12 de julho, dia do engenheiro florestal Destaque

Terça, 12 Julho 2022 20:19 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

No dia do Engenheiro Florestal, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT) destaca a importância desses profissionais para a sociedade e agradece a todos os servidores e servidoras deste segmento da categoria, pela grandeza do trabalho que desenvolvem. Do trabalho deles advém a sustentabilidade e o compromisso com a defesa da preservação do meio ambiente e da biodiversidade.

Francis Queiroz é Engenheiro Florestal e fiscal estadual de defesa agropecuária e florestal que se formou 1998 na UFMT. "Entrei no serviço público por influência da minha mãe, que era servidora pública e me incentivou a também entrar nessa carreira. É uma carreira com muitos desafios, a gente tenta trabalhar para superar as dificuldades e está sempre na vontade de produzir. As dificuldades são as questões de estrutura, mas a gente consegue superar", afirmou.

Formada em 1986 pela UFMT, a engenheira florestal Oscarlina de Jesus iniciou sua atividade profissional na prefeitura municipal de Cuiabá, onde foi diretora. "Saí da prefeitura e ingressei no INDEA em 01/10/1987, onde aposentei em 2015 como fiscal de defesa agropecuária e florestal", disse ela, destacando que obteve grandes êxitos em sua vida profissional. "Fui presidente da Associação dos Engenheiros Florestais, fui coordenadora da Fiscalização dos Recursos Naturais Renováveis, trabalhei na ULE de Cuiabá como responsável, trabalhei na URS de Cuiabá responsável pela atividade da defesa vegetal nessa regional", concluiu.

A diretora dos Aposentados e Pensionistas, Orenil de Andrade, também é engenheira florestal. "A profissão de Engenheira Florestal é muito importante, pois norteia minhas ações em prol das questões ambientais. Como profissional do Indea participamos em especial na Coordenadoria de Fiscalização dos Recursos Naturais Renováveis. Participação nas fiscalização do Trânsito das Cargas de Madeira na Identificação da Madeira. Sempre gratificante ser Engenheira Florestal", disse ela.

Os bons exemplos dos profissionais responsáveis influenciam o público mais jovem, como o universitário Lucas Dias, aluno do curso de Engenharia Florestal na Universidade Federal de Mato Grosso em Sinop. "Hoje é o dia do engenheiro florestal, eu escolhi este curso por causa de 3 servidores públicos aposentados do INDEA, Orenil, Oscarlina e Joaquim Julião. Desde quando eu me entendo por gente eu tive a oportunidade de ver eles trabalhando e me ensinando, e isso me fez me aprofundar e conhecer o curso da engenharia florestal".

Não existe melhor presente do que o reconhecimento, a gratidão, o respeito e a admiração das pessoas, ainda mais dos jovens e adolescentes.

Parabéns, engenheiros e engenheiras florestais!

Luiz Perlato - SINTAP/MT

Ler 662 vezes
Avalie este item
(1 Votar)
Última modificação em Terça, 12 Julho 2022 20:34
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Parceiros