Hoje (17/11) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata Destaque

Quinta, 17 Novembro 2022 14:40 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Data busca conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce; o Sintap-MT apoia esta causa

 

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado nesta quinta-feira, 17, e faz parte do calendário das comemorações do Novembro Azul. A data colabora para a quebra de tabus ao divulgar, anualmente, informações importantes sobre o câncer de próstata, buscando conscientizar a respeito da necessidade de cuidados especiais com a saúde integral do homem, abrangendo uma grande variedade de temas.

Dentro dessas comemorações, especialmente aquelas referentes ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, governos, instituições e a sociedade civil se organizam para chamar a atenção para esse movimento global de conscientização em prol da saúde masculina, por meio de eventos, ações e discussões propostas nesse período. Além disso, nas mais diversas cidades do mundo, os principais prédios e monumentos históricos recebem iluminação azul, cor símbolo dessa data.

Essa temática ganhou força, especialmente a partir de 2011, quando o País  abraçou a campanha 'Novembro Azul' com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. Para a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) essa mobilização da sociedade é extremamente importante, pois a mortalidade pela doença ainda é alta e ceifa a vida de muitos homens que desenvolvem neoplasias malignas.

Para se ter uma ideia, somente em 2021, o País registrou 44 mortes diárias em consequência do câncer de próstata e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) são esperados mais de 65 mil novos casos da doença para esse ano de 2022. Para mudar esse cenário e incentivar o cuidado com a saúde de forma global, a SBU abraça todos os anos a campanha do Novembro Azul e, esse ano, traz a temática: ‘"Saúde também é papo de homem". 

Ler 437 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros