Imprimir esta página

Sintap-MT intensifica mobilização pela RGA Destaque

Sexta, 15 Julho 2022 22:28 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Em visita aos servidores que participavam da Iª Jornada de Desenvolvimento dos Agentes Fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA/MT), na manhã desta sexta-feira (15) a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT), Diany Dias, defendeu a necessidade de se intensificar a mobilização pela conquista da Revisão Geral Anual (RGA), já aprovada pela Assembleia Legislativa em primeira votação.

Na última terça-feira (12), foram aprovados o Projeto de Lei nº 573/2022 (que dispõe sobre a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentária de 2023) e a Emenda 01/2022 (que garante o pagamento da RGA), mas a aprovação definitiva ainda depende da segunda votação, em agosto.

A orientação do Sintap é que os servidores se mobilizem e estejam presentes na Assembleia Legislativa no dia da votação. Será necessário muita mobilização para pressionar os outros deputados para que a proposta seja aprovada, a fim de garantir o pagamento, em 2023, das perdas inflacionárias dos servidores, desde 2018.

A presidente do Sintap-MT destaca a importância dessa RGA no holerite do servidor, lembrando que serão 23% de reposição na folha de pagamento. "O nosso poder de compra vem diminuindo a cada ano desde 2018 com as sucessivas perdas inflacionárias. Com isso, toda a cadeia produtiva perde, pois quando não compramos deixamos de gerar riqueza dentro do nosso estado e isso afeta o desenvolvimento da região. Nós os servidores somos os maiores pagadores de impostos. Temos o imposto retido na fonte e também pagamos imposto através de contas de luz e água, por exemplo. O que o nosso Sindicato deseja é que o servidor não sofra novas perdas inflacionárias como já vem sofrendo", disse ela.

Para a presidente do Indea, Emanuele Gonçalina de Almeida, a aprovação da emenda da RGA em primeiro turno foi algo espetacular. "Como servidora pública que sou, fico satisfeita em saber, pois também serei beneficiada", comentou.

Na visita aos servidores do Indea que estão participando de um treinamento na Assembleia Legislativa, a presidente do Sintap esteve acompanhada da diretora financeira, Maria Fernanda de Almeida, e do assessor da presidência, Francisco Carlos Lopes Braz.

A meta do Indea com a Iª Jornada de Desenvolvimento dos Agentes Fiscais é a capacitação de 418 agentes fiscais de defesa agropecuária das 139 unidades da autarquia no Estado. O curso começou no dia 20 de junho e vai até 22 de julho, com o objetivo de padronizar o atendimento aos produtores e também às fiscalizações, falando a mesma língua e atuando em parceria.

Luiz Perlato - SINTAP/MT

 

Ler 992 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Sábado, 16 Julho 2022 11:32
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Mais recentes de Sintap-MT