Imprimir esta página

Ex-coordenador do Fórum Sindical pede o apoio dos servidores públicos nas eleições 2022 Destaque

Terça, 06 Setembro 2022 15:15 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Candidato a deputado estadual pelo Partido Verde (PV), o o sindicalista cuiabano Oscarlino Alves quer o apoio dos servidores públicos estaduais. Ele ressalta que está iniciando na política, onde muitos já se apresentaram como representantes dos servidores públicos estaduais mas depois acabaram decepcionando a categoria. "Para terem representante verdadeiro, os servidores públicos devem votar em alguém da própria base dos servidores públicos, e eu sou um de vocês, não vou decepcioná-los", afirmou.

Segundo ele, é preciso aumentar a representatividade dos servidores públicos estaduais. "Sem isso, continuaremos vulneráveis na Assembleia Legislativa, porque os grandes conglomerados já estão representados lá dentro, como é o caso do agronegócio, dos madeireiros, das empreiteiras, das empresas de garimpo, enfim. Quero ir para a Assembleia Legislativa unir forças e fazer as articulações políticas necessárias para que possamos avançar com as nossas pautas, que estão paradas, pois tivemos muitos retrocessos e perdas, e agora é o momento de somarmos forças com as categorias, com os sindicatos e associações e buscar os encaminhamentos junto ao governo".

Propostas

Ex-coordenador do Fórum Sindical, Oscarlino destacou 3 bandeiras de luta como candidato a deputado estadual por Mato Grosso.

Primeiramente, ele anunciou que pretende trabalhar pela valorização do serviço público, com foco no SUS mas abraçando todas as demandas das categorias e sindicatos, buscando a reversão dos retrocessos na previdência, que prejudicaram os aposentados e também os ativos que entraram após o dia 1º de janeiro de 2004 por concurso público e não têm regra de transição. "Precisamos ter regra de transição para esse pessoal aposentado de forma digna", disse ele, complementando, ainda como item da primeira bandeira de luta, a RGA.

"Temos mais de 20% de perda, e quando se fala de RGA vale ressaltar que também temos que lutar pelos retroativos, porque deixaram de implantar a RGA lá atrás, e implantar agora um percentual simples não significa que todas as perdas serão repostas, elas devem contemplar os retroativos".

A segunda bandeira de Oscarlino é o desenvolvimento econômico e social, com geração de renda e projetos que adotem um conceito de sustentabilidade e conservação ambiental. "E aí eu tenho foco naquilo que eu sei fazer hoje, que é fomentar o turismo de Mato Grosso, que tem riquezas em praticamente todos os 141 municípios do nosso estado, e com destaque também para a agricultura familiar, porque é ela que alimenta o nosso povo. As grandes trades do agronegócio se dedicam aos produtos de exportação, e o que não é exportado fica no mercado interno, às vezes sonegando imposto. Temos que combater a sonegação de impostos e combater a alta carga tributária no lombo do contribuinte, seja ele individual ou as empresas de comércio".

O eixo da terceira bandeira do candidato é o fortalecimento das redes de proteção às crianças, jovens, adolescentes e mulheres. "As mulheres têm sido vítimas de feminicídio, de violência doméstica, de violência sexual", explicou.

Saiba mais

Oscarlino foi presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma/MT) e um dos mais expressivos representantes do Fórum Sindical de Mato Grosso. Disse que só aceitou ser candidato porque foi convidado pelo prefeito Emanuel Pinheiro. "Saí da minha zona de conforto pra vir para a política e preciso do apoio de vocês", destacou ele, ressaltando suas principais realizações na luta sindical.

"Ser servidor público para mim é uma honra. Sou servidor público do Sistema Único da Saúde (SUS) há 18 anos, carrego esse compromisso, tenho esses serviços prestados para o SUS e vou citar um exemplo, que é clássico. Tive a honra de participar da coordenação de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no estado de Mato Grosso em 2005, eu sei de todo o sofrimento e conheço todas as demandas do nosso povo".

 

Clique aqui para ler o inteiro teor da carta-compromisso que Oscarlino assinou com o Sintap.

Luiz Perlato - Sintap/MT

 

Ler 450 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Quarta, 07 Setembro 2022 14:07
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Mais recentes de Sintap-MT