Imprimir esta página

Treinamento do Indea orienta servidores a identificar propósito da vida Destaque

Sexta, 01 Julho 2022 09:30 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Terminou hoje (01) mais uma etapa da Iª Jornada de Desenvolvimento dos Agentes Fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA/MT), que está acontecendo na Assembleia Legislativa. Um dos destaques do seminário é a parte em que os organizadores deixam de lado as questões do trabalho e as competências técnicas, para analisar o propósito de vida e as áreas em que cada um deve dar mais atenção.

Quais as cinco pessoas que os servidores acham mais importantes na vida deles? Quem respondeu "eu" à frente dos demais acertou, porque, ao contrário do que pode parecer, não se trata de egoísmo. "Para eu cuidar do outro, preciso cuidar de mim primeiro", explicou Fernanda Solano, servidora da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-MT), que atua na área de desenvolvimento de pessoas. O outro palestrante, Sandro Almeida, também é servidor da Sefaz, e também trabalha na área de desenvolvimento de pessoas.

Por onde começar as mudanças? Tem que planejar, mas o planejamento não basta, tem que ter disciplina e buscar as ações necessárias para chegar ao resultado desejado.

Foi um momento para o servidor do Indea olhar para si, foram trabalhadas as competências comportamentais, uma pausa, enfim, para o servidor refletir como estão as áreas da vida dele, não só o lado profissional, como também a saúde, a família, o lazer. Foi um momento em que os servidores foram aconselhados a esquecer um pouco o Indea e o serviço público, para olhar para eles, para a vida deles.

Como estão as escolhas de cada um? E o como anda o reconhecimento do talento das pessoas? O propósito de vida também foi trabalhado. Qual o legado de nossas vidas? Como gostaríamos de ser lembrados? Foram reflexões que normalmente não acontecem no quotidiano de nossas jornadas de trabalho, porque não temos pausa para pensar como estamos, porque normalmente se vive no piloto automático, essa é a realidade.

A meta do Indea com a Iª Jornada de Desenvolvimento dos Agentes Fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA/MT) é a capacitação de 418 agentes fiscais de defesa agropecuária das 139 unidades da autarquia no Estado. Hoje pela manhã encerra uma turma, e semana que vem tem outra. O curso começou no dia 20 de junho e vai até 22 de julho, com o objetivo de padronizar o atendimento aos produtores e também às fiscalizações, falando a mesma língua e atuando em parceria.

Todo o treinamento vem sendo acompanhado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT), que apoia a iniciativa do Indea. A presidente do Sindicato, Diany Dias, participará do encerramento do curso para a turma de AFEDAFs 1 que foi o público escolhido pelo Instituto para o treinamento durante esta semana.

Luiz Perlato - SINTAP/MT

 

Ler 507 vezes
Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Sexta, 01 Julho 2022 11:58
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Mais recentes de Sintap-MT