Imprimir esta página

Diretoria dos Aposentados e Pensionistas promove reunião sobre viagem a Porto Seguro e outras questões Destaque

Quinta, 30 Junho 2022 10:05 Escrito por  tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte diminuir o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte aumentar o tamanho da fonte

Na tarde de ontem (29) teve reunião no Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT), realizada pela Diretoria dos Aposentados e Pensionistas, para tratar da viagem a Porto Seguro, em outubro, e outros temas.

A diretora dos Aposentados e Pensionistas, Orenil de Andrade, informou que a viagem está tudo em conformidade ao planejamento. "Como já estamos próximos da viagem, é importante estarmos sempre em sintonia com a empresa Conexão Inesquecível, para que não tenhamos nenhuma surpresa desagradável, e o andamento está sendo muito satisfatório", declarou ela, destacando que as passagens já estão sendo adquiridas.

"Vamos ter duas turmas de aposentados, pensionistas e acompanhantes: a do dia 18, com aproximadamente 54 pessoas, incluindo eu; e a segunda turma irá no dia 19 de outubro, acompanhada pela senhora Adejair e pela dona Didi. A nossa presidente, Diany Dias, com os titulares da empresa Conexão Inesquecível, viajará no dia 17, na frente de todo mundo, a fim de deixar tudo organizado para que possamos chegar lá e encontrar tudo nos conformes".

Sobre a questão das passagens aéreas, Orenil observou que é importante deixar claro que o item referente à bagagem só será decidido 10 ou 15 dias antes do embarque. "Porque pode haver alguma alteração, que force a empresa a mudar alguma coisa, e também porque a questão da bagagem ainda está em tramitação no Congresso Nacional. Há um projeto para que o despacho da bagagem seja de graça. Tanto a Câmara quanto o Senado se manifestaram nesse sentido mas o presidente Bolsonaro vetou o projeto, que no entanto ainda pode ser desfeito pelo Congresso.

"Derrubando o veto, as empresas aéreas vão ter um período de adaptação, mas acredito que até outubro poderemos ter um desfecho com relação a isso. Então, peço a todos que tenham paciência, pois estamos acompanhando todo o processo".

Outras pautas da reunião

Em seguida foi falado sobre o que foi decidido na última reunião da diretoria executiva. "Sempre que participo da reunião da diretoria executiva do Sindicato, eu passo ps informes para os aposentados e pensionistas. Então, todas as discussões e encaminhamentos foram repassados e será redigido um documento que será apresentado na próxima reunião da diretoria executiva".

O terceiro ponto foi sobre a participação efetiva da diretoria dos aposentados e pensionistas em todas as ações do Sintap. Segundo Orenil, os aposentados e pensionistas contribuem com aproximadamente 45% da receita do Sindicato. "Por isso queremos mais espaço nas decisões, envolvendo processos administrativos, logística e infraestrutura. O ideal é que seja colocado um membro da diretoria dos aposentados e pensionistas para fazer parte da comissão de licitação do Sindicato".

O quarto item abordado na reunião foi que a diretoria dos aposentados e pensionistas vai solicitar para o setor jurídico do Sindicato quais são os processo diretamente ligados aos aposentados, tanto ações coletivas quanto individuais. "Porque o processo maior do Sindicato nós sabemos que estamos nele, mas existem peculiaridades, ou seja, existem ações envolvendo apenas alguns aposentados".

Segundo Orenil, também será solicitado ao jurídico um acompanhamento mais efetivo dos processos dos estabilizados do Sindicato. "Já tem várias decisões mas queremos um acompanhamento mais efetivo, e para isso sugerimos a contratação de um consultor, para acompanhamento de todos os processos relativos aos aposentados, em especial ps estabilizados, mas todos os aposentados e também aqueles que vão, posteriormente, se aposentar".

Outro ponto importante da reunião foi a questão referente à cultura e artesanato, da praça do servidor. "Estamos iniciando esse projeto, com a associação dos moradores do bairro
Morada do Ouro, para que possamos viabilizar tudo que vem sendo idealizado e que já vem sendo buscado formalmente através da presidente, Diany Dias, com a prefeitura e a comunidade local. "A ideia é que a partir de 2023 já possamos ter o espaço com toda a infraestrutura necessária para fazermos a nossa exposição artesanal e de culinária".

A presidente dos Aposentados e Pensionistas anunciou que haverá muitas novidades em 2023, uma delas, inclusive, envolvendo a criação de um grupo de dança, afim de dar movimentação e qualidade de vida para os aposentados. "Já entramos em contato com o Grupo de Dança Sênior e temos reunião agendada para o dia 6 de julho", adiantou Orenil. "A nossa gestão é inovadora, envolve planejamento, acompanhamento do planejamento e inovação nas ações".

Nas ações da diretoria dos aposentados, conforme Orenil, vem se destacando a contribuição da doutora Suely Tocantins, com todos os contatos dela no setor cultural.

A reunião de ontem só teve a participação da diretora Orenil, da doutora Suely e da dona Adejair, porque os demais integrantes não puderam comparecer, porém justificaram suas ausências.

Luiz Perlato - SINTAP/MT

 

Ler 347 vezes
Avalie este item
(1 Votar)
Sintap-MT

Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso.

Mais recentes de Sintap-MT