza e Sílvia Regina Batista da Silva. "Não tenho esperança que a PEC seja aprovada com o teto da Previdência, mas espero que seja, e vamos continuar lutando", declarou Cleci. Segundo ela, os deputados estão motivados para resolver a questão o mais rápido possível.

Uma proposta do deputado Delegado Claudinei, de aporte da receita, deixou os manifestantes ainda mais otimistas. "O governo tem como repor esse dinheiro, só precisa de vontade política dele", disse a professora aposentada Silvia Regina.

Saiba mais

Durante a reunião na Assembleia Legislativa com a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, o diretor do MTPrev, Érico Almeida, afirmou que o governo terá um déficit financeiro e 'atuarial' de R$ 718,1 milhões ao mês aos cofres públicos do Estado caso a PEC 07/2022 seja aprovada. Ele disse também que há previsão de que o rombo na Previdência cresça de R$ 11,4 bilhões nos próximos anos em caso de aprovação da PEC.

Tendo em vista que a reunião com os deputados terminou sem consenso, Érico Almeida terá que retornar à Assembleia com informações mais completas sobre a questão, e caso não seja firmado um acordo até o final deste mês a Assembleia Legislativa deverá colocar para votação o texto como está.

A PEC 07/2022, apresentada por lideranças partidárias, está em tramitação na Casa de Leis desde agosto.


Luiz Perlato - Sintap/MT

Ler 309 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros