Dizem que ele é o primeiro herói de um filho e o primeiro amor de uma filha. O pai ocupa sempre um papel de protagonista dentro da família e um lugar especial no coração dos filhos. É justo, portanto, dedicar um dia totalmente a ele.
As palavras normalmente nos enganam. O olhar de um pai, nunca. Ele tem a capacidade de nos fazer chegar uma mensagem direta e clara através de um simples olhar. Para compreendermos uma regra a ser seguida, transmitir confiança, nos encorajar ou nos colocar de alarme.
Tradicionalmente, considera-se que pais tendem a ser mais carinhosos, atenciosos e a utilizar uma linguagem mais emocional quando conversam com as filhas. Até a Ciência já comprovou isso, que os pais tratam melhor as filhas do que os filhos.
O reconhecimento dessas diferenças pode ajudar os pais a estabelecerem reações mais igualitárias. Os pais sempre querem o melhor para os filhos e prepará-los para o mundo da melhor forma. Estar ciente dos preconceitos que temos em virtude da nossa cultura pode nos ajudar a melhorar a educação de nossos filhos.
O respeito recíproco é muito importante para sustentar qualquer relação e resistir à prova do tempo. Tanto o pai quanto o filho devem se assegurar que, independentemente do quanto sejam amigáveis um no confronto do outro, não estejam atravessando determinados limites e respeitem opiniões recíprocas.
Transcorrer momentos de qualidade juntos é o modo de cultivar uma relação e torná-la sempre mais forte. Não importa quanto sejam empenhados o pai e o filho, ambos devem se empenhar para terem sempre um tempo para o outro, de modo que as atenções sobre os mundos individuais não estraguem a bela relação que condividem.
Um pai deveria provar a condivir os seus hobbies com o filho. Isso ajuda não apenas a mantê-los conectados mas principalmente a fortalecer a relação dos dois de uma maneira saudável. Isso é ainda mais importante quando o filho entra na fase de adolescente, pois as crianças tendem a se distanciar dos pais neste período.
Um pai e seu filho têm uma relação especial por muitas razões. Pode ser pelo fato do filho ter o mesmo sobrenome ou porque o pai tem alguém com quem pode condividir os seus hobbies. Qualquer que seja a razão, a relação pai-filho é uma das mais belas, e com os cuidados adequados essa relação pode se tornar eterna.
O Sintap deseja um Feliz Dia dos Pais a todos os servidores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso.
Luiz Perlato - SINTAP/MT