20 de novembro, Dia da Consciência Negra Destaque

Domingo, 20 Novembro 2022 07:48 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Dia da Consciência Negra é o momento no qual podemos tomar consciência do racismo que nos cerca e nos posicionar por mudanças e um país mais justo.

O Brasil é o segundo país em maior número de população negra no mundo. Só entre 2017 e 2018 essa parcela da sociedade movimentou mais de R$ 1,6 trilhão. Mesmo assim, infelizmente, 78% dos negros e negras estão entre os mais pobres do país e são as principais vítimas de homicídios. A cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil, sendo a população mais vitimada por índices de mortes violentas maiores que a guerra da Síria, por exemplo.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apesar de serem 55,8% da população brasileira, os negros, que combinam pretos e pardos, representavam uma parcela maior (64,2%) dos desempregados no país em 2018. E quando empregados formalmente, recebiam em média 14,8% a menos que os brancos em postos informais. Estes números traduzem como o negro ainda sofre preconceito e é colocado de lado no mercado de trabalho neste 20 de novembro quando se comemora o Dia da Consciência Negra, data dedicada à luta contra a desigualdade racial no Brasil.

É preciso mais agilidade para punir crimes de injúria e racismo

Frequentemente, diversos casos de injúria e racismo vêm à tona, repetindo uma história secular. Os episódios mais recentes foram dentro dos campos de futebol, dentro e fora do Brasil, nos quais jogadores e seguranças ouviram gritos de “macaco” ou comentários pejorativos sobre sua cor.

Consciência negra é um termo que ganhou notoriedade na década de 1970, no Brasil, em razão da luta de movimentos sociais que atuavam pela igualdade racial, como o Movimento Negro Unido. O termo é, ao mesmo tempo, uma referência e uma homenagem à cultura ancestral do povo de origem africana, que foi trazido à força e duramente escravizado por séculos no Brasil. É o símbolo da luta, da resistência e a consciência de que a negritude não é inferior e que o negro tem seu valor e seu lugar na sociedade.

Idealizada pelo poeta, professor e pesquisador Oliveira Silveira – integrante do primeiro movimento a festejá-la, o Grupo Palmares, a data tem como objetivo ser um momento de reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira levantando questionamentos sobre discriminação, igualdade social, inclusão, construção de estereótipos e valorização das culturas afro-brasileira e africana. O dia foi escolhido por ser o aniversário da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares consagrado herói nacional por sua luta pela libertação dos negros escravizados.

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT) se solidariza com a parcela da população que luta contra o racismo e pela igualdade racial.

Ler 339 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros