5 de outubro: Aniversário da Constituição Federal é enaltecido pelo Sintap/MT Destaque

Quarta, 05 Outubro 2022 10:27 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

Nesta quarta-feira é celebrado o Dia da Constituição Brasileira, que foi promulgada em 5 de outubro de 1988. Ela foi criada após o fim da Ditadura Militar e idealizada a partir de discussões e participação intensa da sociedade, a fim de assegurar a liberdade de pensamento e criar mecanismos para evitar abusos de poder pelo Estado. Por conta disso, trouxe inovações no âmbito dos direitos humanos e políticos, além disso, resgatou garantias individuais que eram previstas desde a Carta Magna de 1946, mas que foram suprimidas no período militar.

Acabamos de finalizar um processo eleitoral em primeiro turno, milhões de brasileiros foram as urnas para votar. Foi a através da Constituição Federal que se ampliou as garantias e liberdades das pessoas, restabeleceu as eleições livres e diretas, acabou com a censura, criou novos direitos trabalhistas, e permitiu o voto de analfabetos e de jovens a partir de 16 anos.

Outras conquistas que também constam na constituição e que devem ser ressaltadas são direcionadas as crianças, adolescentes, idosos, mulheres, negros e índios. Entre outras coisas, ela ainda ampliou os poderes do Congresso Nacional, tornando o Brasil um país mais democrático.

Diante da importância desta data e das conquistas que ela representa para o povo brasileiro, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, que tem uma história marcada por muita luta em busca de garantias de direitos, enaltece e parabeniza cada cidadão do País neste dia.

“Temos muitos motivos para celebrar essa data. Temos que comemorar e lembrar que o nosso País já superou momentos muito difíceis no campo da política, e que a Constituição de 1988 deve ser defendida e homenageada por todos os brasileiros. O nosso Brasil já teve sete Constituições Federais até hoje, mas nenhuma delas nos trouxe tantos direitos como está. Ela com certeza é a mais democrática de todas”, afirmou a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.

Ler 322 vezes
Avalie este item
(1 Votar)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros