A engenheira florestal Oscarlina de Jesus, aposentada desde 10 de abril de 2015, voltou a se filiar ao Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT) na tarde de hoje (30).
A refiliação foi comemorada pela presidente, Diany Dias, e também pela subdelegada de Cáceres, Suely Tocantins, que ainda se lembram dos tempos em que trabalhavam como fiscais de defesa agropecuária numa época em que o Sindicato ainda nem existia.
Apoiadas por outros colegas da categoria, as três amigas foram protagonistas na fundação do Sindicato. Oscarlina respondeu pela Unidade Local de Cuiabá, atuou como coordenadora de fiscalização de recursos naturais renováveis, e em 1988 implantou a identificação da madeira no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA/MT).
Mas, além disso, também foi diretora do Sintap e presidente da Associação dos Servidores do Indea/MT. A diretora dos Aposentados e Pensionistas, Orenil de Andrade, também esteve presente no momento da refiliação de Oscarlina.