Imprimir esta página

Diretoria do Sintap/MT parabeniza candidatos eleitos e não eleitos nas eleições 2022 Destaque

Terça, 04 Outubro 2022 16:44 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Assessoria de Imprensa

Sintap/MT

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, Diany Dias, juntamente com os demais membros da sua diretoria parabeniza a todos os candidatos eleitos nesse pleito eleitoral, em especial os que receberam apoio dos servidores das pastas que representa, sendo eles os deputados estaduais Max Russi Janaina Riva, Wilson Santos e Lúdio Cabral, além de deputado federal reeleito, Emanuelzinho Pinheiro.


Na oportunidade, a presidente do Sintap/MT e os demais diretores também lamentaram o fato de deputados com votação expressiva não terem sido eleitos, como foi o caso da deputada federal Rosa Neide, que disputava uma vaga na Câmara dos Deputados. Ela foi a mais votada em Mato Grosso, mas não conseguiu ser reeleita.

Isso ocorre pelo fato das regras do sistema que elege os deputados, no qual é central o peso da quantidade de votos recebidos pelo partido ou federação, sendo que o quociente eleitoral define os partidos e/ou coligações que têm direito a ocupar as vagas em disputa nas eleições proporcionais. Com isso, “determina-se o quociente eleitoral dividindo-se o número de votos válidos apurados pelo de lugares a preencher em cada circunscrição eleitoral, desprezada a fração se igual ou inferior a meio, equivalente a um, se superior" (Código Eleitoral, art. 106).

“Esse sistema de eleição deveria ser reavaliado, pois uma candidata com a votação que a Rosa Neide teve não estar na Câmara Federal é desrespeitar a vontade da maioria dos eleitores que depositaram seu voto de confiança nela, por exemplo”, comentou Diany.

Vale destacar que em Mato Grosso, Rosa Neide teve mais de 126 mil votos no domingo (2/10), enquanto nenhum dos nomes eleitos teve mais de 100 mil, já que a federação composta pelo seu partido não conseguiu fazer quociente eleitoral necessário para eleger um representante na Câmara dos Deputados.

Ler 326 vezes
Avalie este item
(2 votos)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Mais recentes de Sintap-MT