Wilson Santos assina carta do Sintap e se compromete em defender as causas dos servidores do sistema agrícola, agrário, pecuário e florestal Destaque

Segunda, 05 Setembro 2022 09:29 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Em busca do melhor representante para a categoria e que se comprometa com as pautas dos servidores, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT) continua dialogando com com os candidatos nas eleições 2022, e na última sexta-feira (2) o deputado Wilson Santos (PSD) teve um encontro com os aposentados e pensionistas na sede do Sindicato.

"O Sintap-MT está ouvindo todos os candidatos que tenham interesse em dialogar com a nossa categoria. Com um convite ao deputado Wilson Santos, a diretoria dos Aposentados e Pensionistas formou uma comissão para ouvir as propostas do candicato e levar o anseio do setor. Queremos saber qual a postura que o deputado adotará a partir de 2023 na defesa dos direitos desse segmento dos servidores públicos do estado de Mato Grosso, como a valorização dos aposentados e pensionistas; revisão da alíquota previdenciária em cima dos aposentados e pensionistas do sistema agrícola, agrário, pecuártio e florestal, e também dos servidores aposentados e pensionistas do estado de Mato Grosso, bem como a importância que o gabinete do deputado dará ao servidores públicos. Será que teremos essa porta aberta?", explicou Orenil de Andrade, a diretora dos Aposentados e Pensionistas.

Para isso, o Sindicato fez uma carta de compromissos para que todos os candidatos leiam o documento e se comprometam, se quiserem o voto dos servidores.

"Com grata satisfação, Wilson Santos assinou a carta, com diversos temas relacionados ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), ao Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e em especial à Diretoria dos Aposentados e Pensionistas, principalmente quanto à questão da valorização dos servidores deste segmento, revisão da alíquota previdenciária, RGA e, quem sabe, lutar com a gente pela Unidade Real de Valor (URV)".

Para Orenil, a reunião foi muito valorosa. "Wilson Santos demosntrou conhecer e reconhecer a importância dos servidores públicos do Indea e do Intermat. Ele fez diversas colocações que demonstram que ele conhece o setor. Ele também demonstrou que estará aberto à questão dos aposentados e pensionistas. Com relação à RGA, ele foi muito enfático em dizer que o governo tem caixa. Se o governo tem caixa, ele, enquanto deputado estadual, declarou que vai lutar pra que nós tenhamos sempre a questão da RGA cumprida. E outro ponto importante que ele deixou bem claro, ele nos pediu a apresentação de um levantamento sobre os 22%. Então, ele veio aqui e se comprometeu justamente com aquilo que estamos buscando. Respeito ao servidor público, respeito aos aposentados e pensionstas, valorização de todos nós e RGA".

Sobre concurso público, o candidato disse que avaliará de que forma poderá ajudar a categoria.

O convite para o encontro com o deputado Wilson Santos partiu também de uma iniciativa da servidora aposentada Oscarlina de Jesus e da própria Orenil de Andrade, não como diretora dos Aposentados e Pensionistas mas como uma pessoa que conhece o trabalho do deputado Wilson Santos. "Estudei com ele, conheço hostórias dele enquanto prefeito de Cuiabá, pois sou presidente de Associação de Bairro desde àquela época, e juntos fizemos caminhada na Avenida das Torres, que se não existisse Cuiabá hoje estaria mais caótica em termos de trânsito".

Na avaliação de Orenil, trata-se de um bom candidato também pelo olhar que ele tem para a comunidade. Ele tem muitos projetos para as comunidades, como é o caso do Coxipó da Ponte. "Outro ponto a favor do Wilson é a luta incansável pelo meio ambiente, como agora, como a lei que acabou de ser aprovada, impedindo a construção de hidrelétricas no Rio Cuiabá. Ele nem sempre pôde votar a nosso favor, mas demonstrou que tem respeito com os servidores, como quando ele foi prefeito, quando colocou o pagamento do fruncionalismo em dia e investiu na valorização dos servidores públicos. Um exemplo vai recente da importância que ele dá aos servidores públicos foi a questão dos servidores da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer)".

Graças ao empenho de Wilson Santos como deputado, o governo do estado terá que reintegrar 51 dos 61 servidores da Empaer demitidos em 2020 sob alegação de contratação irregular. Todos haviam sido contratados através de processo seletivo no final da década de 80.

A sabatina ao candidato à reeleição para deputado estadual Wilson Santos teve a participação da presidente do Sintap, Diany Dias, que também é aposentada, e de outros diretores do Sintap.

Luiz Perlato - Sintap/MT

 

 

Ler 585 vezes
Avalie este item
(1 Votar)
Última modificação em Terça, 06 Setembro 2022 16:55
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros