Imprimir esta página

DIA DA ABELHA – Sintap conversou com médica veterinária especialista no assunto Destaque

Segunda, 03 Outubro 2022 18:39 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Assessoria de Imprensa
Sintap/MT


Nesta segunda-feira, dia 03 de outubro, é comemorado o Dia da Abelha, um inseto de extrema importância econômica e ecológica, sendo que conforme dados, existem aproximadamente 20 mil espécies diferentes de abelhas no mundo. No Brasil, a mais conhecida é a abelha africana (Apis mellifera).


Vale destacar que algumas espécies vivem em sociedade, em que se dividem por castas na colmeia: abelha-rainha, zangão e operária.


Para conhecer mais sobre esse inseto, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de MT (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, conversou com a médica-veterinária do Indea, Ericka Gleice do Nascimento, que atua na cidade de Sinop e é especialista no assunto, já que possui mestrado em zootecnia com foco na área de Sanidade das Abelhas.


A médica veterinária conta que é apaixonada pelo trabalho que desenvolve. “Amo trabalhar com as abelhas. Para mim é o exemplo mais perfeito de sociedade, já que todas trabalham por um bem maior que é a manutenção da colmeia, além disso, elas tem a função de desempenhar todas a tarefas dentro da colmeia”, afirma Ericka, reforçando que “as abelhas também tem um papel ecossistêmico muito importante de 60 a 80% das plantas com flores necessitam da ação de polinizadores sendo as abelhas mais importantes pois elas coevoluíram junto com plantas”.


De acordo com a médica veterinária ainda, Mato Grosso tem uma flora abundante com os 03 biomas, sendo eles o cerrado, floresta amazônica e pantanal, “com isso, podemos ter méis diferentes de acordo com a florada de cada região, ou seja, o nosso potencial é gigante aqui no Estado para criação de abelhas”, disse ela, lembrando que o avanço da apicultura está relacionado principalmente com as descobertas das várias propriedades do mel, um produto natural extremamente admirado ao redor do mundo. “Esse produto tem sido usado na indústria alimentícia, para fabricação de cosméticos e fins terapêuticos. Nesse último caso, destaca-se sua importância como repositor de glicose, reparação da mucosa intestinal, agente anti-inflamatório e cicatrizante, tratamento de úlceras gástricas, entre várias outras aplicabilidades”.


Diante da importância tanto econômica quanto ecológica, fica clara a importância de se ter um dia dedicado a esse importante inseto.


“Neste dia, não podemos deixar de parabenizar e enaltecer a nossa médica veterinária que desenvolve esse importante trabalho com as abelhas no Indea, então, a ela e a todos os profissionais que trabalham com as abelhas os nossos parabéns”, parabenizou a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.

Ler 384 vezes
Avalie este item
(1 Votar)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Mais recentes de Sintap-MT