Sintap participa do Pré-serviço do Indea e dá boas-vindas aos novos servidores Destaque

Quinta, 20 Outubro 2022 16:23 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Por ocasião do pré-serviço ( primeiro treinamento em que mostram as diretrizes do órgão ), que está acontecendo no Hotel Paiaguás em Cuiabá, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap-MT) participou do evento, dando as boas vindas aos colegas.

A Diretoria do Indea concedeu o espaço, que permitiu à diretora-financeira do Sintap, Maria Fernanda Freitas de Almeida Casula, e a advogada Marina Faiad,que integra o corpo jurídico do Sintap- MT, a fazer uma apresentação do Sindicato aos servidores, resgatando o histórico de lutas e as conquistas para a categoria, dentre as quais o plano de cargos, carreiras e salários (PCCS) e a realização de concurso público no Instituto.

A Diretora Maria Fernanda, falou da importância da Unicidade Sindical, no qual a lei permite apenas um sindicato representando a categoria, justamente por conta do fortalecimento e consequentemente a garantindo desta forma que os direitos dos servidores sejam preservados.

Muitos dentre os novos servidores ainda desconheciam a origem do Sintap, bem como as lutas que o Sindicato encampou desde o seu advento, mas, com as falas de Maria Fernanda e Marina Faiad, e também com um vídeo que foi apresentado no curso promovido pelo Indea, os servidores passaram a saber como a categoria chegou aos patamares de hoje, em termos salariais e direitos conquistados. Nesse vídeo, mesmo estando viajando a presidente do Sintap, Diany Dias, deixou uma mensagem aos congressistas, em que falou da importância da filiação deles para fortalecer a entidade que os representa.

Também foi exibido um vídeo do representante da UNAFA ( União Nacional dos Servidores da Defesa Agropecuária) Francisco Saraiva (SINFA/MA), falando do Sintap-MT e como a entidade é referência para os sindicatos da Defesa Agropecuária de outros Estados, além da importância de todos os servidores estarem filiados e trabalhando junto com o sindicato.

Vale lembrar que o cenário atual requer muita união, como foi enfatizado ontem por Maria Fernanda e Marina Faiad, e muita mobilização, para o enfrentamento de desafios como a PEC-32, da reforma administrativa, que deve ser colocada em votação na Câmara Federal logo após o segundo turno da eleição presidencial, no dia 30 de outubro. precarizando o serviço público e reduzindo os recursos para a aposentadoria dos servidores. Se luta também contra o avanço da terceirização e outras pautas, todas elas de grande importância, porque impactam a nossa vida funcional.

Sindicato e Associação

O primeiro fator que diferencia essas duas organizações são os limites de cada uma. A associação atua em nome, apenas, de seus associados, enquanto a atuação sindical se estende a toda categoria profissional, independente de estar ou não filiado. O movimento sindical existe para ser porta-voz de uma categoria. 

A Associação não tem o respaldo legal para negociar com o governo qualquer pauta relacionada à categoria, pois isso é prerrogativa do Sindicato. Portanto, as associações não podem participar de decisões coletivas, e muito menos entrar em negociações, elas podem se encarregar apenas da parte social, ou seja, as ações relacionadas a confraternizações, esporte e lazer para os associados.

Em sua fala aos servidores do Indea na quarta-feira (19), a advogada Marina Faiad, explicou sobre as atribuições de cada uma dessas entidades. E o Sintap-MT também levou 2 banners ao local do evento, um deles contendo apenas o que se refere a Associação, e o outro, sobre Sindicato e suas atribuições.

       

Luiz Perlato - Sintap/MT

Ler 303 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Sexta, 21 Outubro 2022 13:44
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros